Campus Regional de Goioerê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O Campus Universitário Regional de Goioerê é um dos campus da Universidade Estadual de Maringá, que apesar de levar o nome da cidade de Maringá, trata-se de uma universidade multicampi.

O Campus[editar | editar código-fonte]

Em 1986, a Universidade Estadual de Maringá começava a dar mostras de sua abrangência regional com a criação e a implantação de campus regionais.

Em 1991, no dia 10 de agosto, essa tendência ganhou consistência com a criação e a implantação do Campus Regional de Goioerê, com a inauguração do Bloco V02 com 958 m² de área física e dois cursos: Engenharia Têxtil e Licenciatura Plena em Ciências, por meio de um convênio envolvendo a Universidade Estadual de Maringá e um consórcio intermunicipal formado por sete municípios, a saber: Goioerê, Janiópolis, Moreira Sales, Juranda, Mariluz, Boa Esperança e Rancho Alegre.

Em 1992, iniciaram as aulas das primeiras turmas dos cursos de graduação em Engenharia Têxtil e Licenciatura Plena em Ciências.

Em 1999, é criado o Departamento de Engenharia Têxtil - DET, vinculado ao Centro de Tecnologia.

Em 2000, é criado o Departamento de Ciências - DCI, vinculado ao Centro de Ciências Exatas.

Em 2009, o departamento de engenharia têxtil implanta quatro laboratórios têxteis, com equipamentos modernos destinados ao ensino de vários componentes curriculares, com utilização em projetos de pesquisa e de extensão. A inauguração dos laboratórios vieram para acabar com a carência estrutural do curso e de recursos de ensino.

Em 2011, é inaugurado o bloco V09. com isso o campus passar a contar com uma área de 4.429,13 m². Com a inauguração do novo bloco, são criados novos cursos de graduação no campus, engenharia de produção e licenciatura em física.

Em 2012, é criado o primeiro curso de pós graduação do campus. Pós-graduação em Biologia e Conservação de Fauna Silvestre, vinculado ao Departamento de Ciências.


Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

Licenciatura Plena em Ciências
iniciou seu funcionamento em março de 1992, tendo como objetivo formar profissionais capacitados para ministrar as disciplinas de Ciências Físicas Biológicas e Matemática no ensino fundamental e disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências no ensino normal (magistério), foi o primeiro curso do gênero a ser implantado no Brasil, teve seu reconhecimento em 15 de Maio de 1997. É ofertado no período noturno, com 48 vagas e 4 anos de duração.


Engenharia Têxtil
teve seu funcionamento em março de 1992 e teve sua implantação motivada pela comunidade de Goioerê, que na época se destacava no ramo têxtil. O curso forma engenheiros têxteis com formação industrial, sendo o 2° curso nesta modalidade ofertado no Brasil, hoje o curso traz pessoas de várias partes do país, devido sua qualidade e estrutura de ensino. É oferdado no período integral (matutino e vespertino), com 52 vagas e 5 anos de duração.


Física - Licenciatura
foi apresentado oficialmente como a proposta mais viável para ser implantado no campus em 28 de Maio de 2.008, devido ao déficit de profissionais formados no Brasil, Paraná e na região de Goioerê, visando a suprir esta carência a Universidade aprovou a implantação do mesmo que teve seu primeiro vestibular em dezembro de 2010 e início previsto para março de 2011. O curso é ofertado no período noturno, com 45 vagas e 4 anos de duração.


Engenharia de Produção
o curso foi aprovado dias antes do início das inscrições para o Vestibular de Verão de 2.010, sendo apresentado neste mesmo ano como proposta para instalação.Aprovado pela instituição teve seu primeiro vestibular em dezembro de 2010 e seu início é previsto para março de 2011. É ofertado no período noturno, com 45 vagas e 5 anos de duração.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]