Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2015

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2015
Anterior: 2014 Posterior: 2016

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2015 foi a quarta temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, (em inglês: FIA World Endurance Championship ), uma competição automobilística internacional organizada pela Federação Internacional de Automobilismo e pelo Automobile Club de l'Ouest. O WEC, como também é conhecido, é destinado a protótipos desportivos (LMP) e carros de Gran Turismo (GT). A temporada 2015 começou em Silverstone Circuit em Abril, e terminou no Bahrain International Circuit em Novembro, incluindo no calendário a 83.ª edição das 24 Horas de Le Mans.

Calendário[editar | editar código-fonte]

O calendário provisório foi anunciado pelo ACO nas 6 Horas de Fuji de 2014 e confirmado na reunião do Conselho Mundial da FIA Motor Sport em Doha pouco depois. Os horários permanecem os mesmos de 2014, com a notável exceção de 6 Horas de São Paulo a ser substituída pelas 6 Horas de Nürburgring. O projeto de construção de um novo complexo nos pits do Autódromo José Carlos Pace impossibilitou a realização da etapa, a volta de Interlagos está prevista para o começo de 2016. Com Nürburgring entrando no lugar de Interlagos o WEC fez a primeira visita à Alemanha, berço da Audi e Porsche que aconteceu entre as 24 Horas de Le Mans e 6 horas do Circuito das Américas, encurtando a distância ao longo de três meses que ocorreu em 2014 após Le Mans.

Rnd Corrida Circuito Local Data
1 6 Horas de Silverstone Reino Unido Silverstone Circuit Silverstone, Reino Unido 12 de abril
2 WEC 6 Horas de Spa-Francorchamps Bélgica Circuit de Spa-Francorchamps Spa, Bélgica 2 de maio
3 24 Horas de Le Mans França Circuit de la Sarthe Le Mans, França 13–14 Junho
4 6 horas de Nürburgring Alemanha Nürburgring Nürburg, Alemanha 30 de agosto
5 6 Horas do Circuito das Americas Estados Unidos Circuit of the Americas Austin, Estados Unidos 19 de setembro
6 6 Horas de Fuji Japão Fuji Speedway Oyama, Japão 11 de outubro
7 6 Horas de Xangai China Shanghai International Circuit Shanghai, China 1 de novembro
8 6 Horas do Bahrein Bahrein Bahrain International Circuit Sakhir, Bahrain 21 de novembro

Equipes e pilotos[editar | editar código-fonte]

LMP1[editar | editar código-fonte]

As categorias LMP1-H e LMP1-L introduzidas em 2014 foram reunificadas mais uma vez em uma única categoria LMP1, permitindo que equipas privadas enfrentem as equipas de fábrica. A Nissan se junta a categoria LMP1 como um fabricante após fornecimento de motores para LMP2 desde o início da série em 2012. O Nissan GT-R Nismo LM irá utilizar um layout exclusivo entre os LMP1, com um projeto de motor e tração dianteiros. Os pilotos escolhidos pela Nissan incluem o ex-vencedor de Le Mans Marc Gené, o campeão de FIA GT1 Michael Krumm, o ex-campeão europeu LMP2 Le Mans Series Olivier Pla que deixou a G-Drive Racing, e ex-piloto de Fórmula 1 Max Chilton. Veteranos LMP2 Harry Tincknell e Jann Mardenborough completam line-up da equipa em temporada completa, enquanto Lucas Ordóñez, Alex Buncombe, e atual campeão da Super GT Tsugio Matsuda irá conduzir terceiro carro da equipa em Le Mans. Estreantes em 2014, A Porsche manterá o seu line-up, mas adicionará um terceiro 919 híbrido em Le Mans e Spa para o atual piloto da Force India Nico Hülkenberg que irá juntar-se a Nick Tandy e Earl Bamber que foram promovidos a partir do programa LMGTE da Porsche.

Com a aposentadoria de campeão Mundial de Endurance 2013 Tom Kristensen, a Audi promoveu Oliver Jarvis para dividir com Lucas di Grassi e Loïc Duval um dos R18 e-tron quattro em temporada completa. O segundo Audi mantém o mesmo line-up que ganhou o campeonato de 2012 WEC com Marcel Fässler, Benoît Treluyer e André Lotterer. René Rast se move do programa GT da Audi para tomar assento desocupado Jarvis no terceiro Audi para Le Mans e Spa. Os atuais campeões Anthony Davidson e Sébastien Buemi ganham um novo parceiro para 2015, Kazuki Nakajima troca de parceiros e substitui o dispensado Nicolas Lapierre, no lugar de Nakajima no segundo TS040 híbrido entra Mike Conway, promovido de piloto reserva em 2014, para parceiro de Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz.

As duas entradas LMP1-L de 2014 permanecem na nova temporada, mas com alterações para suas campanhas. Kodewa anteriormente inscrita sob o patrocínio com o Lotus Cars, foi renomeado ByKolles para 2015. ByKolles mantém a CLM P1 / 01 com motor AER que fez campanha no segundo semestre de 2014. Rebellion Racing que defende o título de campeão de equipas privadas da LMP1, optou por deixar aos motores Toyota e usar os mesmo motor AER da equipa ByKolles. Esta decisão forçou a Rebellion a retirar-se da primeira corrida da temporada, a fim de adaptar os seus R-Ones para os novos motores.

