Campeonato Amapaense de Futebol de 2012

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Campeonato Amapaense
Amapazão 2012
Bandeira do Amapá.svg
Dados
Participantes 10
Período 22 de abril – ?
Gol(o)s 107
Partidas 44
Média 2,43 gol(o)s por partida
Campeão Oratório
Vice-campeão Ypiranga
Rebaixado(s) Amapá e São José-AP
◄◄ Amapá 2011 Soccerball.svg 2013 Amapá ►►

O Campeonato Amapaense de Futebol de 2012 é a 67ª edição do estadual do Amapá. Apenas o campeão terá o direito de disputar uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2013 e na Copa do Brasil de 2013.

Caso FAF[editar | editar código-fonte]

O imbróglio envolvendo o presidente e o vice da Federação Amapaense de Futebol (FAF), além do mandatário do Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD-AP) deveria ser julgado no dia 27 de maio,em sessão da Primeira Comissão Disclipinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O caso havia sido adiado, a pedido do relator,da sessão do dia 13 de maio.

Desta vez, por unanimidade de votos,foi acolhida a preliminar de incompetência da Comissão Disclipinar,como solicitada pela defesa da Federação Amapaense de Futebol.E,por maioria de votos,dada competência ao pleno do STJD para julgar os denunciados do processo 29/2013. O julgamento,que aconteceria no dia 20 de junho, na sede da OAB/CE,em Fortaleza,foi remarcado para o dia 18 de julho. Porém, novamente, não teve desfecho, sendo adiado.Desta vez a pedido da defesa,que por ter compromissos firmados no mês de julho,com viagens comprovadas, não poderia comparecer ao tribunal.

Com partida antes marcada para o dia 1° de agosto de 2012, para decisão entre Santos e Oratório pelo Campeonato Amapaense, a Justiça Desportiva local adiou o confronto para o dia 2 de agosto . Apenas o Oratório apareceu ao jogo, levando o caso ao TJD/AP.

Aí começaram os problemas.Com provas plantadas, mudança de votos e aparecimento de relatório extra, Antônio Roberto Rodrigues Góes da Silva, presidente da FAF, Paulo Roberto Rodrigues, vice-presidente e Jair Gomes Sampaio, peesidente do TJD/AP, vão responder ao STJD.

O Oratório impetrou mandado de garantia, com requerimento de liminar, recebido ao TJD/AP como medida cautelar inominada, objetivando que a FAF determinasse a realização de partidas válidas pelo Campeonato Amapaense,em vista de alegada inércia da federação em fazê-lo.

Segundo o clube, o TJD/AP concedeu a liminar requerida, determinando que a Federação expedisse notas oficiais designando as partidas válidas pelo Estadual para o dia 2 de agosto de 2012, às 20h30, pela decisão do segundo turno, e nos dias 6 e 12 de agosto, no mesmo horário, para as finais, sendo todos jogos realizados no Glicério Marques.

O Oratório afirmou que faria a determinação da Justiça Desportiva. O time mandou integrantes da comissão técnica e de seus atletas chegarem ao estádio onde seria realizada a partida no dia 2 de agosto, ás 17h, tendo sido impedido de entrar no vestiário do estádio e de ter acesso ao local da partida. O Oratório afirmou que seu adversário, Santos, teria sido intimado da decisão do TJD/AP, mas não compareceu ao local onde seria realizada a partida.

Diante desse quadro, o Oratório ajuizou uma nova ação no TJD/AP, objetivando a declaração de resultado favorável ao Oratório, pelo placar de 3-0, diante da ausência do time adversário,conforme regulamento, sagrando-se assim campeão do segundo turno. O caso voltou ao tribunal, a pedido do Santos.

Após brigas no tribunal, gerando tumulto e suspensão da sessão, o Oratório afirmou que o árbitro da partida foi intimado a mudar o relatório inicial da partida.

Inconformado com os acontecimentos que reputou como gravíssimo, o Oratório pediu a suspensão do presidente do TJD/AP através de ação e representação disclipinar e impugnação de auditor do Pleno, medida esta que foi julgada improcedente.

Em paralelo, o processo ocorreu, não reconhecendo o W.O em favor do Oratório. Pelo resultado, o Oratório levou o caso ao STJD,tendo sido impedido de fazer o recurso no TJD-AP, em virtude dum injustificado "fechamento",presenciado por testemunhas e até autoridades policiais locais.O Recurso Voluntário foi admitido, dado provimento ao mesmo para declarar o Oratório Campeão Estadual.

Regulamento[editar | editar código-fonte]

1ª fase: 8 equipes jogam em turno único dentro de seu grupo. Os dois primeiros colocados fazem a final do 1º turno e os 6 primeiros avançam para a 2ª fase.

2ª fase: As 6 equipes que avançaram da 1ª fase, jogam em turno único em grupo único. Os dois primeiros colocados fazem a final do 2º turno.

3ª fase: Os vencedores de cada turno decidem o título. Caso o mesmo time tenha vencido os dois turnos ele é automaticamente campeão

Ao campeão será dado o direito de participar da Copa do Brasil de 2013, enquanto o vice ficará com a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2013.

Participantes[editar | editar código-fonte]

Equipe Cidade Estádio
Independente Bandeira de Santana.jpg Santana Zerão
Oratório Bandeira de Macapá.svg Macapá Zerão
Santana Bandeira de Santana.jpg Santana Augusto Antunes
Santos Bandeira de Macapá.svg Macapá Zerão
São José Bandeira de Macapá.svg Macapá Zerão
São Paulo Bandeira de Macapá.svg Macapá Zerão
Trem Bandeira de Macapá.svg Macapá Glicerão
Ypiranga Bandeira de Macapá.svg Macapá Zerão

Classificação[editar | editar código-fonte]

1º Turno[editar | editar código-fonte]

Classificação
Pos Times Pts J V E D GP GC SG
1 Ypiranga-AP 12 7 3 3 1 9 4 +5
2 Oratório 12 7 3 3 1 9 6 +3
3 Santos-AP 9 7 2 3 2 7 8 -1
4 Independente 7 7 2 3 2 8 9 -1
5 São José-AP 8 7 1 5 1 8 8 0
6 Santana 7 7 1 4 2 7 8 -1
7 São Paulo-AP 7 7 1 4 2 5 8 -3
8 Trem 5 7 0 5 2 10 12 -2
Classificação para a Final do 1º Turno e para o 2º Turno
Classificados para o segundo turno
Eliminados do campeonato

2º Turno[editar | editar código-fonte]

Classificação
Pos Times Pts J V E D GP GC SG
1 Oratório 11 5 3 2 0 6 3 +3
2 Santos-AP 10 5 3 1 1 9 6 +3
3 Ypiranga-AP 9 5 3 0 2 7 6 +1
4 Santana 5 5 1 2 2 7 6 +1
5 São José-AP 4 5 1 1 3 7 9 -2
6 Independente 2 5 0 2 3 7 13 -6
Classificação para a Final do 2º Turno
Eliminados do campeonato

Resultados[editar | editar código-fonte]

Primeiro Turno[editar | editar código-fonte]

Segundo Turno[editar | editar código-fonte]

Premiação[editar | editar código-fonte]

Amapaense - 2012
Bandeira de Macapá.svg
Oratório
Campeão
(1° título)


Ícone de esboço Este artigo sobre futebol brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.