Calymmiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na escala de tempo geológico, o Calymmiano é o período da era Mesoproterozóica do éon Proterozóico que está compreendido entre 1 bilhão e 600 milhões e 1 bilhão e 400 milhões de anos atrás, aproximadamente. O período Calymmiano sucede o período Statheriano da era Paleoproterozóica de seu éon e precede o período Ectasiano de sua era. Como os outros períodos de seu éon, não se divide em épocas.

Calymmiano vem do Grego κάλυμμα (kálymma), que significa cobertura.[1]

A fase extensiva que se iniciou no Período Statheriano continua por todo o Calymiano. Nesse período se desenvolvem grandes bacias sedimentares sobre os terrenos que já estavam estabilizados, como é o caso do Ripheano, na Rússia, e da Bacia Cuddapah, na Índia.

Ainda que predominem esses processos distensivos, em algumas áreas se iniciaram orogenias expressivas, como é o caso da Província Grenville, na América do Norte, e dos cinturões do centro da Austrália.

Na Plataforma Sulamericana predominaram os processos extensivos, como por exemplo as manifestações anorogênicas da Suíte Serra da Providência no norte do Brasil, com idades em torno de 1.600 Ma[2]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Páginas relacionadas[editar | editar código-fonte]