Cantagalo (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cantagalo
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Cantagalo
Bandeira
Brasão de armas de Cantagalo
Brasão de armas
Hino
Gentílico cantagalense
Localização
Localização de Cantagalo no Rio de Janeiro
Localização de Cantagalo no Rio de Janeiro
Localização de Cantagalo no Rio de Janeiro
Cantagalo está localizado em: Brasil
Cantagalo
Localização de Cantagalo no Brasil
Mapa
Mapa de Cantagalo
Coordenadas 21° 58' 51" S 42° 22' 04" O
País Brasil
Unidade federativa Rio de Janeiro
Municípios limítrofes Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Estrela Dalva (MG), Itaocara, Macuco, Pirapetinga (MG), Santo Antônio de Pádua e São Sebastião do Alto
Distância até a capital 200 Km km
História
Fundação 9 de março de 1814 (210 anos)
Administração
Prefeito(a) Joaquim Augusto Carvalho de Paula (Guga) (PP, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 748,777 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 19 826 hab.
Densidade 26,5 hab./km²
Clima Tropical de Altitude (Cwa)
Altitude 391 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,779 alto
 • Posição 28º
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 392 281,266 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 19 144,08

Cantagalo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Sua população estimada em 2009 era de 20.540 habitantes, dividida nos distritos de Cantagalo (sede), Santa Rita da Floresta (2º Ditrito), Euclidelândia (3º Distrito), São Sebastião do Paraíba (4° distrito) e Boa Sorte (5° distrito).

Aspectos gerais

Localizado na microrregião Centro-Norte Fluminense e integrando a Região Serrana Fluminense e com sua topografia agraciada pela natureza e seu ar puro propicia um clima agradável, que vai do temperado ao frio, é cortada pela rodovia RJ-160. O município mantém o ar bucólico das pequenas cidades do interior, sua arquitetura, tradições culturais e religiosas.

Tem presença de um relevo fortemente ondulado ("mar-de-morros"), constituíndo as serras de Santa Rita da Floresta, Quilombo, da Batalha, Água Quente e Bela Vista.

Apresenta vegetação pobre, predominando os pastos, resultado do desmatamento das florestas de Mata Atlântica que outrora dominavam o espaço do município. Cantagalo faz, ainda, parte do sistema hidrográfico do Rio Paraíba do Sul com a presença do Rio Negro, do Ribeirão das Areias e do Córrego Itaoca.

Hoje tem na extração de calcários cristalinos a principal riqueza mineral, sendo explorados não só para a produção de cimento e cal, mas também como corretivo de solo.

Questões ambientais

Em 2008, um levantamento do IBGE aponta Cantagalo como o terceiro município em potencial poluidor da atmosfera no estado do Rio de Janeiro, com elevados índices de particulados finos (PM10), substâncias que causam danos à saúde respiratória e ao meio ambiente. São mais de 3,4 mil toneladas por ano de PM10 lançados no ar, além de outras cerca de 4 toneladas de dióxido de enxofre (SO2). IBGE/2007 [5].

Resíduos químicos tóxicos perigosos sendo trazidos de SP (e de outras localidades) para Cantagalo - RJ

Digite "Aterro Mantovani" no You Tube e veja um vídeo sobre essa situação em Cantagalo - RJ.

Há forte preocupação quanto aos danos cumulativos à saúde da população e ao meio-ambiente de Cantagalo, Cordeiro e Macuco sobre os resíduos químicos tóxicos perigosos que tem sido diariamente trazidos (até de SP) desde o início da década de 90 para essa região. Representantes da Sociedade Civil Regional e diversos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ indagam há muito tempo sobre qual seria a composição química desses resíduos químicos tóxicos que são destinados aos fornos, infelizmente sem nenhuma resposta. Em 2009, foi realizada uma Audiência Pública Municipal, com ampla presença da população local sobre este problema.[6]

História

Os primeiros habitantes do território de Cantagalo foram os índios Coroados e Goitacases, que desapareceram da região por volta de 1855. A colonização do local teve início em meados do século XVIII, em função da chamada “febre do ouro“, que atraiu aventureiros de todos os cantos, entre eles o português Manoel Henriques, conhecido como “Mão de Luva”. Ele deixou Minas Gerais acompanhado pelo seu bando em busca de vertentes dos córregos afluentes dos rios Macuco, Negro e Grande, com objetivo de conseguir riqueza fácil, através da garimpagem clandestina.

