Cama de Gato (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cama de Gato
Informação geral
Origem Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Período em atividade 1982 - presente[1]
Integrantes Paschoal Meirelles (bateria)[1]
Jota Moraes[1] (piano)
Mauro Senise (flautas)[1]
Mingo Araújo[1] (percussão)
André Neiva (baixo)
Ex-integrantes Rique Pantoja[1]
Arthur Maia[1]
Romero Lubambo
Nilson da Matta[1]

Cama de Gato é um grupo musical instrumental brasileiro do Rio de Janeiro, composto em sua primeira formação (1982) pelos músicos Paschoal Meirelles (bateria), Mauro Senise (flautas e saxofones), Rique Pantoja (piano) e Arthur Maia (baixo).

Ao longo de sua história, já foi integrado (não necessariamente ao mesmo tempo) por (Romero Lubambo (violão), Mingo Araújo (percussão), André Neiva e Nilson da Matta (estes últimos no contrabaixo) e Jota Moraes (piano).

Lançou seu primeiro álbum, Cama de Gato, em 1986, obtendo grande sucesso no mercado brasileiro e internacional, com expressiva vendagem no estilo música instrumental (75 mil cópias no seu lançamento).

O quinteto viajou pela Europa (França, Bélgica e Espanha), Estados Unidos e América Latina, com apresentações antológicas no Town Hall, de Nova York, no Free Jazz Festival do Rio de Janeiro e São Paulo (1994, 1996 e 1997), no Festival de Jazz de Assunção (Paraguai, 2006) e, em dezembro último, no Festival de Jazz de Belém do Pará.

Após um intervalo de sete anos, o Cama de Gato voltou aos palcos com o show de relançamento do CD Água de Chuva (Perfil Musical, 2002), no Mistura Fina (Rio de Janeiro).

A atual estrutura da banda é um quinteto, formado por Paschoal Meirelles (bateria), Jota Moraes (piano), Mauro Senise (sopros), Mingo Araújo (percussão) e André Neiva (baixo).

Discografia[editar | editar código-fonte]

  1. Cama de Gato (1986)[1]
  2. Guerra fria (1988)[1]
  3. Sambaíba (1990)[1]
  4. Dança da lua (1993)[1]
  5. Amendoim torrado (1998)[1] (indicação para o Prêmio Sharp)
  6. Água de Chuva (2002)

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. «Cama de Gato». Consultado em 16 de setembro de 2009 
Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.