Campeonato Cearense de Futebol de 1920

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Campeonato Cearense de Futebol de 1920
Cearense 1920
Ceará
Dados
Participantes 4
Campeão Fortaleza
Vice-campeão Guarany
Melhor marcador Humberto Ribeiro (FOR) - 11 gols
◄◄ 1919 Ceará Soccerball.svg 1921 Ceará ►►

O Campeonato Cearense de Futebol de 1920 foi, à época, o primeiro campeonato estadual cearense a ser realizado – hoje é considerado a sexta edição do certame. Foi organizado pela Federação Cearense de Futebol (à data, ainda chamada Associação Desportiva Cearense), sucessora da Liga Metropolitana Cearense de Futebol, responsável por organizar os torneios metropolitanos de 1915 a 1919, torneios estes que em dezembro de 2008 vieram a ganhar equivalência com os estaduais a partir de 1920.

Equipes Participantes[editar | editar código-fonte]

O campeonato iniciou-se em 11 de abril e foi disputado em dois turnos, no qual todos jogavam contra todos. Participaram desta edição os seguintes clubes:

Todas as partidas foram realizadas no Campo do Prado, incluindo o Torneio Início vencido pelo Bangu, realizado no dia 4 de abril.

Ao final dos dois turnos, Fortaleza e Guarany terminaram empatados, levando a decisão do título para um jogo extra. A partida foi realizada no dia 12 de dezembro. Tamanho era o clima de camaradagem entre os "jovens da alta sociedade" que compunham os dois times que, antes do início do jogo, o Guarany presenteou o Fortaleza com um buquê de flores. Mas, com a bola rolando, foi o Fortaleza que fez 2 a 0 nos 10 minutos finais e sagrou-se campeão cearense de futebol.

Obs. Consta que o Ceará abandonou o campeonato, por divergir das arbitragens. Note-se que, naquele tempo, o árbitro era escolhido entre atletas das outras equipes não preliantes.

Premiação[editar | editar código-fonte]

Campeonato Cearense de 1920
Fortaleza
FORTALEZA
Campeão
(1º título)

Referências[editar | editar código-fonte]