O bando de “Mão de Luva” localizou o lugar onde hoje se ergue a usina Cantagalo, dando origem à formação de um núcleo, que em 1794 já possuía cerca de 200 moradias, formando uma mistura de aventureiros efetivos do local.

Porém, a Coroa Portuguesa mantinha o monopólio de exploração dos garimpos. Por isso, por ordem de D. Luiz de Vasconcelos e Souza, Vice-Rei do Brasil, diversas diligências, foram efetuadas contra o grupo, o que culminou com a captura do renegado português e de seu bando.

A prisão dos aventureiros foi ocasionada por uma situação curiosa, que acabou por dar origem a atual denominação do Município. Depois de inúmeras batidas pelo mato, já bastantes cansados e desanimados, os agentes se preparavam para voltar, quando ouviram um galo cantar. Penetrando mais fundo na mata, encontraram, dormindo à sombra de uma árvore, um dos companheiros de “Mão de Luva”. Preso, mas diante da promessa de liberdade e dinheiro, ele denunciou seus companheiros, que foram capturados quase sem oferecer resistência. Manoel Henriques "O Mão de Luva" foi enviado, em degredo, para a África.

Verdade ou não, foi a partir de 1786 que a localidade passou a ser denominada de “Cantagalo”, em substituição ao seu antigo nome de “Sertões de Macacu”. Ainda motivados pela fama de possuir veios de ouro riquíssimos, outros aventureiros continuaram a chegar à localidade. Porém, apenas uma profunda decepção os esperava, pois constataram que os bandoleiros já haviam quase que esgotado completamente os pobres filões existentes na região. Porém, o crescimento de Cantagalo não foi interrompido pelo fim da febre do ouro. Se a terra era pobre em metais, por outro lado era extremamente fértil. Por isso sua região cobriu-se de imensas plantações de café, milho, feijão, cana-de-açúcar, mandioca, etc, transformando a localidade em uma das mais importantes da província. Tanto, que no seu período áureo, ela chegou a ser chamada de Celeiro da Terra Fluminense. Com o crescimento do setor agrícola, entra em cena a mão-de-obra escrava e o elemento negro, que representou papel importante na formação do patrimônio social e econômico da região.

Clima

O clima é Tropical de Altitude. Apresenta regime alternando de estação chuvosa com estação seca, com mais de 80% de precipitações no verão, enquanto que a temperatura, na média, oscila entre 19 °C a 26 °C é melhor visitar o Morro quando está no inverno para ter uma noção sobre o que os moradores passam ...

Dados estatísticos

Saúde

Segundo dados do ano de 2008, a cidade possui uma unidade Hospitalar contando com 48 leitos hospitalares e 28 Unidades Ambulatoriais.

Educação

A cidade conta com 22 escolas municipais, 23 escolas estaduais, e 2 escolas particulares.

Alfabetização

A População residente com 10 anos ou mais alfabetizadas é de 14.487. A taxa de alfabetização das pessoas residentes com 10 anos ou mais é 88,60%.

Agências bancárias

A cidade de Cantagalo conta com quatro agências bancárias, uma (1) agência do Banco do Brasil, uma (1) agência da Caixa Economica Federal, uma (1) agência do Bradesco, e uma (1) agência do Itaú.

Obs.: Essas informações estão fundadas em dados do IBGE e da Base de Informações Municipais – Malha municipal digital (2005).

Atrativos turísticos

O centro do município de Cantagalo é rico em construções históricas do ciclo do café no Vale do Paraíba. Exemplos são a Igreja Matriz, o prédio da Câmara Municipal (onde antes era um famoso hotel), a Rua Direita e alguns dos seus casarões remanescentes, o Templo Maçônico, a Casa de Caridade (Hospital Municipal), o Jardim Euclides da Cunha, a praça XV de Novembro (hoje denominada João XXIII), o Fórum.

Palacete do Gavião

O Palacete do Gavião, como era outrora conhecido, fica a 2 km da cidade. Foi a mais importante das muitas fazendas pertencentes a Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo. O palácio por sua importância arquitetônica padroniza o apogeu cultural do ciclo do café na serra fluminense. Era a intenção do Barão fazer do local o Paço Municipal de Cantagalo, plano que não se concretizou. Está localizado no alto de uma colina, ladeado de palmeiras. É uma construção neoclássica, pintada rosa claro. Há uma planície que se estende diante do palacete por alguns quilômetros e no lado oposto, em direção a Cantagalo, até a Caixa de Despejo. Esta é uma remota recordação de Jean Nicolas, canalizador da água e esgotos da cidade, quando a febre amarela destruiu parte de sua população. A fachada frontal possui colunas de granito e soberba escadaria. Há ainda uma outra fileira de colunas remanescentes da lateral esquerda, com 12 m de altura. É uma construção térrea com porão alto. Diversas portas em folha dupla com caixilho de vidro, balaustres e molduras das portas e janelas em cantaria (pedra lavrada). O telhado em telha canal, escondido por platibanda. O palacete foi construído em torno de 1860, suas paredes ainda possuem vestígios de antiga pintura á óleo e na sala de jantar destacam-se os motivos de peixes, aves e frutas, trabalho artístico realizado por pintor trazido da corte especialmente para executar esse hábil trabalho. O projeto foi do arquiteto alemão Carl Friedch Gustavo Wehmelt que construiu não só o Palacete Gavião e o atual Palácio do Catete. Não é aberto a visitação, mas consta que possui parte do admirável mobiliário do período de sua construção. Cita-se cama de cedro com emblema imperial, onde D.Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina dormiram por ocasião da visita ao Palacete em 1883. Na capela, em intenção de Nossa Senhora da Conceição, pequeno quadro com autorização manuscrita de D.Pedro II, para ser rezada missa no local na ocasião da visita do casal imperial. Depois do almoço, o casal seguiu viagem utilizando o ramal férreo pertencente ao Barão em direção a São Fidélis. No travesseiro no qual repousa a cabeça do Imperador, em seu túmulo, foram colocadas terras do Palacete do Gavião. Foi um último desejo do Imperador atendido pelos descendentes do barão de Nova Friburgo. O palacete pode ser apreciado da RJ-160.

Cachoeira da Fazenda do Sossego

Horário: Permanente. Cachoeira com aproximadamente 4m de altura, rodeada por vegetação abundante. Queda de 3m. Acesso difícil. Localizado ao lado do Km 3 de Estrada Mauá-Votorantim.

Cachoeira da Fazenda Santa Bárbara

Horário: Permanente Acesso: A partir de Jacaré, dobra-se à direita na RJ-170 e à direita novamente na Rodovia Municipal CAN-008 onde a cachoeira está localizada. A cachoeira localiza-se entre montanhas recobertas de vegetação rasteira, ladeada por mata abundante e bambuzais. Formada pelo Córrego de Santa Bárbara, neste ponto apresenta uma piscina natural de 3m por 15m, de águas escuras e tépidas, muito utilizada para banhos. Suas águas continuam seu curso, registrando-se a seguir um grande desnível, que forma uma corredeira de aproximadamente 80m de extensão além de outra pequena piscina natural de 4m por 3m. Essa parte da corredeira se destaca pela sua beleza e pode ser avistada da estrada, não havendo porém condições de ser utilizada para banhos nem como escorregas.

Cachoeira Ronca-Pau

Horário: permanente A cachoeira está localizada em um vale parcialmente arborizado, apresentando no final das quedas uma área mais plana e ao fundo montanhas cobertas de vegetação rasteira. Formada pelas águas do Rio Negro, que após um percurso calmo e amplo pela planície passam por um afunilamento através de um canal natural de aproximadamente 2 m. de largura. Neste ponto projetam-se em uma grande área formando quedas dágua sucessivas por uma extensão total de 100 m., seguida de uma ampla piscina natural circundada por vegetação abundante, com aproximadamente 10 m. de diâmetro. Suas águas escuras e frias são propícias para banhos. Em época de chuvas, as águas se tornam barrentas e não são recomendadas para banhos. O acesso atual é pela estrada, cuja entrada se torna um mirante bastante aprazível.

Corredeira Sete Quedas

Horário: Permanente Trecho encachoeirado do Rio Negro. Volume dágua permitindo esportes como natação, boia-cross e canoagem. Rodeado de vegetação rasteira e, em alguns pontos, bambuzais. Apoio de pequeno bar, que nos fins de semana serve bebidas e petiscos. Pequena ponte sobre as corredeiras diante de 2 palmeiras imperiais e vista dos arredores.

Gruta da Pedra Santa

Horário: Atualmente não possui infra-estrutura básica para visitação. A gruta da Pedra Santa de formação calcária fica localizada num vale entre montanhas de topos arredondados e altitudes em torno de 300 m. A vegetação predominante é rasteira à sua volta, basicamente composta de gramíneas. A entrada da gruta se apresenta como uma fenda, inclinada para a esquerda. As grutas calcáreas formam-se através da infiltração da água que penetra no subsolo e age quimicamente sobre a rocha, dissolvendo-a e dando origem a túneis, que constituem finalmente os salões. Do teto, fluem incontáveis gotas de carbonato de cálcio, que ao cair formam gotas pontiagudas que crescem e se unem com as do teto, formando colunas. Uma dessas colunas possui uma circunferência de aproximadamente 3 metros. A gruta da Pedra Santa apresenta uma dissolução de calcário em formas variadas e coloridas; nos diversos salões o chão e o teto são formados por estalactites e estalagmites. Dentro da gruta há uma escuridão total e nos salões mais afastados a respiração torna-se difícil. As diferenças de níveis entre os salões variam de 30 centímetros a 7 metros e a ligação entre eles é feita por túneis, corredores e chaminés. À luz de lanternas, as formações calcárias aparecem em várias tonalidades de cores, do preto ao branco, sobressaindo as matizes rosa e verde. Possui 20 salões, além de túneis e chaminés; a soma dos comprimentos das galerias assinala um total de 143,90 m., porém há lugares ainda por explorar. A gruta não possui infra-estrutura turística como iluminação, corrimão, escadas ou passarelas. Consta que a gruta foi descoberta por Justin Norbert e, em 1959, redescoberta pelo jornalista Sebastião Antonio Bastos de Carvalho e seu companheiro, o fazendeiro Bento Luiz Lisboa. Fonte: CEPEC www.nitcult.com.br/cepec.htm

Gruta do Novo Tempo

A Gruta do Novo Tempo tem 140 m comprimento e chama atenção pelas suas peculiaridades, destacando-se: suas dimensões, a sua beleza interior e exterior, as artes cênicas (figuras) presentes, a diversidade do seu entorno (rio, matas...), salões com estalactites estalagmites. Ecossistema da região razoavelmente preservado sem degradações. Bacias de Travertino, as figuras se assemelham a lagoas ou represas. Foi descoberta, fotografada e mapeada em setembro de 1991 pelo jornalista Sebastião Antonio Bastos de Carvalho e sua mulher, Rosa Maria Rossi de Carvalho, que lhe deram a denominação até hoje adotada. Fonte: CEPEC www.nitcult.com.br/cepec.htm


Serra das Águas Quentes

Horário: Permanente Acesso: Da RJ-160 até a localidade de Aldeia, seguindo à direita pela RJ-152 até o distrito de Euclidelândia e novamente à direita pela Rodovia Municipal CAN-200 até a Serra. Divisa das águas do Rio Negro e do Ribeirão das Areias estendendo-se até o município de Itaocara, está localizada a leste dos distritos de Euclidelândia e Boa Sorte. Possui altitudes em torno de 500m e um relevo com curvas pouco mais acentuado que as demais serras da região. A Serra das Águas Quentes tem extensão aproximada de 30 km, de formação calcária e composta de vegetação rasteira e de pequeno porte, o que a torna diferente das outras serras da região. Circundando a serra pode se avistar o rio Negro, o Ribeirão das Areias, parte de Euclidelândia, parte de Boa Sorte e o recorte da Serra do Mar, mais ao fundo. O atrativo se identifica como local para se apreciar a paisagem da região em torno.

Reserva Ecológica Municipal dos Cambucás

Acesso - Estrada Fazenda da Batalha. A reserva Ecológica Municipal dos Cambucás foi criada pela Lei 18/89 - 12 outubro de 1989. Sua localização fica na serra da fazenda Batalha circundada por uma vegetação com flora e fauna abundante que poderá conviver em harmonia com o ser humano. O local possui 549.000 m² e está situada entre as fazendas da Batalha e Lavrinhas, onde existe animais nativos de pequeno porte, aves variadas, árvores frondosas, madeiras de lei ainda resquício da mata atlântica. Este terreno foi doado a Prefeitura pelo Sr. Antônio Ribeiro Moraes. Existe um manancial de água potável que abastecia a cidade, hoje serve de bebedouro para os pássaros e animais que ali fazem seu habitat.

