Camilla Baginskaite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Camilla Baginskaite
Nascimento 24 de abril de 1967 (51 anos)
Vilnius
Cidadania Estados Unidos, Lituânia, União Soviética
Cônjuge Alex Yermolinsky
Ocupação jogadora de xadrez

Camilla Baginskaite (Vilnius, 24 de Fevereiro de 1967[1], é uma Grande Mestra de Xadrez lituano-estadunidense e professora de xadrez.

Quando tinha 15 anos, se tornou a mais jovem campeã da Lituânia e em 1986 terminou em segundo lugar o Campeonato do mundo de xadrez júnior em Gausdal, perdendo para Ildiko Madl. Ela venceu este torneio no ano seguinte, em Baguio e por esta conquista recebeu o título de WIM. Em 1996, conheceu Alex Termolinsky durante a Olimpíada de Xadrez de 1996 em Yerevan. Eles se casaram e mudaram para São Francisco, nos EUA.

No ano 2000, ela venceu o Campeonato Nacional Estadunidense junto com Elina Groberman. Como Camilla venceu Elina no match de desempate, se qualificou para disputar o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez que seria disputado no ano seguinte em Moscou. Seu resultado no torneio foi o melhor de uma enxadrista estadunidense desde que este foi estabelecido em 1927.

Camilla participou também das Olimpíadas de xadrez de 1994 e 1996 pela Lituânia no primeiro tabuleiro e 2000 pelos EUA novamente no primeiro tabuleiro. Nas olimpíadas de 200 ela jogou no segundo tabuleiro e em 2006 foi reserva da equipe estadunidense.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo


Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.