Campeonato Russo de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Premier League Russa de Futebol
'Premier Liga'
ЧЕМПИОНАТ РОССИИ (РФПЛ)
Dados gerais
Organização União de Futebol da Rússia
Edições 25
Local de disputa  Rússia
Número de equipes 16
Sistema Temporada
Pontos corridos
Divisões
Premier League Russa
Liga Nacional de Futebol
Liga Profissional de Futebol
Liga de Futebol Amador

www.rfpl.org
Soccerball current event.svg Edição atual
editar

A Premier League Russa de Futebol é a principal divisão da liga de futebol profissional na Rússia. Há 16 equipes na competição. A liga tem duas vagas qualificatórias para a Liga dos Campeões concedidas aos dois primeiros colocados no final da temporada e três vagas na Liga Europa alocadas para a terceira, quarta e quinta equipes. As duas últimas equipes são rebaixadas diretamente para a Liga Nacional de Futebol no final da temporada, enquanto os 13º e 14º colocados disputam partidas adicionais contra os 3º e 4º colocados da divisão inferior para decidir se permanecem ou também são rebaixados. A Premier League Russa foi estabelecida em 2001 e sucedeu a Top Division. A Top Division era executada pela Liga de Futebol Profissional da Rússia. A criação da Premier League é considerada por conceder aos clubes um grau maior de independência.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Após a dissolução da União Soviética, começando em 1992, cada uma das ex-repúblicas soviéticas organizou um campeonato nacional independente. Na Rússia, os seis times russos que tinham jogado na Top League Soviética, em 1991 (CSKA Moskva, Spartak Moskva, Torpedo, Dínamo de Moscou, Spartak Vladikavkaz, e o Lokomotiv Moskva) foram complementados com 14 times das divisões inferiores para formar a Top Division Russa com 20 times. A Top Division foi, mais tarde, dividida em dois grupos para reduzir o número total de partidas. O número de times na Top Division foi reduzida gradualmente para 18 em 1993 e 16 em 1994. Desde então, a Top Division Russa (e subsequentemente a Premier League) tem consistido de 16 times, exceto por um curto experimento com dois times a mais em 1996 e 1997.

O Spartak Moskva foi a força dominante na Top Division, vencendo nove dos primeiros dez títulos. O Spartak-Alania Vladikavkaz, foi o único time que conseguiu quebrar o domínio do Spartak, vencendo o título da Top Division em 1995.

O Lokomotiv Moskva venceu o título duas vezes, e o CSKA Moskva seis vezes.

Em 2007, o Zenit, subiu para o topo, conquistando o título pela primeira vez na sua história no futebol profissional russo; eles tinham conquistado também um título soviético em 1984.[2] O ano de 2008 representou o auge da ascensão do Rubin, um clube totalmente novo para o principal divisão russa, já que ele nunca tinha sequer competido na Top League Soviética.

Competição[editar | editar código-fonte]

Partida da Premier League entre Zenit e Dynamo (a última partida do Zenit no Kirov Stadium, o estádio já foi parcialmente demolido.)

Os times da Premier League Russa jogam duas vezes um contra o outro, uma vem em casa e uma vez fora de casa, num total de 30 partidas. Três pontos são conquistados pela vitória, um pelo empate e nenhum pela derrota. Se os times estiverem igualados nos pontos, os desempates são o número de vitórias, em seguida, o saldo de gols, seguido por diversos outros fatores. Se os times estiverem empatados na primeira posição, os desempates são o número de vitórias, em seguida, os resultados de confronto direto. Se os times empatados na primeira posição não puderem ser separados por esses desempates, então um campeonato eliminatório é requerido.

Partida da Premier League entre Lokomotiv Moskva e Spartak Moskva no Lokomotiv Stadium

Assim como em 2010, o campeão e o vice-campeão de se qualificam para a Liga dos Campeões da UEFA. O terceiro, quarto e quinto colocados se qualificam para a Liga Europa da UEFA. Os dois últimos times são rebaixados para a LNF.

