O Campeonato Amazonense de Futebol de 2011, realizado entre os dias 30 de janeiro e 5 de junho, foi a 95ª edição do torneio. Após seis anos utilizando a mesma fórmula de disputa, nessa edição a fórmula foi mudada, de modo que todos os clubes se enfrentem nas duas fases do campeonato. Foi a segunda vez que esse modelo de disputa é aplicado ao campeonato, sendo que a primeira vez foi na edição de 2004. Nesta edição do campeonato, era previsto 10 equipes na disputa, devido à desistência do Manaus Compensão o campeonato vai ser disputado apenas com 9 equipes.
O Estadual será disputado em duas fases. Tanto na 1ª quanto na 2ª fase todos jogarão contra todos em turno único, sendo que nas duas fases, ocorrerá o cruzamento entre os 4 primeiros colocados (1º x 4º, 2º x 3º), para definir os vencedores de cada fase. Os vencedores das duas fases estarão garantidos na final do campeonato. Se um mesmo clube vencer os dois turnos será declarado o campeão de 2011. Em caso de campeões diferentes haverá a final em duas partidas. O campeão do estadual ganhará o direito de disputar a Série D 2012. O campeão e o vice ganharão o direito de disputar a Copa do Brasil 2012. Os dois clubes que ocuparem as duas ultimas posições (8º e 9º respectivamente) na classificação geral serão rebaixados à Serie B de 2012.
Desde a edição de 2009, a TV A Crítica, afiliada a Rede Record no estado do Amazonas, transmite o campeonato para 40 municípios do estado do Amazonas e para o Brasil e o Mundo através do satélite RC Sat.