Campeonato Norte-Irlandês de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela competição equivalente na República da Irlanda, veja Campeonato Irlandês de Futebol.
Campeonato Norte-Irlandês de Futebol
Mobile Premier League
Ficheiro:MPL Crest 500.png
Logo oficial
Dados gerais
Organização IFA
Edições Não disponível
Local de disputa Ulster Banner.svg Irlanda do Norte
Número de equipes 12
Sistema Pontos corridos
editar

O Campeonato Norte-Irlandês de Futebol é a principal competição de futebol do país, sucedendo a Premier League Irlandesa e a Liga Irlandesa. Foi conhecida também como Carling Premiership ou IFA Premiership por motivo de patrocinadores.

Hoje, o NIFL Premiership é conhecido como o Danske Bank Premiership também para propósitos de patrocínio. O torneio é uma liga de futebol de associação profissional que opera como a divisão mais alta da Liga de Futebol da Irlanda do Norte - a liga nacional na Irlanda do Norte. Foi anteriormente chamado de IFA Premiership até 2013, e é o sucessor de formatos anteriores de competição chamados de Premier League Irlandesa, Primeira Divisão da Liga de Futebol da Irlanda, e antes disso simplesmente a Liga de Futebol Irlandesa. Ainda conhecida na linguagem popular simplesmente como a Liga Irlandesa, a Premiership foi criada em 2008 sob os auspícios da Associação Norte-Irlandesa de Futebol antes da criação da Liga de Futebol da Irlanda do Norte para o início da época 2013-2014. No final da temporada, o clube campeão é presenteado com a Gibson Cup. O Linfield Football Club é o atual campeão, erguendo o campeonato pela 53ª vez. A vitória pelo título foi confirmada em 13 de abril de 2019, depois de um empate em 0-0 em casa contra o atual campeão, Crusaders Football Club, que deixou 12 pontos à frente com três jogos restantes.[1]

Fundação

Na reunião inaugural estava presente o representante do Cliftonville Football Club - o mais velho na Irlanda - e demais clubes de Belfast e distritos periféricos, para juntos criarem uma constituição unificando o jogo de regras ao longo das quatro linhas, que havia sido adotado uns sete anos antes na Escócia.

Os clubes representados a este momento histórico, ao lado de Cliftonville Football Club, foram o Avoneil Football Club, Lisburn Distillery Football Club, Knock Football Club, Oldpark, Moyola Park Football Club e o Limavady-based Alexander Football Club.

O Futebol chegou a Irlanda alguns anos antes, quando o clube escocês do Queen's Park Football Club e o The Caledonians organizaram uma exibição no Ulster Cricket Ground, Ballynafeigh depois de John M. McAlery, o primeiro secretário da nova associação ter descoberto o jogo quando estava em lua de mel em Edimburgo.

Spencer Chichester foi designado para organizar a primeira competição do futebol Irlandês - a Copa da Irlanda - que teve como primeiro campeão a equipe do Moyola Park Football Club, que venceu na final o Cliftonville Football Club por 1 a 0 no dia 9 de abril de 1881.

A nivel internacional, o futebol seguiu, embora em seu primeiro jogo a seleção da Irlanda tenha sido derrotada por 13 a 0 pela Inglaterra em Knock Ground, Bloomfield no ano de 1882. É certo que não era totalmente o começo que poderia ter sido desejado à seleção nacional, mas foi o primeiro confronto.

Desde então, a Irlanda participou de três copa do mundo e uma série de jogadores legendários que apareceram para a historia do esporte mais praticado no mundo, entre eles Peter Doherty, Danny Blanchflower, Pat Jennings e o maior todos, um certo George Best.

A Irlanda é uma das fundadoras da FIFA e também uma das responsáveis pela criação da penalidade máxima. William McCrum, goleiro do Armagh, após um jogo com o Milford FC, propôs a FIFA a introdução da cobrança de penalidade, isto no ano de 1890. Rejeitado inicialmente, foi aceito um ano depois.