Ao contrário da maioria das outras ligas europeias de futebol, a liga tradicionalmente acontecia no verão, de março até novembro, para evitar disputar jogos nos climas de frio e com neve no inverno. Isso foi alterado antes da temporada 2012-13, com a liga planejando executar a temporada a partir do outono até a primavera. A temporada de transição começou no início de 2011 e continuou até o verão de 2012. Depois de os 16 times da Premier League terem jogado duas vez um contra o outro através do curso do calendário anual de 2011, eles foram divididos em dois grupos de oito, e os times jogaram contra as outras equipes nos seus grupos mais duas vezes, num total de 44 jogos (30 em 2011 e 14 em 2012), com os oito primeiros clubes disputando pelo título e as vagas europeias. As outras equipes competia para evitar o rebaixamento: os dois últimos colocados caíam enquanto os outros dois mais próximos jogavam contra as equipes terceira e quartas colocadas na FNL, com os dois perdedores sendo rebaixados (ou negados à promoção). Sob o calendário atual de outono-inverno, a liga realiza um intervalo de três meses a partir do meio de dezembro até o meio de março.[3]

A Rússia era uma república da União Soviética, portanto, todos os clubes de futebol do país disputavam o Campeonato Soviético de Futebol.

No final de 1991, portanto após o campeonato deste ano, a União Soviética desintegrou-se, e a Rússia tornou-se uma república independente, fundando o Campeonato Russo de Futebol no ano seguinte, 1992.

Campeonato juvenil[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Juvenil é uma liga que é executada em paralelo com a Premier League Russa e inclui os juniores ou os times B da Premier League Russa. O número de jogadores com mais de 21 anos e se uma cidadania russa que um time pode ter em campo é limitado. Dezesseis equipes participam da liga. As partidas são jogadas, geralmente, um dia antes do jogo das equipes de seniores dos respectivos times. Todas as equipes da Premier League Russa são obrigadas a terem uma equipe jovem que participará da Campeonato Juvenil. As equipes que são promovidas a partir da FNL e não tem uma equipe de juniores devem criar uma. Os times do campeonato não são rebaixados com base na sua posição final, mas na posição na liga dos seus respectivos clubes de seniores.

Note-se, entretanto, que alguns clubes da Premier League têm três times. Além do time de seniores e o que joga no Campeonato Juvenil, uma equipe pode ter outro time de seniores que joga numa divisão inferior do futebol russo alto equipa que joga em uma divisão inferior do futebol russo e serve como o "celeiro" para o time principal. Alguns exemplos incluem o Spartak Moskva-2, Krasnodar-2 e Rubin-2, jogando na LNF.

Campeões juvenis desde 2001[editar | editar código-fonte]

Ranqueamento da UEFA para as ligas[4][editar | editar código-fonte]

  • 7. Rússia Premier League Russa

Campeões e artilheiros[editar | editar código-fonte]

