O Campeonato Maranhense de Futebol de 2014 foi a 95ª edição da competição organizada pela Federação Maranhense de Futebol. A disputa envolveu dez clubes distribuídos em duas chaves e competida em dois turnos. Como o Sampaio Corrêa foi campeão de ambos os turnos, conquistou - por antecipação - o título de campeão maranhense e a vaga como representante do Maranhão na Copa do Brasil de 2015. O campeão e o vice da competição, Moto Club, se classificaram para a Copa do Nordeste de 2015. Além disso, o Moto Club obteve uma vaga para a Série D 2014.
O Campeonato Maranhense de Futebol de 2014 será disputado em dois turnos. Os participantes foram divididos em dois grupos. Na primeira fase, os times jogam dentro de seus grupos e o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro numa semifinal. Os vencedores irão para a final do turno, o vencedor dessa final, torna-se o campeão do 1º turno.
Na segunda fase, os times jogam contra os do outro grupo, embora a classificação seja dentro de cada grupo. O primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro numa semifinal. Os vencedores se enfrentam na final do turno, o vencedor do confronto será declarado o campeão do 2º turno.
Os vencedores de cada turno disputam entre si dois jogos finais para estabelecerem o campeão. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, será declarado campeão automaticamente.
Os critérios para desempate em números de pontos são os seguintes, aplicados necessariamente na ordem em que aparecem:
1. Maior número de vitórias;
2. Melhor saldo de gols;
3. Maior número de gols pró;
4. Confronto direto (quando o empate for entre apenas duas equipes);
5. Menor número de cartões vermelhos;
6. Menor número de cartões amarelos;
7. Sorteio.