Até o ano de 1921 a Associação Norte-Irlandesa de Futebol governou o futebol em toda a ilha, mas uma decisão, na cidade de Dublin, conduziu a uma reunião para a separação entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, o que consequentemente levou à criação da Associação de Futebol da Irlanda.[2]

Irlanda, o sonho de uma liga comum

O futebol na Irlanda viveu o último século como qualquer outro setor da sociedade. Dividido entre barreiras, ódios e religiões[3]. O progressivo movimento de pacificação da ilha abriu o caminho para vários projetos de união entre o norte unionista e o sul republicano. O futebol pode ser a última barreira a ser ultrapassada. E o sonho de uma Irlanda unida debaixo das cores da mesma seleção e disputando uma só liga parece estar mais perto do que nunca.[4]

Uma ilha em guerra

Em poucos locais da Europa o futebol serviu tanto como vetor de ódio como na Irlanda. Uma situação que acompanhou o extremismo do quotidiano entre a luta armada de grupos terroristas e para-militares e os impasses políticos. Desde o reconhecimento oficial da República da Irlanda e a divisão da ilha entre fieis ao Reino Unido – a esmagadora maioria de orientação protestante – e os republicanos de inspiração católica a sul – que caos pode perfeitamente ter sido o termo exato para descrever décadas de história. Durante esse período de tempo o futebol foi uma poderosa arma de arremesso. Não só nos confrontos locais mas numa esfera mais alargada. O grande espelho do estado de quase guerra civil na ilha era disputado, ironicamente, a norte, na Escócia, mais especificamente em Glasgow, onde os imigrantes irlandeses católicos apoiantes do Celtic mediam as suas forças com os escoceses protestantes (presbiterianos ou calvinistas), do Rangers. Para os dias de Old Firms era habitual vários ferrys – com apertado controlo policial – cruzarem o mar da Irlanda a partir de Dublin e Belfast para tomarem parte no jogo e nos confrontos que o antecediam ou sucediam. Famílias inteiras fizeram dessa excursão anual uma tradição que servia, essencialmente, para reforçar a sua essência social. A sul, na República da Irlanda, o futebol foi, até aos anos sessenta, um desporto menor, ultrapassado em popularidade pela sua versão gaélica, numa tentativa mais do governo de Dublin de afastar-se de qualquer influencia britânica recuperando tradições locais. Não foi assim a norte onde, precisamente, coube ao futebol servir de ponte entre a abandonada Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido. A seleção norte-irlandesa estreou-se num Mundial em 1958 e viveu a década seguinte com o gênio individual de George Best antes de regressar aos grandes palcos nos anos oitenta. Nessa altura já a Irlanda tinha despertado para a paixão do “beautiful game” e vários dos seus jogadores começavam a atuar na liga inglesa. Tinham passado os anos do conflito militar mais tensos – desde o trágico “Bloody Sunday” em 1973 até ao atentado terrorista ao hotel onde se encontrava Margaret Tatcher pelo IRA uma década mais tarde. O processo de paz caminhava lenta mas de forma determinada na Irlanda e com ele avançava também o drama do futebol nos dois pontos da ilha. As presenças do EIRE em todos os torneios, salvo o de 1992, entre 1986 e 1994 confirmou a mudança de guarda na influencia desportiva da ilha mas havia quem ambicionasse, já então, em algo mais. Numa genuína união desportiva. Um cenário que parecia impensável até que as peças se começaram a mover.[5]

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Por edição[editar | editar código-fonte]

