Confederação de Futebol da Oceania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Campeonato de Clubes da OFC)
Ir para: navegação, pesquisa
Confederação de Futebol da Oceania
(CFO)
Oceania Football Confederation member associations map.svg

Fundação 1966
Tipo Desportiva
Sede Nova Zelândia Auckland, Nova Zelândia
Membros 14
Filiação FIFA
Presidente Malásia David Chung [1]
Sítio oficial Site Oficial

A Confederação de Futebol da Oceania (em inglês: Oceania Football Confederation ou OFC) é uma das seis confederações continentais de futebol internacional. É a autoridade máxima do futebol na Oceania e organiza as eliminatórias para a Copa do Mundo na região.

Ao contrário das outras confederações, a OFC não tem direito a uma vaga direta para o mundial, tendo o campeão das eliminatórias que disputar um jogo de repescagem contra uma seleção de outra confederação.

História[editar | editar código-fonte]

A ideia de uma federação do Pacífico surgiu primeiramente em 1964, quando o mundo do futebol estava reunido em Tóquio para os Jogos Olímpicos[2]. A confederação foi fundada em 1966, sendo os membros fundadores a Soccer Australia, New Zealand Soccer e Fiji Football Association.

A OFC se tornou uma confederação independente em 1996, com o propósito de classificação para a Copa de 1998, com apenas "meia vaga", ou o direito de competir em dois jogos, em ida-e-volta com o time que ficasse em quinto lugar nas Eliminatórias da Ásia.

A OFC e a sua "meia vaga" era lembrada pela maioria dos admiradores do futebol da Austrália como um impedimento para a classificação para a Copa do Mundo. O antigo capitão da Austrália, Johnny Warren, por exemplo, defendia abertamente que o país abandonasse a confederação da Oceania e que as duas melhores seleções da região (que seriam a Austrália e a Nova Zelândia) deveriam jogar pelas Eliminatórias da Ásia, onde teriam a chance de se classificar na seqüência de jogos ao invés de apenas em uma disputa tipo "mata-mata".

Em 24 de Maio de 2004, a Nova Caledônia se tornou o 12º membro da OFC. Em 2005, a confederação da Austrália entrou em negociação com a Confederação Asiática de Futebol com o objetivo de uma possível mudança da OFC para a AFC. Em 23 de Março, o comitê executivo da AFC aprovou de forma unânime a proposta da Austrália. O próximo passo na mudança da Austrália para a AFC foi o pedido formal para se desligar da OFC, que foi aprovado de forma unânime pelo comitê executivo da OFC em 17 de Abril. Em Julho, a FIFA aprovou a transferência e em 1 de Janeiro de 2006, a Austrália deixou a OFC e se filiou à AFC.

Na Copa do Mundo FIFA de 2010, a Nova Zelândia ficou em terceiro lugar em seu grupo, sendo eliminada na primeira fase, mas conquistando o feito de ser a unica seleção invicta da Copa, já que empatou os três jogos, entre eles um empate de 1 a 1 com a Seleção Italiana, que na época era a atual campeã.

Membros[editar | editar código-fonte]

Ao todo são 14 seleções afiliadas a OFC, porem três seleções são membros associados

Antigos membros[editar | editar código-fonte]

Não-membros[editar | editar código-fonte]

Representantes da OFC na Copa do Mundo[editar | editar código-fonte]

Desempenho em campeonatos internacionais[editar | editar código-fonte]

Este é o desempenho de seleções e clubes da OFC em campeonatos internacionais da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Comité Olímpico Internacional (COI) e outros:

Seleções[editar | editar código-fonte]

Clubes[editar | editar código-fonte]

*: classificação para a competição obtida antes da mudança para a AFC.
**: organizado pela FIFA.
***: Ao vencer a Liga dos Campeões da Oceania em 2000, o Wollongong Wolves, da Austrália, ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA de 2001. Porém, com a falência da ISL, empresa de marketing esportivo que, na ocasião, era parceira da FIFA, o campeonato foi cancelado e o Wollongong Wolves perdeu a chance de participar dessa competição[3]. Depois disso, o Wollongong Wolves não teve, até o momento, outra oportunidade de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1],Tudo sobre o Atual Presidente da CFO no site da entidade em inglês.
  2. OFC History (em inglês) Acesso em 08/04/16
  3. http://www.rsssf.com/tablesf/fifa-wcc01.html