Campeonato Carioca de Futebol de 1948

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Campeonato Carioca de Futebol de 1948
Times
Campeão Botafogo
Vice-campeão Vasco
Artilheiro Octávio (Botafogo) - 21 gols
Orlando (Fluminense) - 21 gols

O Campeonato Carioca de Futebol de 1948 foi vencido pelo Botafogo ao vencer o Vasco da Gama, apelidado à época de Expresso da Vitória, por 3-1, no Estádio de General Severiano. O Expresso da Vitória foi campeão, no mesmo ano, do Torneio dos Campeões Sulamericanos, no Chile, tornando-se o primeiro clube brasileiro a conquistar um título no exterior.

O Botafogo, teve que se contentar com o campeonato estadual, brincando: "O Botafogo tirou o "Expresso da Vitória" dos trilhos…"

Botafogo 3 x 1 Vasco

Data: 12/12/1948 Local: Estádio General Severiano Público: 20.000 (estimado) Árbitro: Mário Vianna Gols: 1° tempo: Botafogo 2 a 0, Paraguaio e Braguinha; Final: Botafogo 3 a 1, Octávio e Ávila (contra)

Botafogo: Osvaldo Baliza, Gérson e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirillo, Octávio e Braguinha. Técnico: Zezé Moreira.

Vasco: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Ademir Menezes, Dimas, Ipojucan e Chico. Técnico: Flávio Costa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Campeonato Carioca de Futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.