Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada de 2013

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Campeonato Brasileiro de Ciclismo
de Estrada de 2013
Data 30 de junho de 2013
Masculino
Distância 178,5 km
Tempo Vencedor 4h 36' 49" (38.688 km/h)              

Primeiro MaillotBrasil.PNG Rodrigo Nascimento
Segundo Alex Diniz
Terceiro Alan Maniezzo
Sub-23 MaillotBrasil.PNG João Marcelo Gaspar
Feminino
Distância 68 km
Tempo Vencedor 2h 02' 38" (33.270 km/h)              

Primeiro MaillotBrasil.PNG Luciene Ferreira
Segundo Clemilda Fernandes
Terceiro Flávia Oliveira
Sub-23 MaillotBrasil.PNG Marcia Fernandes
2012 2014

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada de 2013 foi a 13ª edição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada. Foi realizado em São Carlos, em São Paulo, no dia 30 de junho, em um circuito de 8,5 km.

A elite masculina percorreu 21 vezes o circuito. A 7 voltas do fim, com o pelotão já reduzido pelo seletivo percurso, Alex Diniz (Funvic - São José dos Campos) protagonizou uma fuga sozinho, chegando a abrir quase 3 minutos de diferença para os perseguidores mais próximos a 34 quilômetros do fim. Entretanto, um grupo de 4 ciclistas conseguiu reagir e alcançou Diniz na metade da última volta. Entre estes, estava Rodrigo Nascimento, que atacou a 2 quilômetros do fim e cruzou a linha de chegada sozinho para vencer a prova. As restantes colocações do pódio foram decididas no sprint pelos outros ciclistas do grupo, no qual Alex Diniz ainda conseguiu conquistar a segunda colocação à frente de Alan Maniezzo, em terceiro. Na categoria sub-23, João Marcelo Gaspar, que foi o 9º geral, foi o vencedor.

Já a elite feminina percorreu 8 voltas no circuito. Logo após a primeira volta, um grupo de 6 ciclistas formou uma fuga que foi mantida até a chegada, onde a vitória foi disputada no sprint. Luciene Ferreira foi a mais rápida e repetiu o feito do ano anterior, sagrando-se bicampeã da prova. O pódio foi completado por Clemilda Fernandes e Flávia Oliveira, em 2º e 3º lugar, respectivamente. Marcia Fernandes foi a vencedora na categoria sub-23.

Resultados[editar | editar código-fonte]

Masculino[editar | editar código-fonte]

88 atletas das principais equipes nacionais largaram a prova que conheceria o campeão brasileiro da elite masculina de 2013. Os atletas enfrentariam por 21 vezes um circuito de 8,5 km dentro do Parque Eco-Esportivo Damha, considerado bastante difícil, com uma subida de 1 km no percurso e fortes ventos durante boa parte do circuito. Nas primeiras voltas da prova, houve várias tentativas de fuga, mas nenhuma alcançou muito destaque sendo logo alcançadas pelo pelotão principal. Ao mesmo tempo, a dureza do percurso tornava o pelotão cada vez mais seleto, restando apenas cerca de 30 ciclistas ao final da 13ª volta.

Nesse ponto, formou-se uma fuga de 5 ciclistas que conseguiu abrir uma vantagem mais significativa, estando mais de 1 minuto à frente do pelotão principal ao final da 14ª volta, com 119 quilômetros percorridos. Na volta seguinte, a mais de 50 kms do final, Alex Diniz (Funvic - São José dos Campos), que estava entre os 5 escapados, se desgarrou de seus companheiros de fuga e passou a liderar a prova sozinho. Com o pelotão agora completamente fragmentado, um grupo de 8 ciclistas passou a perseguir Diniz; entretanto, a vantagem do ciclista da Funvic só crescia, e a 4 voltas (34 quilômetros) da chegada, ele possuía uma vantagem de 2' 45" sobre os demais.

A vantagem de Diniz era grande o suficiente para que muitos considerassem a prova como quase decidida; no entanto, o avanço do líder começou a ser lentamente diminuído pelo grupo perseguidor, agora composto por 5 ciclistas: Alan Maniezzo (São Lucas Saúde - Americana), Otávio Bulgarelli (Funvic - São José dos Campos), Cleberson Weber (Clube DataRo de Ciclismo) e Rodrigo Nascimento e Jeovane de Oliveira (São Francisco Saúde - Ribeirão Preto). Com 3 voltas e 25 quilômetros para o final, a diferença havia sido diminuída para 2' 15". Na volta seguinte, Rodrigo de Melo (Clube DataRo de Ciclismo) se juntou aos perseguidores, enquanto a vantagem de Diniz caía para 1' 45" faltando somente duas voltas.

Na penúltima volta, Diniz perdeu muito terreno para o grupo perseguidor, e, entrando nos 8 quilômetros finais da prova - última volta - o ciclista da Funvic estava somente 25 segundos à frente do grupo, agora composto por 4 ciclistas (Cleberson Weber e Jeovane de Oliveira ficaram para trás em relação aos demais). Na metade da última volta, o grupo alcançou o líder, finalmente pondo fim à longa fuga de Diniz. Os 5 atletas pedalaram juntos por algum tempo, até que, a 2 quilômetros do fim, Rodrigo Nascimento atacou o grupo numa das últimas subidas do percurso e levou a vantagem até o final, chegando isolado e sagrando-se campeão brasileiro de 2013. Os demais disputaram as posições restantes do pódio no sprint; mesmo desgastado pela longa fuga, Alex Diniz teve força para garantir a 2ª colocação, à frente de Alan Maniezzo e Rodrigo de Melo. Os três chegaram juntos, a 21 segundos do vencedor. O defensor do título, Otávio Bulgarelli, chegou em 5º, oito segundos depois.