Ano Campeão Vice Terceiro Artilheiro
1890-1891 Linfield Ulster Lisburn Distillery Escócia Robert Hill (Linfield), 20
1891-1892 Linfield Ulster Lancashire Fusiliers St Patrick's saltire.svg Tim Morrison (Linfield), 21
1892-1893 Linfield Cliftonville Lisburn Distillery Escócia Robert Hill (Linfield), 9
1893-1894 Glentoran Linfield Cliftonville St Patrick's saltire.svg Michael McErlean (Linfield), 9
1894-1895 Linfield Lisburn Distillery Glentoran St Patrick's saltire.svg George Gaukrodger (Linfield), 4
1896-1897 Glentoran Cliftonville Linfield St Patrick's saltire.svg Johnny Darling (Linfield), 6
1897-1898 Linfield Cliftonville Glentoran St Patrick's saltire.svg Richard Peden (Linfield), 16
1898-1899 Lisburn Distillery Linfield Cliftonville St Patrick's saltire.svg Joe McAllen (Linfield), 14
1899-1900 Belfast Celtic Linfield Lisburn Distillery St Patrick's saltire.svg James Percy (Cliftonville), 19
1900-1901 Lisburn Distillery Glentoran Belfast Celtic St Patrick's saltire.svg Tom Elliott (Glentoran), 14
1901-1902 Linfield Glentoran Lisburn Distillery St Patrick's saltire.svg Graham Stack (Glenavon), 18
1902-1903 Lisburn Distillery Linfield Glentoran St Patrick's saltire.svg Sean Gregan (Glentoran), 12
1903-1904 Linfield Lisburn Distillery Glentoran País de Gales Thomas Lambe (Bangor), 11
1904-1905 Glentoran Belfast Celtic Linfield St Patrick's saltire.svg Paul Carvill (Linfield), 16
1905-1906 Cliftonville Lisburn Distillery Linfield St Patrick's saltire.svg Liam Watson (Linfield), 10
1906-1907 Linfield Shelbourne Lisburn Distillery St Patrick's saltire.svg Aiden McVeigh (Cliftonville), 19
1907-1908 Linfield Cliftonville Glentoran St Patrick's saltire.svg Stephen Harbinson (Portadown), 16
1908-1909 Linfield Glentoran Linfield St Patrick's saltire.svg Declan Brown (Linfield), 16
1909-1910 Cliftonville Belfast Celtic Linfield Escócia Sean McGreevy ( Belfast Celtic), 21
1910-1911 Linfield Glentoran Belfast Celtic País de Gales Sean O´Neill (Portadown), 17
1911-1912 Glentoran Lisburn Distillery Belfast Celtic Escócia John Gallagher (Linfield), 15
1912-1913 Glentoran Lisburn Distillery Linfield St Patrick's saltire.svg Ryan Mullan (Lisburn Distillery), 19
1913-1914 Linfield Glentoran Belfast Celtic País de Gales Aidan Forker (Shelbourne), 14
1914-1915 Belfast Celtic Glentoran Linfield St Patrick's saltire.svg Brian Somerville ( Belfast Celtic), 12
1915-1916 Lisburn Distillery Cliftonville Belfast Celtic Inglaterra Chris Morgan (Belfast United), 11
(1917-1919) Campeonato suspenso devido a Primeira Guerra Mundial[6]
1919-1920 Belfast Celtic Lisburn Distillery Glentoran St Patrick's saltire.svg Brian Somerville ( Belfast Celtic), 11
1920-1921 Glentoran Glenavon Linfield St Patrick's saltire.svg Ryan Mullan (Lisburn Distillery), 14
1921-1922 Linfield Glentoran Lisburn Distillery St Patrick's saltire.svg Philip Donnelly (Glentoran), 13
1922-1923 Linfield Queen's Island (1920) Glentoran
1923-1924 Queen's Island (1920) Lisburn Distillery Linfield Irlanda do Norte Scott Carson (Queen's Island (1920)), 23
1924-1925 Glentoran Queen's Island (1920) Belfast Celtic Inglaterra Paul Harrison (Newry Town), 18
1925-1926 Belfast Celtic Glentoran Larne
1926-1927 Belfast Celtic Queen's Island (1920) Lisburn Distillery Irlanda do Norte Joe Bambrick (Glentoran), 28
1927-1928 Belfast Celtic Linfield Newry City Escócia Brett Ormerod ( Belfast Celtic), 19
1928-1929 Belfast Celtic Linfield Glentoran Irlanda do Norte Joe Bambrick (Linfield), 43
1929-1930 Linfield Glentoran Coleraine Irlanda do Norte Joe Bambrick (Linfield), 50
1930-1931 Glentoran Linfield Belfast Celtic Irlanda do Norte Fred Roberts (Glentoran), 55
1931-1932 Linfield Derry City Belfast Celtic Irlanda do Norte Rob Hulse (Coleraine), 31