Ano Campeão Cidade Artilheiro(s)
2015–16 CSKA Moskva Coat of Arms of Moscow.svgMoscou Rússia Fyodor Smolov (Krasnodar, 20 gols)
2014–15 Zenit Coat of Arms of Saint Petersburg (2003).png São Petersburgo BrasilHulk (Zenit) , 15 gols)
2013–14 CSKA Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Costa do Marfim Doumbia (CSKA Moskva), 18 gols)
2012–13 CSKA Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Arménia Yura Movsisyan (Spartak Moskva, 13 gols)
2011–12 Zenit Coat of Arms of Saint Petersburg (2003).png São Petersburgo Costa do Marfim Doumbia (CSKA Mosckva, 28) gols
2010 Zenit Coat of Arms of Saint Petersburg (2003).png São Petersburgo Brasil Welliton (Spartak Mosckva, 15 gols)
2009 Rubin Coat of Arms of Kazan (Tatarstan) (2004).png Cazã Brasil Welliton (Spartak Moskva, 16 gols)
2008 Rubin Coat of Arms of Kazan (Tatarstan) (2004).png Cazã Brasil Vágner Love (CSKA Moskva, 20 gols)
2007 Zenit Coat of Arms of Saint Petersburg (2003).png São Petersburgo Rússia Roman Pavlyuchenko (Spartak Moskva)
Rússia Roman Adamov (Moskva, 14 gols)
2006 CSKA Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Roman Pavlyuchenko (Spartak Moskva, 18 gols)
2005 CSKA Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Dmitriy Kirichenko (FC Moskva, 14 gols)
2004 Lokomotiv Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Alexander Kerzhakov (Zenit, 18 gols)
2003 CSKA Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Dmitriy Loskov (Lokomotiv Moskva, 14 gols)
2002 Lokomotiv Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Rolan Gusev (CSKA Moskva)
Rússia Dmitriy Kirichenko (CSKA Moskva, 15 gols)
2001 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Dmitriy Vyazmikin (Torpedo Moscou, 18 gols)
2000 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Dmitriy Loskov (Lokomotiv Moskva, 15 gols)
1999 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Flag of Georgia (1990-2004).svg Giorgi Demetradze (Alania Vladikavkaz, 21 gols)
1998 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Oleg Veretennikov (Rotor Volgogrado, 22 gols)
1997 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Oleg Veretennikov (Rotor Volgogrado), 22
1996 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Aleksandr Maslov (Rostselmash Rostov), 23
1995 Alania Coat of arms of Vladikavkaz.png Vladikavkaz Rússia Oleg Veretennikov (Rotor Volgogrado), 25
1994 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Igor Simutenkov (Dínamo Moscou), 21
1993 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Rússia Viktor Panchenko (KAMAZ Naberezhnye Chelny), 21
1992 Spartak Moskva Coat of Arms of Moscow.svg Moscou Azerbaijão Veli Kasumov (Dínamo Moscou), 16

Títulos por clube[editar | editar código-fonte]

Clube Titulos Anos
Spartak Moskva
Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg
9 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001
CSKA Moskva
Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg
6 2003, 2005, 2006, 2012–13, 2013–14,2015-16
Zenit
Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg
4 2007, 2010, 2011–12,2014–2015
Rubin
Star full.svgStar full.svg
2 2008, 2009
Lokomotiv Moskva
Star full.svgStar full.svg
2 2002, 2004
Alania Vladikavkaz
Star full.svg
1 1995

Títulos por cidade[editar | editar código-fonte]

Cidade Clubes Títulos Anos
Moscou
Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg
Spartak Moskva
Lokomotiv Moskva
CSKA Moskva
17 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2012–13, 2013–14.2015-16
São Petersburgo
Star full.svgStar full.svgStar full.svg
Zenit 4 2007, 2010, 2011-12,2014–2015
Cazã
Star full.svgStar full.svg
Rubin 2 2008, 2009
Vladikavkaz
Star full.svg
Alania 1 1995

Tabela de todos os tempos[editar | editar código-fonte]