Os ciclistas da categoria sub-23 largaram e competiram junto com a elite masculina, na mesma quilometragem. A vitória ficou com João Marcelo Gaspar, da equipe Ironage, que foi o 9º colocado geral. O pódio foi completado por Andre Almeida e Carlos Henrique dos Santos, respectivamente, ambos da equipe Barueri - Penks - New Millen. No total, somente 25 ciclistas completaram a prova, sendo 21 da categoria elite, e 4, na categoria sub-23.[1][2]

Ciclista Equipe Tempo
1 Gold medal with cup.svg Rodrigo Nascimento MaillotBrasil.PNG São Francisco Saúde - Ribeirão Preto 4h 36' 49"
2 Silver medal with cup.svg Alex Diniz Funvic Brasilinvest - São José dos Campos + 21"
3 Bronze medal with cup.svg Alan Maniezzo São Lucas Saúde - Giant - Americana m.t.
4 Rodrigo de Melo Clube DataRo de Ciclismo m.t.
5 Otávio Bulgarelli Funvic Brasilinvest - São José dos Campos + 29"
6 Renato Seabra Clube DataRo de Ciclismo + 33"
7 Cleberson Weber Clube DataRo de Ciclismo + 37"
8 Luiz Alberto Ortiz Suzano - DSW Automotive - Ciclo Mania + 1' 15"
9 João Marcelo Gaspar Ironage - Colner - Sorocaba m.t.
10 David Leite FW Engenharia - Prefeitura de Madalena m.t.

Sub-23 Masculino[editar | editar código-fonte]

Ciclista Equipe Tempo
1 Gold medal with cup.svg João Marcelo Gaspar MaillotBrasil.PNG Ironage - Colner - Sorocaba 4h 38' 05"
2 Silver medal with cup.svg Andre Almeida Barueri - Penks - New Millen m.t.
3 Bronze medal with cup.svg Carlos Henrique dos Santos Barueri - Penks - New Millen m.t.
4 William Chiarello São Lucas Saúde - Giant - Americana + 3"

Feminino[editar | editar código-fonte]

A competição feminina percorreu 68 quilômetros em 8 voltas no circuito. Logo após a primeira volta, seis atletas se desgarraram do pelotão, criando uma fuga que foi mantida até a chegada. Entre as ciclistas da fuga, houve tentativas de ataque durante a prova, mas como estes não tiveram sucesso, a decisão foi para o sprint final, no qual Luciene Ferreira, campeã brasileira em 2012, foi a mais rápida, conquistando o título pela segunda vez. A chegada foi bem disputada, com a 2ª colocada Clemilda Fernandes e a 3ª colocada Flávia Oliveira ambas chegando menos de meio segundo atrás da vencedora. Na categoria sub-23, competindo junto com a elite, Marcia Fernandes, que terminou em 7º geral, foi a vencedora. 23 ciclistas completaram a prova.[1][3]

Ciclista Equipe Tempo
1 Gold medal with cup.svg Luciene Ferreira MaillotBrasil.PNG Funvic Brasilinvest - São José dos Campos 2h 02' 38"
2 Silver medal with cup.svg Clemilda Fernandes Clube Fernandes de Ciclismo m.t.
3 Bronze medal with cup.svg Flávia Oliveira DNA Cycling p/b Plan7 m.t.
4 Uênia Fernandes Chirio - Forno d'Asolo + 2"
5 Ana Paula Polegatch Barueri - Penks - New Millen + 12"
6 Fernanda da Silva Souza Funvic Brasilinvest - São José dos Campos + 35"
7 Marcia Fernandes Clube Fernandes de Ciclismo + 2' 03"
8 Giovana Cruz Velo - Seme Rio Claro + 2' 44"
9 Silvia Augusta da Silva Smel São José do Rio Preto + 2' 46"
10 Danilas Ferreira Velo - Seme Rio Claro + 3' 52"

Sub-23 Feminino[editar | editar código-fonte]

Ciclista Equipe Tempo
1 Gold medal with cup.svg Marcia Fernandes MaillotBrasil.PNG Clube Fernandes de Ciclismo 2h 04' 21"
2 Silver medal with cup.svg Nayara Gomes Smerl - Araçatuba + 9' 35"
3 Bronze medal with cup.svg Viviane Marques Smerl - Araçatuba + 14' 50"

Referências

  1. a b «Rodrigo do Nascimento surpreende e vence Campeonato Brasileiro de Ciclismo». CBC. 1 de julho de 2013. Consultado em 16 de novembro de 2013. 
  2. «Rodrigo do Nascimento é campeão brasileiro de ciclismo de estrada». Portal R3. 30 de junho de 2013. Consultado em 16 de novembro de 2013. 
  3. «No sprint, Luciene Ferreira vence e é bicampeã brasileira de ciclismo». Portal R3. 30 de junho de 2013. Consultado em 16 de novembro de 2013. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]