1932-1933 Belfast Celtic Lisburn Distillery Linfield Irlanda do Norte Joe Bambrick (Linfield), 40
1933-1934 Linfield Belfast Celtic Glentoran Inglaterra Shaun Derry ( Belfast Celtic), 19
1934-1935 Linfield Derry City Belfast Celtic Irlanda do Norte Harpal Singh (Portadown), 15
1935-1936 Belfast Celtic Derry City Linfield Inglaterra Shaun Derry ( Belfast Celtic), 16
1936-1937 Belfast Celtic Derry City Linfield Inglaterra Craig Hignett ( Belfast Celtic), 16
1937-1938 Celtic Derry City Portadown
1938-1939 Belfast Celtic Ballymena United Derry City Inglaterra Peter Watson (Distillery), 15
1939-1940 Belfast Celtic Portadown Glentoran República da Irlanda Dennis Guy (Glenavon), 19
(1941-1947) Campeonato suspenso devido a Segunda Guerra Mundial[7]
1947-1948 Belfast Celtic Linfield Ballymena United Irlanda do Norte Jimmy Jones ( Belfast Celtic), 28
1948-1949 Linfield Belfast Celtic Glentoran Irlanda do Norte Billy Simpson (Linfield), 19
1949-1950 Linfield Glentoran Lisburn Distillery Irlanda do Norte Sammy Hughes (Glentoran), 23
1950-1951 Glentoran Linfield Glenavon Irlanda do Norte Sammy Hughes (Glentoran), 23
1951-1952 Glenavon Lisburn Distillery Coleraine Irlanda do Norte Jimmy Jones (Glenavon), 27
1952-1953 Glentoran Linfield Ballymena United Irlanda do Norte Sammy Hughes (Glentoran), 28
1953-1954 Linfield Glentoran Glenavon Irlanda do Norte Jimmy Jones (Glenavon), 32
1954-1955 Linfield Glenavon Cliftonville Irlanda do Norte Fay Coyle (Coleraine), 20
1955-1956 Linfield Glenavon Bangor Irlanda do Norte Jimmy Jones (Glenavon), 26
1956-1957 Glenavon Linfield Glentoran Irlanda do Norte Jimmy Jones (Glenavon), 33
1957-1958 Ards Glenavon Ballymena United Inglaterra Jackie Milburn (Linfield), 29
1958-1959 Linfield Glenavon Glentoran Inglaterra Jackie Milburn (Linfield), 26
1959-1960 Glenavon Glentoran Lisburn Distillery Irlanda do Norte Jimmy Jones (Glenavon), 29
1960-1961 Linfield Portadown Ards Irlanda do Norte Trevor Thompson (Glentoran), 22
1961-1962 Linfield Portadown Ballymena United País de Gales Mick Lynch (Ards), 20
1962-1963 Lisburn Distillery Linfield Portadown Irlanda do Norte Joe Meldrum (Distillery), 27
1963-1964 Glentoran Coleraine Derry City Irlanda do Norte Trevor Thompson (Linfield), 21
1964-1965 Derry City Coleraine Crusaders República da Irlanda Kenny Halliday (Coleraine), 19
1965-1966 Linfield Derry City Glentoran Irlanda do Norte Sammy Pavis (Linfield), 28
1966-1967 Glentoran Linfield Derry City Irlanda do Norte Sammy Pavis (Linfield), 25
1967-1968 Glentoran Linfield Coleraine Irlanda do Norte Sammy Pavis (Linfield), 30
1968-1969 Linfield Derry City Coleraine Irlanda do Norte Danny Hale (Derry City), 21
1969-1970 Glentoran Coleraine Ards Irlanda do Norte Des Dickson (Coleraine), 21
1970-1971 Linfield Glentoran Lisburn Distillery Irlanda do Norte Bryan Hamilton (Linfield), 18
1971-1972 Glentoran Portadown Ards Irlanda do Norte Des Dickson (Coleraine), 15
1972-1973 Crusaders Ards Portadown Irlanda do Norte Des Dickson (Coleraine), 23
1973-1974 Coleraine Portadown Crusaders Irlanda do Norte Des Dickson (Coleraine), 24
1974-1975 Linfield Coleraine Glentoran Irlanda do Norte Martin Malone (Portadown), 15
1975-1976 Crusaders Glentoran Coleraine Irlanda do Norte Des Dickson (Coleraine), 23
1976-1977 Glentoran Glenavon Linfield Irlanda do Norte Ronnie McAteer (Crusaders), 20
1977-1978 Linfield Glentoran Glenavon País de Gales Warren Feeney (Glentoran), 17
1978-1979 Linfield Glenavon Ards Irlanda do Norte Tommy Armstrong (Ards), 21
1979-1980 Linfield Ballymena United Glentoran Irlanda do Norte Jimmy Martin (Glentoran), 17
1980-1981 Glentoran Linfield Ballymena United Irlanda do Norte Des Dickson (Coleraine), 18

