Candido Koren de Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Candido Koren de Lima
Nascimento 1946
Quixadá
Cidadania Brasil
Filho(a)(s) Jorge Pinheiro Koren de Lima
Ocupação oncologista, empresário

Cândido Pinheiro Koren de Lima (Quixadá, 20 de julho de 1946) é um oncologista, genealogista, escritor e empresário brasileiro. Preside o Conselho de Administração do grupo Hapvida NotreDame Intermédica e é detentor de uma das maiores fortunas do Brasil, segundo a revista Forbes.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Presidente do Conselho de Administração e fundador da Hapvida NotreDame Intermédica, o médico oncologista Cândido Pinheiro, nasceu em 20 de julho de 1946, em Quixadá (CE). A história de sua vida é marcada pela dedicação à Medicina, desde que, em 1963, ingressou na Universidade Federal do Ceará.

Nos anos de 1970-1973, Dr. Cândido Pinheiro se dedica ao Hospital Aristides Maltez na Bahia e ao Hospital A.C. Camargo (Hospital do Câncer- São Paulo), onde concluiu sua residência médica em Oncologia. Lá, ele teve a oportunidade e o privilégio de ter como professor o médico Antônio Prudente, um dos fundadores do Hospital do Câncer de São Paulo.

Em 1979, Dr. Cândido Pinheiro retorna a Fortaleza e funda a Clínica Antônio Prudente, em homenagem a seu mestre e amigo. Pouco tempo depois, em 1986, a clínica transforma-se no maior hospital privado já construído no estado do Ceará.

Em 1993, a experiência em gestão hospitalar o impulsionou a um novo desafio: a criação da operadora de saúde Hapvida.

Em 2021, ele [2] e seus filhos - Jorge Fontoura Pinheiro Koren de Lima[3] e Cândido Pinheiro Koren de Lima Júnior[4] foram incluídos, pela revista Forbes, entre as pessoas mais ricas do Brasil. Em setembro de 2023, o patrimônio de Cândido (pai) era estimado em US$ 1.2 bilhão (cerca de R$ 5,5 bilhões).[5][1]

Dedicado há muitos anos ao estudo da genealogia das famílias nordestinas, Cândido ficou profundamente tocado ao descobrir as raízes judaicas sefarditas da sua própria família, por meio de ancestrais como: Abraham Sênior (Perez Coronel), Branca Dias, Simões Colaço e Brites Mendes de Vasconcelos, entre outros. Após tais descobertas, Koren converteu-se ao judaísmo. É o responsável pela Coleção Borges da Fonseca, sobre genealogia das famílias nordestinas,[6][7] uma das mais extensas já realizadas no Brasil - tanto sobre famílias nordestinas quanto sobre famílias de origem sefardita -, composta de 10 livros em 14 volumes.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua trajetória, a empresa realizou aquisições em diferentes regiões do Brasil e, em fevereiro de 2022, concretizou a maior fusão da história saúde suplementar, que levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina: a Hapvida NotreDame Intermédica.

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui, atualmente, mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências