Call of Duty: Finest Hour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Call of Duty: Finest Hour
Produtora(s) Exakt Entertainment (GC) Spark Unlimited (PS2 e Xbox)
Editora(s) Activision
Motor RenderWare
Série Call of Duty
Plataforma(s) Playstation 2, Xbox, Gamecube
Lançamento 16 de novembro de 2004[1]
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Single Player, Multiplayer

Call of Duty: Finest Hour é um jogo de tiro em primeira pessoa que faz parte da série de jogos eletrônicos Call of Duty. Estreou em 16 de novembro de 2004[1] para as plataformas Playstation 2, Xbox e Gamecube. Foi publicado pela Activision e desenvolvido pela Spark Unlimited. Foi o primeiro jogo da série a ser desenvolvido exclusivamente para consoles. Finest Hour serve como um spin off para consoles de Call of Duty, lançado em 2003 para PC.

A música do jogo foi composta por Michael Giacchino, que trabalhou anteriormente no título original de Call of Duty e na franquia Medal of Honor. O cantor Brian Johnson, vocalista da banda AC/DC, faz a voz do Sargento Starkey, um dos comandos britânicos.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Campanha[editar | editar código-fonte]

A campanha definida durante a Segunda Guerra Mundial é dividida em três frentes, começando com a Frente Oriental, passando pelo Norte da África e terminando com a Frente Ocidental. Algumas das batalhas e campanhas mais conhecidas da guerra são retratadas no game, como a Batalha de Stalingrado e a Operação Little Saturn por parte dos soviéticos, a Campanha do Norte da África (ataques de sabotagem na linha Mareth) por parte dos comandos britânicos, a Batalha de Aachen, a Batalha do Bulge (em Tillet, na Bélgica) e a batalha pela Ponte de Remagen por parte dos americanos.

A organização das missões é baseada no jogo original da série, porém, desta vez em ordem cronológica. O enredo, o motor gráfico e a jogabilidade é completamente diferente do primeiro Call of Duty, com o jogador podendo controlar até três protagonistas em uma única campanha, incluindo a primeira protagonista feminina da série (Tanya Pavelovna). Cada protagonista tem a sua própria história contada antes dos eventos de uma determinada missão. O jogo contém missões baseadas em batalhas reais da Segunda Guerra Mundial na campanha dos Aliados, em ordem (União Soviética, Reino Unido e Estados Unidos).

Multiplayer[editar | editar código-fonte]

Finest Hour pode suportar multijogador online e local, dependendo do console. Não existe suporte multijogador online para GameCube, uma vez que não tira proveito da banda larga GameCube ou do adaptador de modem. No Xbox, Finest Hour tem suporte para Xbox Live e até 32 jogadores podem jogar localmente por meio do recurso System Link do Xbox. No PlayStation 2, Finest Hour também tem suporte ao PS2 Online, com até 16 jogadores por sessão.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2006, a versão para PlayStation 2 de Finest Hour vendeu 1,2 milhão de cópias e arrecadou US$45 milhões nos Estados Unidos. Next Generation classificou-o como o 41º jogo mais vendido lançado para PlayStation 2, Xbox e GameCube entre janeiro de 2000 e julho de 2006 nesse país. As vendas combinadas de jogos de console de Call of Duty atingiram 4 milhões de unidades nos Estados Unidos em julho de 2006.[2] A versão do PlayStation 2 também recebeu um "Platinum Sales Award" da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA),[3] indicando vendas de pelo menos 300.000 cópias no Reino Unido. [4] Call of Duty: Finest Hour recebeu de críticas mistas a positivas.

Referências

  1. a b «Call of Duty - Finest Hour - PS2 - Baixaki Jogos». www.baixakijogos.com.br. Consultado em 3 de julho de 2012 
  2. Campbell, Colin; Keizer, Joe (29 de julho de 2006). [http: //www.next-gen.biz/index2.php ? option = com_content & task = view & id = 3537 & Itemid = 2 & pop = 1 & page = 1 «Os 100 melhores jogos do século 21»] Verifique valor |url= (ajuda). Next Generation  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda); |arquivourl= é mal formado: path (ajuda)
  3. [http: //www.elspa.com: 80 /? i = 3944 «Prêmios de vendas ELSPA: Platinum»] Verifique valor |url= (ajuda). Editores de software de entretenimento e lazer Association. [https: //web.archive.org/web/20090515224703/http : //www.elspa.com/? i = 3944 Cópia arquivada em 15 de maio de 2009] Verifique valor |archive-url= (ajuda)  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda)
  4. Caoili, Eric (26 de novembro de 2008). [https: //www.gamasutra.com/view/news /112220/ELSPA_Wii_Fit_Mario_Kart_Reach_Diamond_Status_In_UK.php «ELSPA: Wii Fit , Mario Kart Alcance Diamo nd Status No Reino Unido»] Verifique valor |url= (ajuda). Gamasutra. [https: //web.archive.org/web/20170918063107/https: //www.gamasutra.com/view/news/112220/ELSPA_Wii_Fit_Mario_Kart_Reach_Diamond_Status_In_UK.php Cópia arquivada em 18 de setembro de 2017] Verifique valor |archive-url= (ajuda)  Parâmetro desconhecido |url-status= ignorado (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.