Inglaterra Paul Malone (Ballymena United), 18

1981-1982 Linfield Glentoran Coleraine Irlanda do Norte Gary Blackledge (Glentoran), 18
1982-1983 Linfield Glentoran Coleraine Irlanda do Norte Jim Campbell (Ards), 15
1983-1984 Linfield Glentoran Cliftonville Irlanda do Norte Martin McGaughey (Linfield), 15

Irlanda do Norte Trevor Anderson (Linfield), 15

1984-1985 Linfield Coleraine Glentoran Irlanda do Norte Martin McGaughey (Linfield), 34
1985-1986 Linfield Coleraine Ards Irlanda do Norte Trevor Anderson (Linfield), 14
1986-1987 Linfield Coleraine Ards Irlanda do Norte Ray McCoy (Coleraine), 14

Irlanda do Norte Gary Macartney (Glentoran), 14

1987-1988 Glentoran Linfield Coleraine Irlanda do Norte Martin McGaughey (Linfield), 18
1988-1989 Linfield Glentoran Coleraine Irlanda do Norte Stephen Baxter (Linfield), 17
1989-1990 Portadown Glenavon Glentoran Irlanda do Norte Martin McGaughey (Linfield), 19
1990-1991 Portadown Bangor Glentoran Irlanda do Norte Stephen McBride (Glenavon), 22
1991-1992 Glentoran Portadown Linfield Irlanda do Norte Harry McCourt (Omagh Town), 18

Irlanda do Norte Stephen McBride (Glenavon), 18

1992-1993 Linfield Crusaders Bangor Escócia Steve Cowan (Portadown), 23
1993-1994 Linfield Portadown Glenavon Darren Erskine (Ards), 22

Irlanda do Norte Stephen McBride (Glenavon), 22

1994-1995 Crusaders Glenavon Portadown Irlanda do Norte Glenn Ferguson (Glenavon), 27
1995-1996 Portadown Crusaders Glentoran Inglaterra Garry Haylock (Portadown), 19
1996-1997 Crusaders Coleraine Glentoran Inglaterra Garry Haylock (Portadown), 16
1997-1998 Cliftonville Linfield Portadown República da Irlanda Vinny Arkins (Portadown), 22
1998-1999 Glentoran Linfield Crusaders República da Irlanda Vinny Arkins (Portadown), 19
1999-2000 Linfield Coleraine Glenavon República da Irlanda Vinny Arkins (Portadown), 29
2000-2001 Linfield Glenavon Glentoran Irlanda do Norte Davy Larmour (Linfield), 17
2001-2002 Portadown Glentoran Linfield República da Irlanda Vinny Arkins (Portadown), 30
2002-2003 Glentoran Portadown Coleraine República da Irlanda Vinny Arkins (Portadown), 29
2003-2004 Linfield Portadown Lisburn Distillery Irlanda do Norte Glenn Ferguson (Linfield), 25
2004-2005 Glentoran Linfield Portadown Irlanda do Norte Chris Morgan (Glentoran), 19
2005-2006 Linfield Glentoran Portadown Irlanda do Norte Peter Thompson (Linfield), 25
2006-2007 Linfield Glentoran Cliftonville Irlanda do Norte Gary Hamilton (Glentoran), 27
2007-2008 Linfield Glentoran Cliftonville Irlanda do Norte Peter Thompson (Linfield), 29
2008-2009 Glentoran Linfield Crusaders Irlanda do Norte Curtis Allen (Lisburn Distillery), 19
2009-2010 Linfield Cliftonville Glentoran Irlanda do Norte Rory Patterson (Coleraine), 30
2010-2011 Linfield Crusaders Glentoran Irlanda do Norte Peter Thompson (Linfield), 23
2011-2012 Linfield Portadown Cliftonville Escócia Gary McCutcheon (Ballymena United), 27
2012-2013 Cliftonville Crusaders Linfield Irlanda do Norte Liam Boyce (Cliftonville), 29
2013-2014 Cliftonville Linfield Crusaders Irlanda do Norte Joe Gormley (Cliftonville), 27
2014-2015 Crusaders Linfield Glenavon Irlanda do Norte Joe Gormley (Cliftonville), 31
2015-2016 Crusaders Linfield Glenavon Irlanda do Norte Paul Heatley (Crusaders), 22