equipa Carro Motor Pneu No. Pilotos Corridas
Japão Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid Toyota 3.7 L V8 M 1 Reino Unido Anthony Davidson[1] 1-8
Suíça Sébastien Buemi[1] 1-8
Japão Kazuki Nakajima[1] 1-8
2 Áustria Alexander Wurz[1] 1-8
França Stéphane Sarrazin[1] 1-8
Reino Unido Mike Conway[1] 1-8
Áustria Team ByKolles[2] CLM P1/01 AER P60 V6 GDI Twin Turbo M 4 Suíça Simon Trummer 1
Itália Vitantonio Liuzzi 1
Alemanha Pierre Kaffer 1
Alemanha Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Audi TDI 4.0 L Turbo V6 (Diesel) M 7 Alemanha André Lotterer[3] 1-8
França Benoît Tréluyer[3] 1-8
Suíça Marcel Fässler[3] 1-8
8 Brasil Lucas di Grassi[3] 1-8
França Loïc Duval[3] 1-8
Reino Unido Oliver Jarvis[3] 1-8
9 Portugal Filipe Albuquerque[3] 2-3
Itália Marco Bonanomi[3] 2-3
Alemanha René Rast[3] 2-3
Suíça Rebellion Racing Rebellion R-One AER P60 V6 GDI Twin Turbo[4] M 12 França Nicolas Prost 2-8
Alemanha Nick Heidfeld 2-8
Suíça Mathias Beche 2-8
13 Áustria Dominik Kraihamer 2-8
Suíça Alexandre Imperatori 2-8
Alemanha Daniel Abt 2-8
Alemanha Porsche Team Porsche 919 Hybrid Porsche 2.0 L Turbo V4 M 17 Alemanha Timo Bernhard 1-8
Austrália Mark Webber 1-8
Nova Zelândia Brendon Hartley 1-8
18 Alemanha Marc Lieb 1-8
França Romain Dumas 1-8
Suíça Neel Jani 1-8
19 Alemanha Nico Hulkenberg 2-3
Reino Unido Nick Tandy 2-3
Nova Zelândia Earl Bamber 2-3
Japão Nissan Motorsports Nissan GT-R LM Nissan 3.0L V6 BiTurbo M 21 Japão Tsugio Matsuda[5] 3
Espanha Lucas Ordóñes[5] 3
Reino Unido Alex Buncombe[5] 3
22 Reino Unido Harry Tincknell[6] 3
França Olivier Pla[6] 3
Alemanha Michael Krumm[6] 3
23 Espanha Marc Gené[7] 3
Reino Unido Jann Mardenborough[6] 3
Reino Unido Max Chilton[6] 3
Incrições
Temporada Completa
* Elegível para Campeonato de equipas e Pilotos
Temporada Parcial
* Elegível apenas para o Campeonato de Pilotos
Terceiro Carro de Construtor
* Elegível para o Campeonato de Pilotos
* Elegível apenas para a Pontuação de Construtores em Le Mans

LMP2[editar | editar código-fonte]

Depois de uma temporada LMP2 em 2014 com apenas quatro carros concorrentes para a temporada completa, a classe recuperou popularidade com dez inscritos para 2015. Mesmo com um aumento no número de carros, a atual campeã da categoria LMP2 SMP Racing e o piloto Russo Sergey Zlobin optou por não voltar, focando o desenvolvimento de seu novo chassis BR01 a Le Mans Series Europeia, tendo garantida apenas a presença na 24 horas de Le Mans. Campeões de 2013 a OAK Racing retorno à série sob sua própria bandeira para o proprietário da equipe e piloto Jacques Nicolet, enquanto sua parceria com a G-Drive Racing que venceu quatro corridas em 2014 se expande a um segundo carro em 2015. Sam Bird substitui Olivier Pla na G-Drive ao lado de Roman Rusinov e Julien Canal, enquanto Gustavo Yacamán, Ricardo González, e Pipo Derani compartilhar o segundo carro. Todas as três inscrições vão utilizar a combinação Ligier JS P2-Nissan, um quarto carro está confirmado para as 24 horas de Le Mans com um motor Honda.

KCMG também permanece na temporada de 2015, substituindo o seu Oreca 03 com o mais recente chassis Oreca 05. Piloto da Porsche Nick Tandy se juntará KCMG durante parte da temporada, quando não estiver no terceiro Porsche LMP1, enquanto Richard Bradley e Matthew Howson remanescentes de 2014. O ex-piloto da Toyota LMP1 Nicolas Lapierre servirá como substituto de Tandy, quando ele não estiver disponível. Strakka Racing, que tinha apresentado uma inscrição de temporada completa em 2014, mas não conseguiu participar depois de atrasos no desenvolvimento de seu chassis Strakka Dome S103, volta para 2015 com um programa inalterado, a equipe será a única equipada com pneus Michelin; o restante das equipes LMP2 estará com pneus Dunlop. Campeões Le Mans Series Europeia a Signatech-Alpine mantém os campeões Nelson Panciatici e Paul-Loup Chatin e adicionando Vincent Capillaire para a equipe. A equipe, que já participou em 2012, terá o apoio da Alpine com o seu chassis A450 baseado no Oreca 03 com motor Nissan.

Morand Racing é mais uma equipe vinda da Le Mans Series Europeia, em parceria com a empresa japonesa SARD em um esforço conjunto para dois carros, usando uma versão atualizada do Morgan LMP2 com motores Judd. O ex-piloto de Fórmula 1 Christian Klien será acompanhado por Koki Saga e Zoël Amberg em um carro, enquanto o campeão da Le Mans Series Europeia Oliver Webb salta de Signatech para Morand SARD com Pierre Ragues, a terceira vaga será ocupada primeiramente pelo ex-piloto da Indycar Tristan Valtier, a partir das 24 horas de Le Mans essa vaga será ocupada pelo campeão do "RACE to 24" Reality Show organizado pela equipe para escolha de um piloto. A Extreme Speed Motorsports é o único representante Norte-Americano da categoria, passando do United SportsCar Championship ao WEC com seus HPD-Honda. Proprietário da equipe Scott Sharp se junta a Ryan Dalziel, que garantiu um campeonato LMP2 para Starworks Motorsport em 2012, e David Heinemeier Hansson, que ganhou o campeonato de LMGTE-Am entre os pilotos em 2014. O segundo HPD-Honda será tripulado por Johannes van Overbeek, Ed Brown, e ex-campeão Rolex Sports Car Series Jon Fogarty. A equipe que estrearia os novos chassis HPD ARX-04b, iniciará a temporada com os antigos HPD ARX-03b, até que os problemas de homologação do novo chassis sejam resolvidos.

