Camilla Baginskaite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Camilla Baginskaite
Nascimento 24 de abril de 1967
Vilnius
Cidadania Estados Unidos, Lituânia, União Soviética
Progenitores
  • Tadas Baginskas
  • Gintautėlė Laimutė Baginskienė
Cônjuge Alex Yermolinsky
Ocupação jogadora de xadrez

Camilla Baginskaite (Vilnius, 24 de Fevereiro de 1967[1], é uma Grande Mestra de Xadrez lituano-estadunidense e professora de xadrez.

Quando tinha 15 anos, se tornou a mais jovem campeã da Lituânia e em 1986 terminou em segundo lugar o Campeonato do mundo de xadrez júnior em Gausdal, perdendo para Ildiko Madl. Ela venceu este torneio no ano seguinte, em Baguio e por esta conquista recebeu o título de WIM. Em 1996, conheceu Alex Termolinsky durante a Olimpíada de Xadrez de 1996 em Yerevan. Eles se casaram e mudaram para São Francisco, nos EUA.

No ano 2000, ela venceu o Campeonato Nacional Estadunidense junto com Elina Groberman. Como Camilla venceu Elina no match de desempate, se qualificou para disputar o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez que seria disputado no ano seguinte em Moscou. Seu resultado no torneio foi o melhor de uma enxadrista estadunidense desde que este foi estabelecido em 1927.

Camilla participou também das Olimpíadas de xadrez de 1994 e 1996 pela Lituânia no primeiro tabuleiro e 2000 pelos EUA novamente no primeiro tabuleiro. Nas olimpíadas de 200 ela jogou no segundo tabuleiro e em 2006 foi reserva da equipe estadunidense.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.