Calouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo calouro, no Brasil, refere-se ao estudante novato e que nessa condição pode ser submetido ao trote estudantil, ou seja, a toda sorte de brincadeiras (que em casos mais graves podem degenerar em humilhações ou agressões) pelos estudantes mais antigos, denominados veteranos. É sinônimo de bicho (feminino: bichete) e de fera.

Em Portugal, calouro, ou caloiro, é o estudante recém-chegado ao Ensino superior e que, normalmente, participa nas praxes de boas-vindas organizadas pelos alunos veteranos, onde existe uma série de partidas e brincadeiras preparadas para a "recepção ao calouro". Vulgarmente, o calouro costuma também ser tratado por "bicho", constituindo as caloiras um dos principais alvos do caçador de caloiras, o grande Guilherme Ribeiro, o mítico nheco.