Com aparição confirmada apenas para as 24 horas de Le Mans estão as equipes do Le Mans Series Europeia, SMP Racing com seu novo chassis BR01-Nissan com dois carros, Pegasus Racing com um Morgan-Nissan, atual campeã de Le Mans a Jota Sport com seu renovado Gibson 015S-Nissan, a Norte-Americana Krohn Racing com seu novo Ligier JS P2-Judd, Graves Motorsport com um chassis Gibson 015S-Nissan, Ibañez Racing e Murphy Prototypes com modelos Oreca 03-Nissan e a equipe Thiriet by TDS com o novo Oreca 05.

Equipe Carro Motor Pneu No. Pilotos Corridas
Rússia G-Drive Racing Ligier JS P2 Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 26 Rússia Roman Rusinov 1-8
França Julien Canal 1-8
Reino Unido Sam Bird 1-8
28 Colômbia Gustavo Yacaman[8] 1-8
México Ricardo González[8] 1-8
Brasil Pipo Derani[8] 1-8
Rússia SMP Racing BR01 Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 27 Itália Maurizio Mediani 3
França Nicolas Minassian 3
Rússia David Markozov 3
37 Rússia Mikhail Aleshin 3
Rússia Anton Ladygin 3
Rússia Kirill Ladygin 3
Alemanha Pegasus Racing Morgan LMP2 Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 29 França Léo Roussel 3
China David Cheng 3
China Adderly Fong 3
Estados Unidos Extreme Speed Motorsports HPD ARX-03b / Ligier JS P2 Honda HR28TT 2.8 L V6 Turbo D 30 Reino Unido Ryan Dalziel[9] 1-8
Estados Unidos Scott Sharp[9] 1-8
Dinamarca David Heinemeier-Hansson 1-8
31 Estados Unidos Ed Brown[9] 1-8
Estados Unidos Johannes van Overbeek[9] 1-8
Estados Unidos Jon Fogarty 1-8
França OAK Racing Ligier JS P2 Honda HR28TT 2.8 L Turbo V6 D 34 Canadá Chris Cumming 3
França Kévin Estre 3
Bélgica Laurens Vanthoor 3
Nissan VK45DE 4.5 L V8 35 França Jacques Nicolet 1-8
França Jean-Marc Merlin 1-8
França Erik Maris 1-8
França Signatech-Alpine Alpine A450b Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 36 França Nelson Panciatici 1-8
França Paul-Loup Chatin 1-8
França Vincent Capillaire 1-8
Reino Unido Jota Sport Gibson 015S Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 38 Reino Unido Simon Dolan 3
Portugal Filipe Albuquerque 3
Nova Zelândia Mitch Evans 3
Japão/Suíça Team SARD-Morand Morgan LMP2 evo SARD Judd HK 3.6 L V8 D 39 Áustria Christian Klien[10] 1-8
Japão Koki Saga [10] 1-8
Suíça Zoël Amberg 1-8
43 Reino Unido Oliver Webb[10] 1-8
França Pierre Ragues[10] 1-8
França Tristan Vautier 1-2
por anunciar 3-8
Estados Unidos Krohn Racing Ligier JS P2 Judd HK 3.6 L V8 M 40 Estados Unidos Tracy Krohn 3
Suécia Niclas Jönsson 3
Brasil Oswaldo Negri Jr. 3
Reino Unido Greaves Motorsport Gibson 015S Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 41 Reino Unido Johnny Mowlem 3
por anunciar 3
por anunciar 3
Reino Unido Strakka Racing Strakka - Dome S103 Nissan VK45DE 4.5 L V8 M 42 Reino Unido Nick Levantis 1-8
Reino Unido Danny Watts 1-8
Reino Unido Johnny Kane 1-8
San Marino Ibañez Racing Oreca 03R Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 45 França José Ibañes 3
por anunciar 3
por anunciar 3
França Thiriet by TDS Racing Oreca 05 Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 46 França Ludovic Badey 3
França Pierre Thiriet 3
por anunciar 3
Hong Kong KCMG Oreca 05 Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 47 Reino Unido Matthew Howson 1-8
Reino Unido Richard Bradley 1-8
Reino Unido Nick Tandy[11] 1,4-8
França Nicolas Lapierre 2-3
República da Irlanda Murphy Prototypes Oreca 03R Nissan VK45DE 4.5 L V8 D 48 França Nathanaël Berthon 3
por anunciar 3
por anunciar 3

LMGTE Pro[editar | editar código-fonte]

A categoria LMGTE Pro permanece praticamente inalterada em relação a 2014, com Porsche, Ferrari, Aston Martin e continuam a ser os únicos fabricantes envolvidos na temporada completa. Ferraris dos três vezes campeões LMGTE AF Corse terá um line-up idêntico com Gianmaria Bruni e Toni Vilander defender seus títulos no carro 51, enquanto James Calado e Davide Rigon permanecem no segundo Ferrari. Porsche da equipe Manthey também mantém os mesmos pilotos para seus dois carros praticamente inalteradas. Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet, e Wolf Henzler compartilhar o No. 92, enquanto Jörg Bergmeister e Richard Lietz permanecer no No. 91. Michael Christensen é o recém-chegado ao n.º 91, substituindo o promovido Nick Tandy. Aston Martin Racing expande seu esforço para três carros para 2015. O total-dinamarquês line-up de Nicki Thiim e Christoffer Nygaard e o estreante Marco Sørensen. Robert Bell assume lugar de Bruno Senna ao lado de Stefan Mücke e Darren Turner, enquanto Alex MacDowall e Fernando Rees tem um novo companheiro, Richie Stanaway promovido do line-up LMGTE Am do Aston Martin da temporada anterior. Do United Sportscar Championship a equipe Corvette como há muito tempo garante a participação apenas nas 24 horas de Le Mans.