Irlanda do Norte Andrew Waterworth (Linfield), 22

2016-2017 Linfield Crusaders Coleraine Irlanda do Norte Andrew Mitchell (Dungannon Swifts), 25
2017-2018 Crusaders Coleraine Glenavon Irlanda do Norte Joe Gormley (Cliftonville), 22
2018-2019 Linfield Ballymena United Glenavon Irlanda do Norte Joe Gormley (Cliftonville), 20

Por clube[editar | editar código-fonte]

Clube Títulos Edições
Linfield 53 1890–91, 1891–92, 1892–93, 1894–95, 1897–98, 1901–02, 1903–04, 1906–07, 1907–08, 1908–09, 1910–11, 1913–14, 1921–22, 1922–23, 1929–30, 1931–32, 1933–34, 1934–35, 1948–49, 1949–50, 1953–54, 1954–55, 1955–56, 1958–59, 1960–61, 1961–62, 1965–66, 1968–69, 1970–71, 1974–75, 1977–78, 1978–79, 1979–80, 1981–82, 1982–83, 1983–84, 1984–85, 1985–86, 1986–87, 1988–89, 1992–93, 1993–94, 1999–00, 2000–01, 2003–04, 2005–06, 2006–07, 2007–08, 2009–10, 2010–11, 2011–12, 2016–17, 2018–19
Glentoran 23 1893–94, 1896–97, 1904–05, 1911–12, 1912–13, 1920–21, 1924–25, 1930–31, 1950–51, 1952–53, 1963–64, 1966–67, 1967–68, 1969–70, 1971–72, 1976–77, 1980–81, 1987–88, 1991–92, 1998–99, 2002–03, 2004–05, 2008–09
Belfast Celtic 14 1899–00, 1914–15, 1919–20, 1925–26, 1926–27, 1927–28, 1928–29, 1932–33, 1935–36, 1936–37, 1937–38, 1938–39, 1939–40, 1947–48
Crusaders 7 1972–73, 1975–76, 1994–95, 1996–97, 2014–15, 2015–16, 2017–18
Lisburn Distillery 6 1895–96, 1898–99, 1900–01, 1902–03, 1905–06, 1962–63
Cliftonville 5 1905–06, 1909–10, 1997–98, 2012–13, 2013–14
Portadown 4 1989–90, 1990–91, 1995–96, 2001–02
Glenavon 3 1951–52, 1956–57, 1959–60
Coleraine 1 1973–74
Derry City 1 1964–65
Queen's Island (1920) 1 1923–24
Ards 1 1957–58

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Irish Premiership: Linfield secure title with draw against Crusaders» (em inglês). 13 de abril de 2019 
  2. «Historia do futebol na Irlanda do Norte». www.campeoesdofutebol.com.br. Consultado em 8 de maio de 2019 
  3. «Jogando futebol na Irlanda». E-Dublin. 14 de outubro de 2016. Consultado em 16 de maio de 2019 
  4. Valle, Emmanuel do. «A Irlanda do Norte de 1980 a 1986: duas Copas, vitórias históricas e uma geração que nunca será esquecida». Trivela. Consultado em 16 de maio de 2019 
  5. «Irlanda, o sonho de uma liga comum – Futebol Magazine» (em inglês). Consultado em 16 de maio de 2019 
  6. Janeiro, Por Felipe SchmidtRio de. «Futebol e 1ª Guerra: batalhão próprio, trégua e um protótipo da Champions». globoesporte.com. Consultado em 7 de maio de 2019 
  7. Trivela, Equipe. «Há 70 anos, o futebol serviu para ingleses e soviéticos celebrarem o fim da Segunda Guerra». Trivela. Consultado em 8 de maio de 2019