Canela (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Canela, veja Canela (desambiguação).
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Canela é um bairro de classe média alta de Salvador onde estão localizados alguns centros médicos e um dos campus da UFBA.

História[editar | editar código-fonte]

Historicamente foi uma grande área de cultivo de hortaliças - a chamada Roça do Canela, pertencente à família Pereira de Aguiar, e, até os anos 1940, era possível ver vacas pastando no local. A ocupação urbana começou após a construção da casa do Barão de Sauípe e, nas primeiras décadas do século XX, foi construído o Colégio Nossa Senhora da Vitória (Maristas).[1] Ali também surgiram as primeiras oficinas para as carroças que distribuíam os produtos hortigranjeiros pela cidade.

Suas ruas principais convivem diariamente com um fluxo intenso de veículos, contrastando com a tranqüilidade de algumas vias secundárias. O canela é um bairro muito bem dotado de serviços, que respira cultura e que mistura uma arquitetura de casarões antigos com prédios modernos de classe média.[1]

Localização[editar | editar código-fonte]

Tem como sua principal via a Avenida Reitor Miguel Calmon, também conhecida como vale do Canela. É vizinho aos bairros de Campo Grande, Vitória, Graça e Garcia.

Referências

  1. a b «Canela». Cultura Todo Dia Gov. Consultado em 4 de novembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.