Campeonato Afegão de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Campeonato Afegão de Futebol
Afghan Premier League
Dados gerais
Organização FAF
Edições 6
Local de disputa  Afeganistão
Sistema Fase de Grupos e Eliminatórias
Divisões
Primeira divisão
editar

A Afghan Premier League (APL), também conhecida como Roshan Afghan Premier League por razões de patrocínio, é uma liga de futebol profissional masculina dirigida pela Federação Afegã de Futebol (AFF). É a principal competição do país para o esporte. A competição começou em setembro de 2012. A liga é atualmente disputada por oito equipes. As temporadas são disputadas de setembro a outubro, seguidas de uma série final envolvendo as duas equipes mais bem colocadas em cada um dos dois grupos de quatro equipes. Os clubes bem-sucedidos da Premier League afegã ganham qualificação para a competição continental, a Copa AFC.

Desde a temporada inaugural da liga, um total de três clubes foram coroados campeões da primeira divisão afegã. Shaheen Asmayee FC tem o recorde de 3 títulos da liga principal, o mais ganho por uma equipa. Eles também são os atuais campeões vencendo por 4-3 na final da Premier League do Afeganistão de 2017 contra De Maiwand Atalan FC .

História[editar | editar código-fonte]

A Liga foi criada em 2012 com a primeira temporada até setembro e outubro daquele ano. 8 equipes foram criadas simultaneamente em 2012 para se tornarem concorrentes inaugurais.

Os jogadores da liga foram encontrados através de um reality show chamado Maidan e sabz ("Campo Verde"). O conceito veio da Federação de Futebol do Afeganistão e do Grupo MOBY, com sede no Afeganistão, que possui vários canais de TV e estações de rádio e é o maior grupo de mídia do país. Os canais do MOBY Group transmitem as partidas. Os jogadores foram votados em equipes por um júri e pelo público da televisão. Oito equipes de 18 jogadores, uma de cada região, foram formadas.

O Alto Conselho Afegão para a Paz elogiou a criação e o desenvolvimento da Liga como "oportunidade de trazer paz e estabilidade" ao Afeganistão.

O Shaheen Asmayee FC conquistou o recorde de 4 títulos da Premier League afegã ( 2013, 2014, 2016 e 2017). Eles também são a única equipe que venceu 2 títulos consecutivos, duas vezes, e a única equipe que alcançou a final da Liga Afegã em cinco temporadas consecutivas (2013-2017).

Equipes[editar | editar código-fonte]

Cobertura de Mídia[editar | editar código-fonte]

O grupo de mídia privada Moby Group tem os direitos oficiais para cobrir todas as partidas do APL. Os jogos são transmitidos ao vivo nos dois canais de televisão da companhia no Afeganistão, a saber, TOLO e Lemar, e também oferecem comentários ao vivo em suas estações de rádio, Arman FM e Arakozia FM. As partidas também estão disponíveis ao vivo no maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, YouTube, na página oficial da liga no YouTube.

Patrocínios[editar | editar código-fonte]

Roshan Telecom é o patrocinador do título da Premier League afegã, após o qual é nomeado como Roshan Afghan Premier League. Parceiros oficiais da Afghan Premier League são o Afghanistan International Bank e a Hummel International, que forneceram o kit para as equipes.

Campeões[editar | editar código-fonte]

Edição Campeão Resultado final Vice-campeão
2012 Toofaan Harirod 2-1 Simorgh Alborz
2013 Shaheen Asmayee 3-1 Simorgh Alborz
2014 Shaheen Asmayee 3-2 Oqaban Hindukush
2015 De Spin Ghar Bazan 4-3 Shaheen Asmayee
2016 Shaheen Asmayee 2-1 De Maiwand Atalan
2017 Shaheen Asmayee 2-1 De Maiwand Atalan

Títulos por equipe[editar | editar código-fonte]

Clube Nº de títulos Anos dos títulos
Shaheen Asmayee 4 2013, 2014, 2016 e 2017
Toofaan Harirod 1 2012
De Spin Ghar Bazan 1 2015

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.