Campeonato Citadino de Florianópolis
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Setembro de 2012) |
Campeonato Citadino de Florianópolis | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Citadino | |||||||||
Dados gerais | |||||||||
Organização | Federação Catarinense de Futebol | ||||||||
Edições | 45 | ||||||||
Local de disputa | ![]() ![]() | ||||||||
Número de equipes | 35 | ||||||||
Sistema | Misto (turno e returno classificatório para fase eliminatória) | ||||||||
| |||||||||
O Campeonato Citadino de Florianópolis foi disputado entre 1924 e 1968. Em 12 de abril de 1924, seis clubes de Florianópolis (Avaí, Figueirense, Externato, Internato, Trabalhista e Florianópolis) fundaram a Liga de Santa Catarina de Desportos. Com este fato, estava plantada a semente para o começo do campeonato de maior importância do estado, pois congregava as principais equipes catarinenses.
Com as dificuldades para o transporte, o campeonato estadual foi disputado durante anos em torneios regionais, onde os seus campeões disputavam o título máximo; daí a importância do citadino, pois as equipes da capital eram invariavelmente, as favoritas a conquista do título. Em 1946, o Citadino foi interrompido no 2º turno.
A partir de 1965, com a saída das duas principais equipes (Avaí e Figueirense) do campeonato, houve um grande desinteresse por esta disputa, culminando com a sua extinção em 1968 , devido ao pouco interesse dos torcedores em acompanhar jogos de equipes sem a menor expressão, dentro do cenário futebolístico catarinense.
Com a sua extinção, o que sobrou foram lembranças das grandes partidas, das grandes goleadas e dos diversos jogadores que este campeonato revelou para o Futebol Catarinense e Brasileiro.[1]
Campeões[2][editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Blog História do Futebol
- ↑ «Mcnish». mcnish.com.br