Can't Leave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Can't Leave (Sleepless Night)"
Canção de Shinee
do álbum Why So Serious? – The Misconceptions of Me
Lançamento 26 de abril de 2013
Formato(s) download digital
Gravação SM Studio em Seul, Coreia do Sul
Gênero(s) Soft pop
Duração 04:40
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição Im Kwang Ok, Matthew Tishler
Produção Lee Soo Man

"Can't Leave" (em coreano: 떠나지 못해; também conhecida como "Sleepless Night") é uma balada interpretada pela boy band sul-coreano Shinee. A canção foi incluída como faixa em seu terceiro álbum de estúdio Chapter 2. Why So Serious? – The Misconceptions of Me lançado em 26 de abril de 2013 sob o selo da SM Entertainment.[1] A canção foi escolhida como um dos singles promocionais do álbum.

Produção e antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Can't Leave" é uma canção pop-balada suave acompanhada por melodias agridoces de piano.[2] A canção foi produzida pelo compositor canadense, Matthew Tishler, em sua estreia com SHINee, embora já tivesse trabalhado com agência SM Entertainment antes. Tishler previamente coproduziu a canção "Don't Know What To Say" de BoA e "She" TVXQ. O produtor musical coreano Im Kwang Ok também trabalhou extensivamente na música. Seu companheiro de gravadora Shim Changmin do TVXQ escreveu a letra da canção. Choi Minho contribuiu para a parte do rap da canção, além de três outras canções do álbum.

A canção foi colocada como faixa no terceiro álbum de estúdio do grupo. "Can't Leave" fala sobre "duas pessoas que sabem que são ruim um para o outro, mas não consigo se separar".[3]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

O site de notícias DE K-Pop Allkpop comentou que a canção soava como algo que TVXQ poderia ter realizado. O crítico continua que "não pode deixar", em vista do estilo, foi a faixa mais fora colocado no projeto, uma vez que contou com vocais emocionais do grupo e harmonias apertados para realizá-lo, em vez de um arranjo dramático. "... a mudança reflete a honestidade da canção, em contraste com as visões distorcidas de outras músicas ..." concluiu o revisor.[3]

Seoulbeats estava satisfeito com a música, citando que "Can't Leave" não foi mais produzida, tinha instrumentação limpa e uma estrutura simples. O crítico apreciou as letras simples que falam de saudade e solidão, que na normalidade deve ser padrão estoque, mas "seguindo todo o às vezes metáforas trabalhou nas faixas anteriores, é como uma lufada de ar fresco". O blog também elogiou o "fluxo natural" da peça, a forma como os vocais ligeiramente sobrepostas, e que cada membro tem a chance de brilhar.[4]

Hallyu Smash! honrou a balada dando uma classificação 5 de 5, exclamando que "leva as pessoas às lágrimas". O crítico apontou o que combinava com a vibração de amor desesperado de álbum, mas não tem a escuridão de outras [faixas] e também elogiou as letras, dizendo que "todo o mundo pode se identificar com esses sentimentos de querer algo para trabalhar fora tão ruim ... e dói como nada mais quando se desfaz".[5] Dinoseoul disse que era sua faixa favorita do álbum e que o grupo não fez algo parecido em um longo tempo.[6]

Performances ao vivo[editar | editar código-fonte]

A primeira apresentação ao vivo de "Can't Leave" foi na 'Music Spoiler' Dream Girl premier e conferência de imprensa que foi gravado em 14 de fevereiro de 2013 a Olympus Hall, Gangnam District.[7] Foi a sua única canção a ser realizada a partir das 18 faixas que foram incluídos em suas duas partes do terceiro álbum de estúdio coreano sob o título de Dream Girl.[8] A canção também foi a única faixa da segunda parte do álbum a ser executada durante o Dream Girl Showcase, ao lado de músicas da primeira pate do álbum incluindo "Aside", "Beautiful" e "Dream Girl". O evento foi realizado em 20 de fevereiro de 2013 e transmitido ao vivo pela Naver em seu site.[9]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Gráfico Melhores posições[10]
Gaon Weekly singles [10] 100
Gaon Download Singles chart [10] 53

Referências

  1. «Why So Serious?: The Misconceptions of Me». iTunes. April 26, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  2. (em coreano) «Shinee Chapter 2. 'Why So Serious? - The misconceptions of me'». Naver. April 26, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  3. a b «[Review] SHINee 'Why So Serious? – The Misconceptions of Me' - Part II». Allkpop. May 4, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  4. «Chapter 2: Why So Splendid, SHINee Album?». Seoulbeats.com. May 3, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  5. «SHINee 'Why So Serious: Misconceptions of Me' Album Review». Hallyusmash.com. May 7, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  6. «SHINEE: CHAPTER 2. WHY SO SERIOUS? – THE MISCONCEPTIONS OF ME ALBUM REVIEW». Dinoseoul.com. May 3, 2013. Consultado em Jul 15, 2013  Verifique data em: |date= (ajuda)
  7. «SHINee Releases 'Music Spoiler' Videos from Premiere Event». M! Wave. February 18, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  8. «SHINee Reveals Their "SHINee Music Spoiler" Show». Soompi. February 19, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  9. «SHINee's 'Dream Girl' comeback showcase footage released». Allkpop. February 23, 2013. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
  10. a b c (em coreano) «Gaon Singles Chart». Gaon Chart. Consultado em July 15, 2013  Verifique data em: |access-date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]