Serra Jacy Baptista

Horário: Permanente Acesso: Da RJ-160 até a localidade de Aldeia seguindo pela RJ-152, à esquerda, e pela Rodovia Municipal CAN-104 de onde se avista a serra. Com altitudes variando de 619m a 699m, a serra possui vegetação característica da região; mata atlântica nos pontos culminantes e áreas de pastagens onde predominam as baixas altitudes. Do alto da serra pode se avistar parte do distrito de Euclidelândia e o vale do rio Negro. A serra é conhecida como área utilizada para a prática de caça, mas atualmente a temporadas estão fechadas.

Rio Negro

O Rio Negro nasce no município de Duas Barras e em Cantagalo percorre o Distrito-sede e Euclidelândia continuando seu curso pelos municípios de Itaocara e São Sebastião do Alto, indo a diante juntar-se ao Rio Grande para formar os Dois Rios. O local com maior interesse turístico encontra-se junto a margem direita da RJ 152, quando as suas águas formam a Cachoeira Ronca-Pau. Neste ponto seu entorno é constituído de vegetação característica de beira de rio onde se destacam os lírios, com suas flores alvas e perfumadas. Suas águas se apresentam escuras e frias. Não é navegável, nem possui praias que se destaquem em toda sua extensão.

Rio Paraíba do Sul

Horário: Permanente Acesso: Na RJ-160, em Jacaré, dobrar à direita seguindo pela RJ-170 até São Sebastião do Paraíba, de onde se avista o Rio. O Rio Paraíba do Sul faz limite entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, atravessando todo o distrito de São Sebastião do Paraíba, ao norte de Cantagalo. Suas margens nesse ponto são descampadas com vegetação predominante de pastagens. Tem numerosas ilhas que servem, geralmente as maiores, como invernada de gado. Em época de vazante a imagem que se tem do atrativo modifica-se pois o grande número de ilhotas e bancos de areia afloram em seu leito. O volume das águas, tépidas e escuras, também se altera bastante em época de chuvas. No seu percurso no município de Cantagalo não há registro de quedas dágua significativas. É navegável apenas por canoas e barcos pesqueiros que trafegam ligando comercialmente os distritos de Cantagalo (RJ) a Formiga (MG). As modalidades de pesca mais praticadas são a de linha, rede e tarrafa, para a captura de espécies como o dourado, manjubinha, cascudo e em maior abundância a carpa. À direita, ao longo do Vale do Paraíba, pode ser avistado o belo recorte do conjunto de serras como a Serra do Queira Deus, Serra da União, Serra São Primo, Serra da Fortaleza e Serra do Cascalho, conhecidas nessa região como Serra do Paraíba.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Horário: Domingo horário da missa, às 07:30 e às 19:00h. A Paróquia do Santíssimo Sacramento foi criado em 1806, por ato de D. Pedro I. A igreja atual foi construída em 1876 e dedicada ao S. Sacramento, no reinado de D. Pedro em uma de suas visitas à Cantagalo ele determinou que se fizessem as imponentes colunas do altar-mor e as três demais obras de entalhe. A igreja foi construída por uma comissão presidida pelo Barão de Cantagalo- Augusto de Souza Brandão - durante o período de 1867 e 1876. Construção do final do século XIX, com nave única e altar-mór. Sua fachada principal é composta no primeiro pavimento de um vão em arco pleno e porta principal em madeira recuada. No segundo pavimento, porta em verga em arco pleno e sacada e corpo principal composto de vão em arco pleno encimado por relógio. O acabamento da torre é composto de telhado em quatro águas encimado por uma cruz. Foi restaurada em 1951, 1989 e 2009.

