Canon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Canon (desambiguação).

  • Canon Inc.
  • キヤノン株式会社

Nome nativo キヤノン株式会社
Empresa de capital aberto
Slogan
Cotação
Indústria Eletrônicos
Fundação
  • 10 de agosto de 1937 (1937-08-10) (como Seikikōgaku kenkyūsho (em japonês: 精機光學研究所, Precision Optical Industry Co. Ltd.)
  • Tóquio, Japão
Fundador(es)
  • Takeshi Mitarai
  • Goro Yoshida
  • Saburo Uchida
  • Takeo Maeda
Sede Ōta, Tóquio, Japão
Área(s) servida(s) Mundo
Presidente Masaya Maeda
Pessoas-chave Fujio Mitarai (Presidente do conselho de administração e diretor executivo)
Empregados 197,673 (2017)[1]
Produtos
Divisões Unidade de escritório de negócios, unidade de consumo de negócios, indústrias e outras unidades de negócios
Subsidiárias Océ
Lucro ¥150.6 bilhões (2016)[2]
Faturamento ¥3.401 trilhões (2016)[2]
Website oficial http://global.canon/
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.

A Canon (キヤノン株式会社?) (Kyanon Kabushiki gaisha) é uma empresa multinacional japonesa que desenvolve e fábrica produtos como câmeras fotográficas, câmeras de vídeo, faxes, fotocopiadoras, escâneres, impressoras, sistemas de imagem, equipamentos ópticos para indústria de semicondutores, lentes profissionais para sistemas de envio de imagens, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Origens do nome da companhia[editar | editar código-fonte]

O produto original da companhia, a câmera "Kwanon", foi escolhido como uma homenagem à deusa budista da piedade absoluta, Kuan Yin.

O nome original era Seikikōgaku kenkyūsho. Depois modificado para "Canon". Escolhido por ter um som semelhante ao nome do primeiro produto, e pelo significado de "Kwanon" implicar em precisão, no que a empresa desejava associar.

Fundada em 1934, em Tokyo, Japão, criada por Takeshi Mitarai, com os funcionários da empresa (ainda pequena), o Laboratório de Instrumentos de Precisão (SKK) foi constituído em 1933 para especializar as câmeras fotográficas para melhorem suas qualidades, sendo importadas a alto preço pelos países distintos. O primeiro produto da empresa foi fabricado ainda quando a se chamava Kwanon, nome da antiga deusa da Ásia, e mais tarde a empresa foi se chamar Canon, traduzido pelos Webster's como "padrão de comparações", por causa da ambição de a empresa chegar ao padrão chamado de Alta Tecnologia.

Ideologia Empresarial[editar | editar código-fonte]

Sede da empresa em Tóquio

A Canon trabalha usando a filosofia Kyosei, que significa "viver e trabalhar juntos em busca do bem estar comum", acreditando no potencial das pessoas.[3] A Canon diz se destacar pela grande vontade de trabalhar dos funcionários, que segue a meta de "viver e trabalhar unidos para o bem-estar comum"..[4] A empresa também afirma que seu desempenho é resultado do investimento de 10% do lucro da venda de seus produtos, em pesquisas que aprimoram a fabricação de seus produtos.[4]

A Canon internacionalmente[editar | editar código-fonte]

As câmeras da série PowerShot são atualmente os produtos mais conhecidos da Canon

A Canon comercializa atualmente os seus produtos em mais de 200 países com aproximadamente 115 mil funcionários,[4] faturando cerca de 34 bilhões de dólares.[3] A Canon, assim como no Japão, vende câmeras, copiadoras, impressoras, equipamentos óticos e lentes para uso profissionais como as de emissoras de televisão e estúdios cinematográficos.

Nos Estados Unidos, é a segunda empresa que mais possui patentes. Para sustentar uma série de pesquisas diárias para aprimorar os produtos, a Canon usa 6 milhões de dólares. 67% do capital lucrado pela Canon, provem da venda de soluções corporativas.[3] Em 1996, a Canon lançou um Plano de Excelência Global para que em 2010 a empresa seja uma das 100 empresas que possuem os maiores índices de administração.

Em Portugal, estabeleceu-se em 2007 após a aquisição de 100% do capital da Seque (empresa de máquinas fotográficas) e da Copicanola (equipamentos e soluções para o sector empresarial).

Referências

  1. «Canon Historical Data (consolidated)» (PDF). Consultado em 9 de fevereiro de 2010 
  2. a b «Canon Annual Report» (PDF). Canon 
  3. a b c "Canon no Mundo". Canon.com. Visto em 25-07-08.
  4. a b c "Histórico". Canon.com. Visto em 25-07-08.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Canon

Ligações externas[editar | editar código-fonte]