Equipe Carro Motor Pneu No. Pilotos Corridas
Itália AF Corse Ferrari 458 Ferrari 4.5 L V8 M 51 Itália Gianmaria Bruni 1-8
Finlândia Toni Vilander 1-8
Itália Giancarlo Fisichella 3
71 Itália Davide Rigon 1-8
Reino Unido James Calado 1-8
Mónaco Oliver Beretta 3
Estados Unidos Corvette Racing Chevrolet Corvette C7.R Chevrolet LT5.5 5.5 L V8 M 63 Dinamarca Jan Magnussen 3
Espanha Antonio García 3
Austrália Ryan Briscoe 3
64 Reino Unido Olivier Gavin 3
Estados Unidos Tommy Milner 3
Estados Unidos Jordan Taylor 3
Alemanha Porsche Team Manthey Porsche 911 RSR Porsche 4.0 L Flat-6 M 91 ÁustriaRichard Lietz[12] 1-8
Dinamarca Michael Christensen[12] 1-8
Alemanha Jörg Bergmeister por anunciar
92 França Frédéric Makowiecki[12] 1-8
França Patrick Pilet[12] 1-8
Alemanha Wolf Henzler por anunciar
Alemanha Sven Müller por anunciar
Reino Unido Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Aston Martin 4.5 L V8 M 95 Dinamarca Nicki Thiim[13] 1-8
Dinamarca Christoffer Nygaard[13] 1-8
Dinamarca Marco Sørensen[13] 1-8
97 Reino Unido Darren Turner 1-8
Alemanha Stefan Mücke 1-8
Reino Unido Robert Bell por anunciar
99 Brasil Fernando Rees 1-8
Reino Unido Alex MacDowall 1-8
Nova Zelândia Richie Stanaway 1-8

LMGTE Am[editar | editar código-fonte]

A LMGTE Am apresenta equipes que têm experiência no WEC. Aston Martin Racing mantém a sua entrada para dois carros, com Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e o estreante Mathias Lauda, Roald Goethe e Stuart Hall voltam à série pela primeira vez desde 2013, com a adição de Campeão Europeu FIA GT3 Francesco Castellacci. AF Corse também permanece na categoria, passando de dois carros em 2014 para apenas um único carro para 2015 em temporada completa. François Perrodo e Emmanuel Collard vêem da equipe Prospeed Competition Porsche partiu para fazer campanha na Ferrari da AF Corse ao lado de Rui Águas. Proton Racing mantém sua entrada com Christian Ried, Klaus Bachler, e Khaled Al Qubaisi, enquanto um segundo Porsche é adicionado à lista para o ator Patrick Dempsey ao lado dos pilotos de fábrica da Porsche Patrick Long e Marco Seefried. SMP Racing permanece no campeonato, apesar de não defender o seu título de campeão LMP2. Viktor Shaitar se move a partir do programa LMP2 a Ferrari da equipe e estará acompanhado pelo recém-chegado à série Aleksey Basov e Andrea Bertolini. Campeões 2012 LMGTE Am a Larbre competição retorna à série pela primeira vez desde 2013, sendo a primeira equipe cliente dos novos Chevrolet Corvette C7.R. Gianluca Roda e Paolo Ruberti se juntam à equipe depois de estarem na 8Stars Motorsports que não retorna à série, juntamente com o campeão 2014 LMGTE Am Kristian Poulsen.

Equipe Carro Motor Pneu No. Pilotos Corridas
França Larbre Compétition[14] Chevrolet Corvette C7.R Chevrolet 5.5 L V8 M 50 Itália Gianluca Roda[14] 1-8
Itália Paolo Ruberti[14] 1-8
Dinamarca Kristian Poulsen 1-8
Estados Unidos Scuderia Corsa Ferrari 458 Italia Ferrari 4.5 L V8 por anunciar 62 Estados Unidos Townsend Bell 3
Estados Unidos Bill Sweedler 3
por anunciar 3
Reino Unido JMW Motorsport Ferrari 458 Italia Ferrari 4.5 L V8 D 66 Reino Unido George Richardson 3
Reino Unido Robert Smith 3
Reino Unido Sam Tordoff 3
República da China Team AAI Ferrari 458 Italia Ferrari 4.5 L V8 M 67 República da China Jun-San Chen 3
por anunciar 3
por anunciar 3
68 República da China Han-Chen Chen 3
por anunciar 3
por anunciar 3
Rússia SMP Racing Ferrari 458 Italia Ferrari 4.5 L V8 D 72 Rússia Aleksey Basov 1-8
Rússia Viktor Shaitar 1-8
Itália Andrea Bertolini 1-8
Alemanha Dempsey-Proton Racing Porsche 911 RSR Porsche 4.0 L Flat-6 M 77 Estados Unidos Patrick Dempsey 1-8
Estados Unidos Patrick Long 1-8
Alemanha Marco Seefried 1-8
Itália AF Corse Ferrari 458 Italia Ferrari 4.5 L V8 M 55 Reino Unido Duncan Cameron 3
Reino Unido Alex Mortimer 3
República da Irlanda Matt Griffin 3
61 Estados Unidos Peter Ashley Mann 3
por anunciar 3
por anunciar 3
83 França François Perrodo[15] 1-8
França Emmanuel Collard[15] 1-8
Portugal Rui Águas[15] 1-8
Alemanha Abu Dhabi-Proton Racing Porsche 911 RSR Porsche 4.0 L Flat-6 M 88 Alemanha Christian Ried 1-8
Áustria Klaus Bachler 1-8
=Emirados Árabes Unidos Khaled Al Qubaisi 1-8
Reino Unido Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Aston Martin 4.5 L V8 M 96 Alemanha Roald Goethe 1-8
Reino Unido Stuart Hall 1-8
Itália Francesco Castellacci 1-8
98 Canadá Paul Dalla Lana[16] 1-8
Portugal Pedro Lamy[16] 1-8
Áustria Mathias Lauda[16] 1-8

Resultados e classificações[editar | editar código-fonte]

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Esta listagem contempla o participante no Campeoanto Mundial que terminou a corrida em melhor posição. As provas podem ter sido vencidas por equipas convidadas.

