Canindezinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Canindezinho
—  Distrito do Brasil  —
Estado Ceará
Município Várzea Alegre
Criado em 1951
Limites Lavras da Mangabeira e Cedro

Canindezinho é um distrito pertencente ao município de Várzea Alegre no Ceará, situado na planície do vale do Riacho do Machado, tem como principal atividade econômica a agricultura de sub-existência da plantação de arroz. O acesso com a sede do município se dar pela BR 230 e estradas vicinais. Limita-se com a sede do município, distrito de Naraniu e distrito de Calabaça, além dos municípios de Cedro e Lavras da Mangabeira. Possui uma área de 120 km², com 25 localidades. É banhado pelos rios Riacho do Machado, Riacho do Mocotó e Riacho do Mudubim.

Características Geográficas[editar | editar código-fonte]

O distrito está localizado na região leste do município, a 25 Km da sede municipal. Com a toponímia: diminutivo de Canindé, em alusão às romarias e ao culto a São Francisco.

Na sua geografia consta, relevo: Serra de São Nicolau e Serrotes do Boqueirão e do Mudubim.

Padroeiro: São Francisco.

Turismo: Açude das Caraíbas, Dança do Reisado Congo, Berço do Compositor Zé Clementino.

História[editar | editar código-fonte]

Teve sua criação em 1951 através do decreto estadual N° 1153. Foi fundada por José Alves Teixeira (Zé Rogério). Além da família Rogério, que residia na sede do distrito, outras famílias contribuíram para o desenvolvimento da localidade como: Família Vieira (Várzea de Dentro, Lamarão e Canindezinho) Clementino (Juazeirinho), Bitu de Moraes (Jatobá) Grandes (Caraibas) e Correias (Olho D'Água).

Canindezinho é berço de grandes nomes como o compositor José Clementino e Deputado Joaquim de Figueredo Correia.

Localidades[editar | editar código-fonte]

Aba da Serra, Barreiros, Boa Sorte, Bom Jesus, Caiçara, Canindezinho (sede), Caraíbas, Carnaúbas, Exú, Jaburu, Jatobá, Juazeirinho, Lagoa Comprida, Lagoa da Pedra, Lagoa de Dentro, Lagoa dos Nunes, Lamarão, Olho D’Água, Pé-da-Serra, Peri Peri, Queixada, São Nicolau, Umari dos Carlos, Umburanas e Várzea de Dentro.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.