Camisas Azuis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Camisas azuis)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Camisas Azuis foi a designação dada aos militantes do Movimento Nacional Sindicalista em Portugal no período de 1932 a 1934, que utilizavam um uniforme composto por uma camisa azul e calças ou calções condizentes.

A utilização de camisas coloridas como identificador dos movimentos nacionalistas teve raiz no movimento dos camisas vermelhas de Giuseppe Garibaldi durante a unificação da Itália. Foi retomada por Benito Mussolini com as camisas negras e alastrou pelos movimentos fascistas das décadas de 1920 e 1930, cujas milícias eram identificadas pela cor das camisas usadas pelos seus integrantes.

Os nazis alemães camisas castanhas; os integralistas brasileiros camisas verdes; os falangistas espanhóis e os integralistas portugueses camisas azuis. Seguindo essa mesma tradição, a Mocidade Portuguesa instituiu a camisa verde como parte central do seu uniforme.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]