Rd. Circuito LMP1 LMP2 LMGTE Pro LMGTE Am
1 Silverstone Alemanha No. 7 Audi Sport Team Joest Rússia No. 26 G-Drive Racing Itália No. 51 AF Corse Reino Unido No. 98 Aston Martin Racing
Alemanha André Lotterer
Suíça Marcel Fässler
França Benoît Tréluyer
Rússia Roman Rusinov
França Julien Canal
Reino Unido Sam Bird
Itália Gianmaria Bruni
Finlândia Toni Vilander
Canadá Paul Dalla Lana
Portugal Pedro Lamy
Áustria Mathias Lauda
2 Spa-Francorchamps Alemanha No. 7 Audi Sport Team Joest Rússia No. 28 G-Drive Racing* Reino Unido No. 99 Aston Martin Racing V8 Reino Unido No. 98 Aston Martin Racing
Alemanha André Lotterer
Suíça Marcel Fässler
França Benoît Tréluyer
Colômbia Gustavo Yacamán
México Ricardo González
Brasil Pipo Derani
Brasil Fernando Rees
Reino Unido Alex MacDowall
Nova Zelândia Richie Stanaway
Canadá Paul Dalla Lana
Portugal Pedro Lamy
Áustria Mathias Lauda
3 Le Mans Alemanha No. 19 Porsche Team Hong Kong No. 47 KCMG Itália No. 71 AF Corse* Rússia No. 72 SMP Racing
Alemanha Nico Hülkenberg
Nova Zelândia Earl Bamber
Reino Unido Nick Tandy
Reino Unido Matthew Howson
Reino Unido Richard Bradley
França Nicholas Lapierre
Itália Davide Rigon
Reino Unido James Calado
Mónaco Olivier Beretta
Rússia Viktor Shaitar
Rússia Aleksey Basov
Itália Andrea Bertolini
4 Nürburgring Alemanha No. 17 Porsche Team Hong Kong No. 47 KCMG Alemanha No. 91 Porsche Team Manthey Rússia No. 72 SMP Racing
Alemanha Timo Bernhard
Austrália Mark Webber
Nova Zelândia Brendon Hartley
Reino Unido Matthew Howson
Reino Unido Richard Bradley
Reino Unido Nick Tandy
Áustria Richard Lietz
Dinamarca Michael Christensen
Rússia Viktor Shaitar
Rússia Aleksey Basov
Itália Andrea Bertolini
5 Austin Alemanha No. 17 Porsche Team Rússia No. 26 G-Drive Racing Alemanha No. 91 Porsche Team Manthey Rússia No. 72 SMP Racing
Alemanha Timo Bernhard
Austrália Mark Webber
Nova Zelândia Brendon Hartley
Rússia Roman Rusinov
França Julien Canal
Reino Unido Sam Bird
Áustria Richard Lietz
Dinamarca Michael Christensen
Rússia Viktor Shaitar
Rússia Aleksey Basov
Itália Andrea Bertolini
6 Fuji Alemanha No. 17 Porsche Team Rússia No. 26 G-Drive Racing Itália No. 51 AF Corse Alemanha No. 77 Dempsey Racing-Proton
Alemanha Timo Bernhard
Austrália Mark Webber
Nova Zelândia Brendon Hartley
Rússia Roman Rusinov
França Julien Canal
Reino Unido Sam Bird
Itália Gianmaria Bruni
Finlândia Toni Vilander
Estados Unidos Patrick Dempsey
Estados Unidos Patrick Long
Alemanha Marco Seefried
7 Shanghai Alemanha No. 17 Porsche Team França No. 36 Signatech Alpine Alemanha No. 91 Porsche Team Manthey Itália No. 83 AF Corse
Alemanha Timo Bernhard
Austrália Mark Webber
Nova Zelândia Brendon Hartley
França Nelson Panciatici
França Paul-Loup Chatin
França Tom Dillmann
Áustria Richard Lietz
Dinamarca Michael Christensen
França François Perrodo
França Emmanuel Collard
Portugal Rui Águas
8 Bahrain Alemanha No. 18 Porsche Team Rússia No. 26 G-Drive Racing Alemanha No. 92 Porsche Team Manthey Reino Unido No. 98 Aston Martin Racing
Alemanha Marc Lieb
França Romain Dumas
Suíça Neel Jani
Rússia Roman Rusinov
França Julien Canal
Reino Unido Sam Bird
França Frédéric Makowiecki
França Patrick Pilet
Canadá Paul Dalla Lana
Portugal Pedro Lamy
Áustria Mathias Lauda

* - Melhor classificado do Campeonato Mundial

Para conquistar pontos, as equipas têm de completar o tempo total da corrida e no mínimo 70% da distância percorrida pelo vencedor da geral. Um ponto de bónus é atribuído à equipa e pilotos que obtenham a pole position na qualificação de cada categoria. Para as 24 Horas de Le Mans, os pontos da corrida são a dobrar. Para que possam ser atribuídos pontos, numa corrida no mínimo 3 voltas têm de ser disputadas com bandeira verde.

Sistema de pontuação
Posição 1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º 8.º 9.º 10.º outras classificações
pontos 25 18 15 12 10 8 6 4 2 1 0.5

Classificações pilotos[editar | editar código-fonte]

Foram atribuídos cinco títulos de pilotos na temporada de 2015. O Campeonato Mundial é atribuído a pilotos das categorias LMP1 e LMP2 enquanto a Taça do Mundo de Resistência para Pilotos está reservada aos pilotos da categoria LMGTE. Adicionalmente existem 3 Troféus FIA de Resistência para pilotos nas categorias LMP2 E LMGTE Am bem como para os privados da categoria LMP1.