A Igreja Matriz está localizada no centro urbano do distrito sede. O seu entorno é composto da Praça João XXIII, do Fórum, além de casas comerciais e residenciais. Foi construída, à sua frente, uma pequena praça, calçada, com bancos dispostos lado a lado, em homenagem ao Cônego Crescêncio Lanciotti. A paróquia foi criada em 1806, por ato de D. Pedro I, pertencendo ao então bispado do Rio de Janeiro e com o nome de são Pedro de Cantagalo. A Igreja atual foi construída em 1876 e dedicada ao Santíssimo Sacramento. No reinado do Imperador D. Pedro II, por ocasião de sua visita a Cantagalo, determinou ele que se fizessem as imponentes colunas do Altar-Mor e as demais obras de entalhe. Os diversos vigários, que se sucederam, procuraram embelezar o templo, recebendo menção especial as obras realizadas pelo Vigário Padre Laureano Peixoto, no ano de 1926. A Igreja Matriz foi construída por uma comissão presidida pelo Barão de Cantagalo - Augusto de Souza Brandão - durante o período de 1867 e 1876. Construção típica do final do século XIX, com nave única e altar-mor. Sua fachada principal é composta no 1º pavimento de um vão em arco pleno e porta principal em madeira recuada. No 2º pavimento, porta com verga em arco pleno e sacada e o corpo principal composto de vão em arco pleno encimado por relógio. O acabamento da torre é composto de telhado em quatro águas encimado por uma cruz. Foi restaurada em 1951, 1989 e 2009.

Museu Casa Euclides da Cunha

Horário: Permanente Casa Euclides da Cunha, fundada em 03/10/1965, onde abriga o encéfalo do grande escritor de Os Sertões, desde 10/09/1983 faz parte do arcevo o encéfalo do ilustre escritor cantagalense e todas as suas obras, documentos e pertences.

Memorial Euclides da Cunha

Horário: Agendar visita O memorial Euclides da Cunha, está localizado na Fazenda da Saudade em Euclidelândia 3º Distrito de Cantagalo, onde o grande escritor de Os Sertões, nasceu. Em 1996 foi inaugurado em sua homenagem no local do seu nascimento, o memorial. O local é de propriedade da fábrica de cimento Mauá, CONCREBRÁS S/A. Grupo Lafarge.

Bairros

  • Passos dos Reis;
  • São José;
  • Santo Antônio;
  • Cantelmo;
  • Quinta dos Lontras;
  • Parque das Árvores;
  • Novo Horizonte;
  • Triângulo;
  • São Pedro;
  • Chácara da Banheira;
  • São João;
  • Morada do Sol;
  • Nova Era;
  • Vila Bella;
  • Flamenguinho.

Distritos

Transportes

Além da estação rodoviária, foi criada em 5 plataformas na Rodoviária de Cantagalo e inaugurada no dia 2 de outubro de 1982.

A frota é composta por 321 automóveis, 40 caminhões, 5 micro-ônibus, 18 ônibus

Personalidades cantagalenses

  • Euclides da Cunha, Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866. Foi escritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro, tendo se tornado famoso internacionalmente por sua obra-prima, “Os Sertões”, que retrata a Guerra dos Canudos. Nasceu no atual 3° Distrito, Euclidelândia.
  • Rodolpho Albino, Rodolpho Albino Dias da Silva, farmacêutico e militar brasileiro, nasceu em Cantagalo (RJ) no dia 5 de agosto de 1889 e faleceu precocemente em 7 de outubro de 1931, aos 42 anos. O ilustre cantagalense dá nome à Biblioteca Rodolpho Albino, fundada em 1929, e oficialmente inaugurada na atual sede da Associação Brasileira de Farmácias (ABF), em 13 de janeiro de 1951. Seu nome foi escolhido por ter sido ele ex-presidente da ABF e ilustre farmacêutico. Ele dedicou toda sua vida ao estudo de plantas, drogas e substâncias, não apenas pelo engrandecimento da área farmacêutica, mas de toda a sociedade. É autor da mais importante obra da literatura farmacêutica brasileira, a Farmacopéia Brasileira, um marco da literatura científica. O pesquisador também possuía características anônimas, como as de caricaturista e poeta.
  • Rogéria, Rogéria é o nome artístico de Astolfo Barroso Pinto, que nasceu em Cantagalo (RJ) no dia 25 de maio de 1943. Artista internacional, foram muitas as incursões de Rogéria nos palcos do Brasil e do mundo. Presença marcante no cinema, teatro e na televisão brasileiros.
  • Luma de Oliveira, uma empresária, antigo modelo e atriz brasileira
  • Ana Caroline Guimarães, O mais famoso Travesti do Brasil

Cultura

Escolas de Samba

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. «Potencial de poluição industrial do ar no estado do Rio concentra-se em 4 municípios». IBGE. Consultado em 05 de junho de 2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Prefeitura Municipal de Cantagalo: Audiência pública sobre queima de resíduos industriais leva à criação de comissão para acompanhar o processo recuperado 5 de agosto 2011