Camelot Software Planning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camelot Software Planning
Indústria Indústria de Videogames
Fundação 1990
Sede Toquio,  Japão
Empregados 30[1]
Produtos Videogame
Página oficial http://www.camelot.co.jp

A Camelot Software Planning é uma desenvolvedora japonesa de jogos, fundada em 1990 como a Sonic! Software Planning, e, até hoje, é conhecida pela sua parceira com a Nintendo em vários dos seus projetos paralelos, como Mario Tennis e Mario Golf, e também pela série de RPG para Game Boy Advance Golden Sun. Antes de iniciar sua relação com a Nintendo, a Camelot foi creditada pelos jogos Shining Force III (para Sega Saturn) e Everybody’s Golf (conhecido como Hot Shots Golf na América do Norte, para Playstation), ambos de grande sucesso.

A Camelot era, anteriormente, um dos estúdios da Sega, o Sega CD4 (ou Consumer Development 4). Em 1990, ela mudou o seu nome para Sonic! Software Planning e foi incumbida de desenvolver Shining In The Darkness para Sega Mega Drive/Genesis, juntamente com a Climax Entertainment. O estúdio também foi responsável por desenvolver outros jogos de grande sucesso na franquia, como Shining Force: The Legacy Of Great Intention e Shining Force II: Ancient Sealing.

Em 1995, a Camelot se separou oficialmente da Sega, mas concordou em manter o desenvolvimento dos jogos da franquia Shining e prometeu não lançar jogos para sistemas de companhias rivais que danificassem a imagem da franquia Shining.

No final de 1998, a Sega começou a concentrar os seus recursos no Dreamcast, deixando a Camelot e seu Shining Force III para Sega Saturn em risco. A Camelot, então, preparou Shining Force III e formou uma parceria com a Nintendo.

Recentemente, eles expressaram interesse no desenvolvimento de novos títulos Shining Force, mas não há nada oficial.

Na Electronic Entertainment Expo de 2009, a Nintendo anunciou que a Camelot deu início ao desenvolvimento de Golden Sun DS.

A Camelot era, anteriormente, uma companhia aliada à Hudson Soft; as duas companhias até mesmo concordaram em usar os mesmos efeitos sonoros em Mario Golf, Mario Tennis, e a série Mario Party. Mas depois que o GameCube foi lançado, as duas companhias entraram em rivalidade. Isso porque a Hudson lançou Mario Party 4 e Mario Party 5 antes que a Camelot tivesse a chance de lançar os seus jogos esportivos com o personagem Mario.

Referências

  1. Nintendo World Report (02/06/2003). Camelot on Golden Sun 3 Status. Visitado em 12 de junho de 2008.
Ícone de esboço Este sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.