Caminhão de lixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Caminhão de lixo em Coronel Fabriciano, no Brasil.

Um camião de lixo (português europeu) ou caminhão de lixo (português brasileiro) é o veículo que faz o transporte dos produtos não aproveitados pela população urbana da maior parte das cidades do mundo.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Existem diversos modelos. Os veículos normalmente indicados para as atividades de coleta de lixo domiciliar são caminhões com carrocerias compactadoras, que proporcionam maior economia de combustível e espaço de armazenamento, na medida em que podem transportar uma quantidade maior de lixo. Para segurança dos trabalhadores, alguns possuem câmeras de televisão na parte traseira com monitor na cabine do motorista.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a coleta de lixo é feita manualmente através dos coletores de lixo (popularmente conhecidos como coletores, lixeiros ou garis). Estes ficam em grupos de duas ou três pessoas que vão em pé atrás do caminhão sobre o estribo, descendo somente na frente das casas para pegar o lixo das lixeiras.

História[editar | editar código-fonte]

Há séculos, caminhões já são usados na coleta de lixo. Entre os primeiros caminhões de lixo com impulsão própria, estão os com motor a vapor pedidos pelo conselho distrital de Chiswick à empresa britânica Thornycroft em 1897.

Na década de 1920, surgiram os primeiros caminhões de lixo com abertura na parte de cima. Porém, devido a odores nauseantes e queda de objetos, veículos cobertos logo se tornaram mais comuns. Eles foram introduzidos primeiro na Europa, em seguida na América do Norte e, logo após, no resto do mundo.

Em 1938, a empresa Garwood, de Detroit, criou o primeiro caminhão de lixo com compactador. Através de uma prensa hidráulica, ele permitiu que dobrasse o volume transportado pelo caminhão.

Em 1955, a empresa dos irmãos Dempster, de Knoxville, criou o primeiro caminhão de lixo com carregamento na parte frontal. Eles só se tornaram comuns, porém, a partir da década de 1970.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Caminhão de lixo
Ícone de esboço Este artigo sobre Caminhões (português brasileiro) ou Camiões (português europeu) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.