Campeonato do Mundo de Resitência para pilotos[editar | editar código-fonte]

Pos. Piloto Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 Alemanha Timo Bernhard Alemanha Porsche Team Ret 3 2 1 1 1 1 5 166
1 Austrália Mark Webber Alemanha Porsche Team Ret 3 2 1 1 1 1 5 166
1 Nova Zelândia Brendon Hartley Alemanha Porsche Team Ret 3 2 1 1 1 1 5 166
2 Alemanha André Lotterer Alemanha Audi Sport Team Joest 1 1 3 3 2 3 3 2 161
2 Suíça Marcel Fässler Alemanha Audi Sport Team Joest 1 1 3 3 2 3 3 2 161
2 França Benoît Tréluyer Alemanha Audi Sport Team Joest 1 1 3 3 2 3 3 2 161
3 Alemanha Marc Lieb Alemanha Porsche Team 2 2 5 2 12 2 2 1 138.5
3 França Romain Dumas Alemanha Porsche Team 2 2 5 2 12 2 2 1 138.5
3 Suíça Neel Jani Alemanha Porsche Team 2 2 5 2 12 2 2 1 138.5
4 França Loïc Duval Alemanha Audi Sport Team Joest 5 7 4 4 3 4 4 6 99
4 Brasil Lucas di Grassi Alemanha Audi Sport Team Joest 5 7 4 4 3 4 4 6 99
4 Reino Unido Oliver Jarvis Alemanha Audi Sport Team Joest 5 7 4 4 3 4 4 6 99
5 Reino Unido Anthony Davidson Japão Toyota Racing 3 8 8 5 4 5 6 4 79
5 Suíça Sébastien Buemi Japão Toyota Racing 3 8 8 5 4 5 6 4 79
6 Áustria Alexander Wurz Japão Toyota Racing 4 5 6 6 Ret 6 5 3 79
6 Reino Unido Mike Conway Japão Toyota Racing 4 5 6 6 Ret 6 5 3 79
6 França Stéphane Sarrazin Japão Toyota Racing 4 5 6 6 Ret 6 5 3 79
7 Japão Kazuki Nakajima Japão Toyota Racing 3 WD 8 5 4 5 6 4 75
8 Reino Unido Nick Tandy Hong Kong KCMG 9 7 Ret 11 8 70.5
Alemanha Porsche Team 6 1
9 Nova Zelândia Earl Bamber Alemanha Porsche Team 6 1 58
9 Alemanha Nico Hülkenberg Alemanha Porsche Team 6 1 58
10 Rússia Roman Rusinov Rússia G-Drive Racing 6 17 10 8 5 9 10 7 33.5
10 França Julien Canal Rússia G-Drive Racing 6 17 10 8 5 9 10 7 33.5
10 Reino Unido Sam Bird Rússia G-Drive Racing 6 17 10 8 5 9 10 7 33.5
11 Reino Unido Matthew Howson Hong Kong KCMG 9 11 9 7 6 Ret 11 8 25
11 Reino Unido Richard Bradley Hong Kong KCMG 9 11 9 7 6 Ret 11 8 25
12 Portugal Filipe Albuquerque Alemanha Audi Sport Team Joest 4 7 24
12 Itália Marco Bonanomi Alemanha Audi Sport Team Joest 4 7 24
12 Alemanha René Rast Alemanha Audi Sport Team Joest 4 7 24
Pos. Piloto Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
Cor Resultado
Ouro Vencedor
Prata 2º lugar
Bronze 3º lugar
Verde Terminou, nos pontos
Azul Terminou, sem pontos
Púrpura Retirou-se (Ret)
Vermelho Não qualificado (NQ)
Preto Desqualificado (DSQ)
Branco Não largou (NL)
Sem cor Não participou (NP)
Lesionado (Les)
Excluído (EX)

Negrito – Pole position
Itálico – Volta mais rápida
Bold - Pole Posição

Taça do Mundo de Resistência para pilotos de GT[editar | editar código-fonte]

Pos. Piloto Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 Áustria Richard Lietz Alemanha Porsche Team Manthey 2 2 7 1 1 4 1 5 145
2 Itália Gianmaria Bruni Itália AF Corse 1 4 4 14 7 1 2 2 131.5
2 Finlândia Toni Vilander Itália AF Corse 1 4 4 14 7 1 2 2 131.5
3 Dinamarca Michael Christensen Alemanha Porsche Team Manthey 2 7 1 1 4 1 5 127
4 Itália Davide Rigon Itália AF Corse 3 7 2 3 3 3 4 6 123
4 Reino Unido James Calado Itália AF Corse 3 7 2 3 3 3 4 6 123
5 França Frédéric Makowiecki Alemanha Porsche Team Manthey 7 2 Ret 2 2 2 3 1 118
6 França Patrick Pilet Alemanha Porsche Team Manthey 7 Ret 2 2 2 3 1 100
7 Brasil Fernando Rees Reino Unido Aston Martin Racing V8 6 1 9 5 4 7 5 7 84
7 Reino Unido Alex MacDowall Reino Unido Aston Martin Racing V8 6 1 9 5 4 7 5 7 84
8 Dinamarca Christoffer Nygaard Reino Unido Aston Martin Racing 4 6 6 4 5 5 4 81
8 Dinamarca Marco Sørensen Reino Unido Aston Martin Racing 4 6 6 4 5 5 4 81
9 Nova Zelândia Richie Stanaway Reino Unido Aston Martin Racing V8 6 1 9 5 4 5 7 78
10 Reino Unido Darren Turner Reino Unido Aston Martin Racing 5 5 Ret 6 6 6 6 3 67
11 Rússia Aleksey Basov Rússia SMP Racing 10 10 1 7 8 13 9 12 65
11 Rússia Viktor Shaitar Rússia SMP Racing 10 10 1 7 8 13 9 12 65
11 Itália Andrea Bertolini Rússia SMP Racing 10 10 1 7 8 13 9 12 65
12 Reino Unido Jonathan Adam Reino Unido Aston Martin Racing 6 6 6 6 3 47
Pos. Piloto Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos

Tropéu Pilotos de equipas LMP1 Privadas[editar | editar código-fonte]

Pos. Piloto Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 França Nicolas Prost Suíça Rebellion Racing 2 2 3 1 1 3 134
1 Suíça Mathias Beche Suíça Rebellion Racing 2 2 3 1 1 3 134
2 Suíça Alexandre Imperatori Suíça Rebellion Racing 1 Ret 2 3 Ret 1 108
2 Áustria Dominik Kraihamer Suíça Rebellion Racing 1 Ret 2 3 Ret 1 108
3 Suíça Simon Trummer Áustria Team ByKolles Ret Ret EX 1 1 2 2 2 104
3 Alemanha Pierre Kaffer Áustria Team ByKolles EX 1 1 2 2 2 104
3 Alemanha Daniel Abt Suíça Rebellion Racing 1 Ret 2 3 83
4 Alemanha Nick Heidfeld Suíça Rebellion Racing 2 2 3 69
5 Suíça Mathéo Tuscher Suíça Rebellion Racing Ret 1 25

FIA Endurance Trophy para pilotos LMP2[editar | editar código-fonte]

Pos. Piloto Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 Rússia Roman Rusinov Rússia G-Drive Racing 1 9 2 2 1 1 2 1 178
1 França Julien Canal Rússia G-Drive Racing 1 9 2 2 1 1 2 1 178
1 Reino Unido Sam Bird Rússia G-Drive Racing 1 9 2 2 1 1 2 1 178
2 Reino Unido Matthew Howson Hong Kong KCMG 4 3 1 1 2 Ret 3 2 155
2 Reino Unido Richard Bradley Hong Kong KCMG 4 3 1 1 2 Ret 3 2 155
3 Colômbia Gustavo Yacamán Rússia G-Drive Racing 2 1 3 3 3 3 Ret 3 134
3 México Ricardo González Rússia G-Drive Racing 2 1 3 3 3 3 Ret 3 134
3 Brasil Pipo Derani Rússia G-Drive Racing 2 1 3 3 3 3 Ret 3 134
4 França Nelson Panciatici França Signatech Alpine Ret 4 Ret 5 6 2 1 4 86
4 França Paul-Loup Chatin França Signatech Alpine Ret 4 Ret 5 6 2 1 4 86
5 França Nicolas Lapierre Hong Kong KCMG 3 1 2 84
6 Reino Unido Nick Tandy Hong Kong KCMG 4 1 Ret 3 2 71
7 Reino Unido Oliver Webb Suíça Team SARD Morand 2 Ret 4 5 5 4 6 70
7 França Pierre Ragues Suíça Team SARD Morand 2 Ret 4 5 5 4 6 70

FIA Endurance Trophy para pilotos LMGTE Am[editar | editar código-fonte]

Pos. Piloto Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 Rússia Viktor Shaitar Rússia SMP Racing 3 3 1 1 1 6 3 5 165
1 Rússia Aleksey Basov Rússia SMP Racing 3 3 1 1 1 6 3 5 165
1 Itália Andrea Bertolini Rússia SMP Racing 3 3 1 1 1 6 3 5 165
2 França François Perrodo Itália AF Corse 2 2 3 3 3 3 1 4 148
2 França Emmanuel Collard Itália AF Corse 2 2 3 3 3 3 1 4 148
3 Canadá Paul Dalla Lana Reino Unido Aston Martin Racing 1 1 NC 2 5 2 2 1 144
3 Portugal Pedro Lamy Reino Unido Aston Martin Racing 1 1 NC 2 5 2 2 1 144
3 Áustria Mathias Lauda Reino Unido Aston Martin Racing 1 1 NC 2 5 2 2 1 144
4 Portugal Rui Águas Itália AF Corse 2 2 3 3 3 3 1 136
5 Estados Unidos Patrick Long Alemanha Dempsey Racing-Proton 6 5 2 4 4 1 4 3 131
5 Alemanha Marco Seefried Alemanha Dempsey Racing-Proton 6 5 2 4 4 1 4 3 131
6 Estados Unidos Patrick Dempsey Alemanha Dempsey Racing-Proton 6 5 2 4 4 1 4 116
7 =Emirados Árabes Unidos Khaled Al Qubaisi Alemanha Abu Dhabi-Proton Racing 5 4 Ret 6 2 5 7 2 82
8 Alemanha Christian Ried Alemanha Abu Dhabi-Proton Racing 5 4 Ret 6 2 5 7 79
Alemanha Dempsey Racing-Proton 3
9 Reino Unido Stuart Hall Reino Unido Aston Martin Racing 4 6 Ret 7 6 7 6 7 54
9 Itália Francesco Castellacci Reino Unido Aston Martin Racing 4 6 Ret 7 6 7 6 7 54

Classificação Construtores[editar | editar código-fonte]

Existem dois campeonatos mundiais para contrutores, um para LMPs e outro para LMGTEs. Campeonato Mundial de Resistência para Construtores está reservado apenas à categoria LMP1, enquanto a Taça do Mundo de Resistência para construtores de GT permite a participação de entradas das categorias LMGTE Pro e LMGTE Am. Os dois carros mais bem classificados em cada prova, somam pontos para o respectivo campeonato de construtores.

Campeonato Mundial de Resistência para Construtores[editar | editar código-fonte]

Pos. Construtor SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 Alemanha Porsche 2 2 1 1 1 1 1 1 344
Ret 3 2 2 5 2 2 5
2 Alemanha Audi 1 1 3 3 2 3 3 2 264
5 5 4 4 3 4 4 6
3 Japão Toyota 3 4 6 5 4 5 5 3 164
4 6 8 6 Ret 6 6 4
Japão Nissan NC
Ret

Taça do Mundo de Resistência para construtores de GT[editar | editar código-fonte]

Pos. Construtor SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 Alemanha Porsche 2 2 3 1 1 2 1 1 290
7 3 7 2 2 4 3 5
2 Itália Ferrari 1 4 1 3 3 1 2 2 286
3 7 2 7 7 3 4 6
3 Reino Unido Aston Martin 4 1 6 4 4 5 5 3 192
5 5 8 5 5 6 6 4

Classificações por equipas[editar | editar código-fonte]

Todas as categorias atribuem uma troféu à equipa melhor classificadas (cada carro é considerado uma equipa).

