O Campeonato Baiano de 1988 foi uma competição de futebol profissional disputada no estado da Bahia, contando como o octagésimo quarto campeonato da história. Teve como grande campeão o Bahia. No Ba-Vi decisivo desse campeonato houve uma grande confusão dentro do campo, quando Tonho goleiro do Vitória agrediu o atacante Osmar do Bahia após o 3° gol tricolor. Com essa confusão, o Vitória tentou anular a partida, alegando que não tinha número suficiente de jogadores para a continuação do jogo. A tentativa foi em vão. Bahia tricampeão.
O campeonato seria dividido em quatro turnos, nos quais os dez clubes participantes formariam dois grupos de cinco, se enfrentariam em jogos de ida e se classificariam para o quadrangular final do turno os dois melhores de cada grupo. Os campeões de cada turno entrariam na quadrangular final do campeonato com um ponto extra. O quadrangular final do campeonato seria incorporado pelos campeões dos turnos e completados pelos times com melhores campanhas.
Nos primeiro e terceiro turnos, os times jogariam contra times do outro grupo, enquanto que nos segundo e quarto turnos, os jogos aconteceriam dentro de cada grupo.
Bahia entram no Quadrangular Final com três pontos extras por ter conquistado três turnos. Vitória entra com um ponto extra por ter conquista um turno. Catuense e Fluminense, apesar de não terem nenhum terminado turno como campeões, completaram o quadrangular por terem as melhores campanhas dentre os não campeões.