Campanha Nacional das Escolas da Comunidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade ou Rede CNEC é uma rede de ensino brasileira, criada em João Pessoa pelo educador Felipe Thiago Gomes em 1943.[1] A rede mantém hoje[quando?] 268 escolas de Educação Básica e 19 instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, atendendo 113.541 alunos. As instituições da rede são chamadas "cenecistas".[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Campanha Nacional das Escolas da Comunidade foi fundada em 1943, na cidade de João Pessoa, pelo picuiense Felipe Tiago Gomes, nascido em 1º de maio de 1921, no Sítio Barra do Pedro, no Município de Picuí - Paraíba; filho caçula de Elias Gomes Correia e de Dona Ana Maria Gomes. Em 1928, foi alfabetizado por sua irmã Francisca. De 1933 a 1935, estudou na Escola Pública de Picuí. Em 1936, ingressou no Colégio Pio XI, em Campina Grande – PB. Fundou e presidiu o Grêmio Lítero Cultural Humberto de Campos em Picuí, no ano de 1938. Concluiu o Curso Ginasial no Colégio Pio XI, em 1940.I ngressou na Faculdade de Direito do Recife em 1944. No ano seguinte foi eleito representante da turma junto ao Diretório da Faculdade. Em 1946 foi nomeado Prefeito de Picuí. Foi Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Pernambuco, em 1947 e fundou o Teatro Universitário de Pernambuco.

Formou-se Bacharel em Direito em 1948, dois anos depois tornou-se Integrante da Campanha de Erradicação do Analfabetismo no Estado do Rio de Janeiro e organizou o Movimento Popular de Alfabetização, em 1951. Foi colaborador do Movimento Cívico Contra o analfabetismo no Estado do Espírito Santo em 1954. Em 1958 foi nomeado Diretor do Departamento de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e em 1960 torna-se Membro Diretor da Associação Brasileira de Educação. A partir desse momento, passou a dedicar-se exclusivamente as ações da CNEC. Foi concedido a ele o título de Comendador da Educação Brasileira pelo Ministério da Educação.

Felipe Tiago fundou, juntou com outros estudantes universitários no Recife, em 1943, a Campanha do Ginasiano Pobre, célula embrionária da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, com a proposta de estender o projeto para vários estados do Brasil, adentrar o interior de cada um deles, em cidades e lugarejos onde na sua maioria, a presença do ensino público não se fazia presente. Hoje, constitui-se como a maior rede de ensino do país.

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) é uma rede brasileira de educação que atende desde a pré-escolaridade até a pós-graduação, passando por cursos de graduação em Faculdades independentes. A CNEC tem 20 faculdades, 77 cursos superiores, 264 escolas, 15.649 universitários, 130.800 alunos de educação básica e é presente em 21 estados brasileiros.

No dia 21 de setembro de 1996, Felipe Tiago Gomes faleceu em Brasília, vítima de complicações cardíacas.

No período de atuação de seu fundador, a CNEC foi presidida por personagens influentes no cenário político e social brasileiro. Foram presidentes da Instituição: ex-Senador Henrique La Roque, ex-Deputado Paulo Sarasate, ex-Ministro Alcides Vieira Carneiro, ex-Senador Aderbal Jurema, dentre outras pessoas ilustres que abraçaram a causa cenecista. Anos antes de seu falecimento, o Professor Felipe Tiago Gomes dimensionou a Presidência da Entidade para ex-alunos da CNEC. Como exemplo, pode-se citar o Professor Augusto Ferreira Neto e o Senador da República Renan Calheiros. Atualmente, a CNEC é presidida por Alexandre Santos, ex-aluno e Deputado Federal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERRER, Silvaniza Maria Vieira Orientador: RODRIGUES, Rui Martinho. A Campanha Nacional das Escolas da Comunidade - CNEC e o Entusiasmo Pela Educação Ginasial no Ceará no Período de 1958 a 1963. Visitado em 09/08/2015.
  2. Rede Cenecista completa 70 anos (02/08/2013). Visitado em 09/08/2015. Cópia arquivada em 09/08/2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]