FIA Endurance Trophy para equipas LMP1 Privadas[editar | editar código-fonte]

Pos. Carro Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 12 Suíça Rebellion Racing 2 2 3 1 1 3 134
2 13 Suíça Rebellion Racing 1 Ret 2 3 Ret 1 108
3 4 Áustria Team ByKolles Ret Ret EX 1 1 2 2 2 104

FIA Endurance Trophy para equipas LMP2[editar | editar código-fonte]

Pos. Carro Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 26 Rússia G-Drive Racing 1 9 2 2 1 1 2 1 178
2 47 Hong Kong KCMG 4 3 1 1 2 Ret 3 2 155
3 28 Rússia G-Drive Racing 2 1 3 3 3 3 Ret 3 134
4 36 França Signatech Alpine Ret 4 Ret 5 6 2 1 4 86
5 43 Suíça Team SARD Morand 2 Ret 4 5 5 4 6 70
6 42 Reino Unido Strakka Racing 3 5 Ret 5 7 6 6 5 63
7 30 Estados Unidos Extreme Speed Motorsports EX 8 5 6 4 4 Ret 7 62
8 31 Estados Unidos Extreme Speed Motorsports 6 7 4 7 Ret 7 5 8 62
9 35 França OAK Racing 5 6 6 34

FIA Endurance Trophy para equipa LMGTE Pro[editar | editar código-fonte]

Pos. Carro Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 91 Alemanha Porsche Team Manthey 2 3 4 1 1 4 1 5 154
2 51 Itália AF Corse 1 4 2 7 7 1 2 2 149
3 71 Itália AF Corse 3 7 1 3 3 3 4 6 137
4 92 Alemanha Porsche Team Manthey 7 2 Ret 2 2 2 3 1 118
4 99 Reino Unido Aston Martin Racing V8 6 1 5 5 4 7 5 7 100
6 95 Reino Unido Aston Martin Racing 4 6 3 4 5 5 4 95
7 97 Reino Unido Aston Martin Racing 5 5 Ret 6 6 6 6 3 67

FIA Endurance Trophy para equipas LMGTE Am[editar | editar código-fonte]

Pos. Carro Equipa SIL
Reino Unido
SPA
Bélgica
LMS
França
NÜR
Alemanha
COA
Estados Unidos
FUJ
Japão
SHA
China
BHR
Bahrein
Total
pontos
1 72 Rússia SMP Racing 3 3 1 1 1 6 3 5 165
2 83 Itália AF Corse 2 2 3 3 3 3 1 4 148
3 98 Reino Unido Aston Martin Racing 1 1 NC 2 5 2 2 1 144
4 77 Alemanha Dempsey Racing-Proton 6 5 2 4 4 1 4 3 131
5 88 Alemanha Abu Dhabi-Proton Racing 5 4 Ret 6 2 5 7 2 82
6 96 Reino Unido Aston Martin Racing 4 6 Ret 7 6 7 6 7 54
7 50 França Larbre Compétition 7 Ret Ret 5 7 4 5 6 52

Referências

  1. a b c d e f «Toyota confirma programa para 2015». Le Mans Portugal. 30 de janeiro de 2014 
  2. «Lotus que nunca foi Lotus assume-se como Kolles para o WEC 2015?». Le Mans Portugal. 9 de janeiro de 2015 
  3. a b c d e f g h i «Audi confirma programa para o WEC 2015 — Albuquerque no terceiro carro em Spa e em Le Mans». Le Mans Portugal. 18 de dezembro de 2014 
  4. «Rebellion Racing aposta no motor AER para 2015… e confirma ausência em Silverstone». Le Mans Portugal. 3 de fevereiro de 2015 
  5. a b c «Nissan confirma pilotos para o programa LMP1». Le Mans Portugal. 2 de março de 2015 
  6. a b c d e «Nissan anuncia escalação para a temporada 2015». Universo Online. UOL Grande Premio Brasil. 10 de março de 2015 
  7. «Nissan finalmente revela GT-R LM LMP1 — Marc Gene é o primeiro piloto confirmado». Le Mans Portugal. 2 de fevereiro de 2014 
  8. a b c «Derani fecha com a G-Drive». Universo Online. Grande Premio UOL. 5 de fevereiro de 2015 
  9. a b c d «Extreme Speed Motorsport confirma presença no WEC com dois HPD ARX-04b». Le Mans Portugal. 18 de novembro de 2014 
  10. a b c d «Team SARD Morand terá 2 LMP2 mp WEC». Universo Online. Grande Premio UOL. 31 de janeiro de 2015 
  11. «Nick Tandy ganha ritmo com a KCMG no WEC». Le Mans Portugal. 26 de fevereiro de 2015 
  12. a b c d «Porsche renova programa GTE Pro no Mundial de Resistência e GTLM no USCC». Le Mans Portugal. 16 de dezembro de 2014 
  13. a b c «Young Driver AMR sobe à GTE Pro no WEC 2015». Le Mans Portugal. 15 de janeiro de 2015 
  14. a b c «Larbre Compétition trás de volta o Corvette ao WEC». WordPress. 3 de fevereiro de 2015 
  15. a b c «AF Corse com caras novas no Mundial de Endurance». Universo Online. Grande Premio UOL. 27 de janeiro de 2015 
  16. a b c «Pedro Lamy com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda no WEC e NAEC 2015». Le Mans Portugal. 8 de janeiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Oficiais[editar | editar código-fonte]

Outras[editar | editar código-fonte]