Até 10 de julho de 2015
Posição Clube1 Temporadas Spells Temporada mais recente Jogos2 Vitórias Empates Derrotas Gols Pontos3 Títulos Vices Terceiros Notas
1 Spartak Moskva 23 1 713 391 177 145 1330-750 1350 9 5 2
2 CSKA Moskva 23 1 713 368 167 178 1150-691 1271 5 6 3
3 Lokomotiv Moskva 23 1 713 351 198 164 1049-658 1251 2 4 5
4 Dynamo Moscow 23 1 712 302 202 208 1028-818 1108 - 1 4
5 Zenit 20 2 622 299 177 146 974-629 1074 4 3 2
6 Krylya Sovetov 22 2 686 218 189 279 743-901 843 - - 1
7 Rostov 21 3 652 175 191 286 681-921 716 - - -
8 Torpedo Moscow 16 2 2014–15 492 188 142 162 625-598 706 - - 1
9 Alania Vladikavkaz 16 3 2012–13 489 179 109 201 630-663 646 1 2 - Dissolvido e restabelecido em 2014
10 Rubin 12 1 374 165 108 101 507-361 603 2 - 2
11 Rotor Volgograd 13 1 2004 402 151 109 142 562-506 562 - 2 1
12 Saturn Moscow Oblast 12 1 2010 360 120 121 119 396-378 481 - - -
13 Amkar 11 1 344 99 110 135 321-416 407 - - -
14 Moscow 9 1 2009 270 92 83 95 295-311 359 - - - Dissolvido em 2010
15 Shinnik Yaroslavl 10 4 2008 304 85 86 133 294-403 341 - - -
16 Kuban 8 5 254 70 85 99 270-335 295 - - -
17 Tom 8 2 2013–14 254 72 72 110 242-331 288 - - -
18 Chernomorets Novorossiysk 8 2 2003 248 74 65 109 274-357 287 - - -
19 Anji 7 2 224 73 66 85 247-265 285 - - 1
20 Terek 8 2 254 77 60 117 249-339 285 4 - - -
21 Ural 7 2 218 75 43 100 274-331 268 - - -
22 Lokomotiv Nizhny Novgorod 8 2 2000 248 68 63 117 233-356 267 - - - Dissolvido em 2006
23 Zhemchuzhina Sochi 7 1 1999 222 61 57 104 263-390 240 - - - Dissolvido em 2003 e 2013, restabelecido em 2007
24 Spartak Nalchik 6 1 2011–12 194 54 57 83 207-239 219 - - -
25 Krasnodar 4 1 134 60 33 41 201-166 213 - - 1
26 Energia-Tekstilshchik Kamyshin 5 1 1996 158 53 43 62 172-177 202 - - -
27 KAMAZ Naberezhnye Chelny 5 1 1997 162 51 32 79 198-253 179 5 - - -
28 Uralan Elista 5 2 2003 150 36 39 75 138-225 147 - - - Dissolvido em 2005, restabelecido em 2014
29 Luch-Energia Vladivostok 4 2 2008 124 34 32 58 116-187 134 - - -
30 Baltika Kaliningrad 3 1 1998 98 30 37 31 114-111 127 - - -
31 Fakel Voronezh 4 3 2001 124 31 29 64 101-175 122 - - -
32 Dynamo Stavropol 3 1 1994 94 27 23 44 94-125 104 - - - Dissolvido em 2014, restabelecido em 2015
33 Tyumen 5 3 1998 154 25 26 103 116-326 101 - - -
34 Volga Nizhny Novgorod 3 1 2013–14 104 25 16 63 87-171 91 - - -
35 Okean Nakhodka 2 1 1993 64 22 14 28 65-83 80 - - - Dissolvido em 2015
36 Khimki 3 1 2009 90 17 23 50 86-151 74 - - -
37 Asmaral Moscow 2 1 1993 60 19 11 30 74-102 68 - - - Dissolvido em 1999
38 Sokol Saratov 2 1 2002 60 17 13 30 55-87 64 - - -
39 Mordovia 2 2 60 16 10 34 52-100 58 - - -
40 Lada Togliatti 2 2 1996 64 10 16 38 42-105 46 - - -
41 Ufa 1 1 30 7 10 13 26-39 31 - - -
42 Arsenal Tula 1 1 2014–15 30 7 4 19 20-46 25 - - -
43 Sibir Novosibirsk 1 1 2010 30 4 8 18 34-58 20 - - -
Competindo na PLRF
Competindo na LNF (2ª divisão)
Competindo na LPF (3ª divisão)
Competindo nas ligas amadores (abaixo da 3ª divisão)
Extinto (veja as notas)
Notas
  1. Para os clubes que foram renomeados, é mostrado o nome deles na temporada mais recente da liga russa. Os membros atuais são listados em negrito.
  2. Inclui as eliminatórias do campeonato, não inclui as eliminatórias para o rebaixamento.
  3. Para os propósitos dessa tabela, cada vitória valeu 3 pontos. O sistema de 3 pontos foi adotado em 1995.
  4. O Terek perdeu 6 pontos em 2005.
  5. O KAMAZ-Chally perdeu 6 pontos em 1997.

Jogadores mais vezes campeões[editar | editar código-fonte]