Sidrolândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Capão Seco (Sidrolândia))
Sidrolândia
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Sidrolândia
Bandeira
Brasão de armas de Sidrolândia
Brasão de armas
Hino
Gentílico sidrolandense[1]
Localização
Localização de Sidrolândia em Mato Grosso do Sul
Localização de Sidrolândia em Mato Grosso do Sul
Localização de Sidrolândia em Mato Grosso do Sul
Sidrolândia está localizado em: Brasil
Sidrolândia
Localização de Sidrolândia no Brasil
Mapa
Mapa de Sidrolândia
Coordenadas 20° 55' 55" S 54° 57' 39" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso do Sul
Municípios limítrofes Norte: Terenos;
Sul: Rio Brilhante;
Leste: Campo Grande e Nova Alvorada do Sul;
Oeste: Maracaju e Dois Irmãos do Buriti
Distância até a capital federal: 1 094 km
estadual: 72 km[2]
História
Fundação 31 de março de 1942 (82 anos)
Emancipação 11 de dezembro de 1953 (70 anos)
Administração
Distritos
Prefeito(a) Vanda Cristina Camilo[3] (PP, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [4] 5 265,695 km²
 • Área urbana  est. IBGE[5] 10,88 km²
População total (estimativa IBGE/2021[6]) 47 118 hab.
 • Posição MS: 8º
Densidade 8,9 hab./km²
Clima Tropical (Aw)
Altitude [7] 484 m
Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)
CEP 79170-000
Indicadores
IDH (PNUD/2013[8]) 0,686 médio
Gini (est. IBGE 2003[9]) 0,430
 • Posição MS: 26º
PIB (IBGE/2020[10]) R$ 2 709 872,55 mil
 • Posição BR: 393º MS: 13º
PIB per capita (IBGE/2020[10]) R$ 45 740,11

Sidrolândia é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. A cidade se desenvolveu graças a três grandes aspectos: o primeiro por ficar a menos de 100 km da capital de Mato Grosso do Sul; o segundo foi graças à agropecuária e o terceiro e mais importante foi por ser ponto de passagem para a ferrovia NOB, que vinha de São Paulo via Campo Grande.

O município é o 393º mais rico do Brasil e o 393º mais rico do interior brasileiro. No estado está em 13º lugar.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O município de Sidrolândia está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, à região Centro Norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Campo Grande) e próximo da fronteira com o Paraguai. Possui latitude de 20º55’55” Sul e longitude de 54°57’39” Oeste. Localiza-se a 1094 km de Brasília e 72 km de Campo Grande, capital do Estado, tendo os principais acessos asfaltados.

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Solo

Verifica-se a ocorrência predominante de Latossolo de textura argilosa, normalmente de elevada fertilidade natural, há ocorrência expressiva de Latossolo Vermelho-Escuro de textura média associado a Neossolos, ambos com baixa fertilidade natural. Ocorrência de manchas de Neossolos.

Seu solo é 65% argiloso, 22% misto e 13% arenoso.

Relevo e altitude

Com altitude de 484 metros, é 22% plano, 60% levemente ondulado, 10% ondulado e 8% acidentado.

O município de Sidrolândia encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, dividindo-se em duas unidades geomorfológicas: Planalto de Dourados e Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo e Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, com a unidade Terceiro Patamar da Borda Ocidental.

Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência clima tropical (AW). Clima Predominantemente chuvoso de savana, sendo úmido a sub-úmido. Os meses mais secos são junho, julho e agosto e os mais chuvosos, novembro, dezembro e janeiro. A precipitação pluviométrica varia de 1.500 a 1.750mm anuais e são regulares, com período seco, inferiores há quatro meses, correspondendo à deficiência hídrica de 350 a 500mm. O excedente hídrico anual é de 800 a 1.200mm durante cinco a seis meses

Possui temperaturas que variam de 22 a 35 graus.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios do município:

  • Rio Anhanduí: afluente pela margem direita do rio Pardo. Conhecido também por Anhanduí-Guaçu (ou Açu), com 390 km de extensão e 70 km navegáveis. Nasce da confluência dos córregos Prosa e Segredo, no centro da cidade de Campo Grande. Faz divisa com o município de Campo Grande.
  • Rio Brilhante: rio formador, com o rio Dourados, do rio Ivinhema. Limite entre os municípios de Maracaju e Sidrolândia.
  • Rio Serrote: divide os municípios de Sidrolândia e Rio Brilhante.
  • Rio Vacaria: afluente pela margem esquerda do rio Brilhante, nasce próximo à área urbana de Sidrolândia. Limite entre os municípios de Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul.
Vegetação

A cobertura vegetal original do município era o Cerrado aberto denso (Cerradão) e a floresta Aluvial, que ocupavam as margens dos cursos d'água. Atualmente estas formações deram lugar às pastagens plantadas e lavouras e há poucas áreas onde pode ser encontrado o Cerrado original.

Sidrolândia tem como cobertura vegetal também uma densa formação de erva-mate.

Geografia política[editar | editar código-fonte]

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado).

Área

Ocupa uma superfície de 5 286,490 km².

Subdivisões

Sidrolândia tem dois distritos além da sede: Capão Seco e Quebra Coco.

Arredores

Ao norte com o município de Terenos, ao sul com o município de Rio Brilhante, a leste com o município de Campo Grande e a oeste com o município de Maracaju e Dois Irmãos do Buriti.

História[editar | editar código-fonte]

A região do município de Sidrolândia, apesar de ser conhecida desde o início do século XVII, quando foram devassados pelos sertanistas bandeirantes, passaram apenas a ser povoadas com a chegada da família do sertanista mineiro Gabriel Francisco Lopes, que trouxe seu sogro Antônio Gonçalvez Barbosa, além de seu irmão Inocêncio Barbosa. Em meados do século, eles estabeleceram as primeiras fazendas de gado na região, que, com a abundância de pasto e qualidade e fertilidade do solo, prosperaram com rapidez. Com isso, a região acabou atraindo outros migrantes que se radicaram dedicando-se especialmente a criação de bovinos. Segundo o Relatório do Coronel Henrique Rohan do Governo da Província de Mato grosso, Ricardo José Gomes Jardim, em 1845 a área que compreende os rios Vacaria e Anhanduí (rios que banham atualmente o município de Sidrolândia) já possuia mais de 100 habitantes. Apesar de o povoamento do atual município de Sidrolândia se dever à família Barbosa, que anos depois partiram para povoarem outros rincões do Sul de Mato Grosso e instalaram fazendas para a criação de bovinos e criação de novos povoamentos, a fundação de Sidrolândia foi estabelecida por Vicente de Brito, que era tronco da família Brito e José Pereira Martins, que fundaram suas fazendas na região em 1870, logo após a Guerra do Paraguai. Em 1872 chegava o cuiabano Hermenegildo Alves Pereira para fundar outra fazenda, a Ponto Alto. Um dos filhos de Vicente de Brito, Porfírio, fundou mais quatro fazendas e fez de tudo para evitar a debandada de seus descendentes. Uma das filhas de Porfírio casou-se com Sidrônio Antunes de Andrade, que era catarinense de Lages.

Anos mais tarde, em função da morte de sua esposa, em 1926, Sidrônio resolveu lotear a fazenda São Bento, que recebeu de herança, mas que acabou concretizando apenas em 31 de março de 1942, quando colocou para vender seus lotes já muito demarcados, e batizou a nova povoação de Sidrolândia. A partir daí, o núcleo começou a se desenvolver rápido e surgiram várias construções residenciais e muitos estabelecimentos comerciais. Em 25 de abril de 1944 foi inaugurada na povoação de Sidrolândia, com o nome de Estação de Anhanduí, a estação telegráfica e ferroviária da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, num ramal que liga Campo Grande à Ponta Porã, se transformando num dos esteios do progresso da nova localidade. A localidade desenvolveu-se de tal forma que levou o Governo do Estado a criar, pela Lei nº 207 de 1 de fevereiro de 1948, o Distrito de Paz de Sidrolândia, tendo como primeiro Juiz de Paz Abílio dos Santos e Lucas do Vale, que foi nomeado escrivão do primeiro cartório, fundado em 19 de março de 1949. Em 11 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 684, é elevado a categoria de município, desmembrado de Campo Grande e instalado em 1 de janeiro de 1954. Em 18 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 1160, é criado o Distrito de Capão, que é incorporado ao Município de Campo Grande. Com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, em 1977, houve um desenvolvimento maior em razão de se localizar próximo à capital do estado, Campo Grande. No mesmo ano é reincorporado a Sidrolândia. Em 15 de julho de 1997 é criado o distrito de Quebra Côco.

Nome[editar | editar código-fonte]

O topônimo é uma homenagem ao seu fundador, Sidrônio Antunes de Andrade, que veio de Lages, Santa Catarina

Economia[editar | editar código-fonte]

Setores da economia local são as industrias de têxtil e alimentício.

Domicílios[editar | editar código-fonte]

Domicílios de Sidrolândia
Total de domicílios 15 042 domicílios[11]
Domicílios particulares 15 033 domicílios
Domicílios coletivos 9 domicílios
Domicílios por rendimento[12]
Mais de 5 salários

1,85 %

De 2 a 5 salários

7,02 %

De 1 a 2 salários

19,70 %

De 0,5 a 1 salário

32,92 %

De 0,25 a 0,5 salários

22,60 %

Até 0,25 salários ou sem rendimento

15,92 %

Domicílios por classe social[12]
Classe A

1,85 %

Classe B

7,02 %

Classe C

52,62 %

Classe D

22,60 %

Classe E

15,92 %

Classe alta (A - B)

8,87 %

Classe média (C - D)

75,22 %

Classe consumidora (A - B - C - D)

84,09 %

Classe periférica (E)

15,92 %

Referências

  1. «Gentílico dos municípios de Mato Grosso do Sul - IHGMS (PDF)» (PDF) [ligação inativa]
  2. «Mapas e rotas». Guia 4 Rodas. Consultado em 3 de novembro de 2011 
  3. «Vanda Camilo é eleita nova prefeita de Sidrolândia com com 52,40% dos votos». Acritica Net. Consultado em 13 de junho de 2021 
  4. IBGE (2022). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 7 de agosto de 2023 
  5. «Diretoria de Geociências, Coordenação de Meio Ambiente, Áreas Urbanizadas do Brasil». Diretoria de Geociências, Coordenação de Meio Ambiente, Áreas Urbanizadas do Brasil 2019. Consultado em 7 de agosto de 2023 
  6. «Estimativa populacional 2021 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de agosto de 2021. Consultado em 7 de agosto de 2023 
  7. «Mato Grosso do Sul». Embrapa. Consultado em 19 de julho de 2011 
  8. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  9. «Indice GINI». Cidade Sat. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2000. Consultado em 6 de agosto de 2011. Arquivado do original em 30 de abril de 2012 
  10. a b «Posição ocupada pelos maiores municípios em relação ao Produto Interno Bruto». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2020. Consultado em 7 de agosto de 2023. Arquivado do original em 5 de agosto de 2020 
  11. «População do Brasil» (PDF). Domicílios particulares permanentes. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2010. Consultado em 5 de agosto de 2011 
  12. a b «Classes sociais do Brasil». Domicílios particulares permanentes, por classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Resultados Preliminares do Universo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2010. Consultado em 3 de agosto de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons