Capela de Nossa Senhora da Encarnação (Leiria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Disambig grey.svg Nota: Para a capela da Praia do Carvoeiro, veja Ermida de Nossa Senhora da Encarnação.
Capela da Nª Srª da Encarnação vista do sul
Escadaria da capela, com vista para a cidade

A Capela de Nossa Senhora da Encarnação, ou Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, situa-se em Leiria, Portugal.

A igreja foi construída no monte de São Gabriel,[desambiguação necessária] sobre uma ermida com o mesmo nome.

Reza a lenda que a igreja foi construída porque em 1588 uma mulher inválida, de nome Susana Dias, ter sida levada para a ermida lá existente, tendo levantado e começado a andar assim que entrou nela. A população imediatamente juntou-se para aumentar a ermida para a capela que hoje vemos.[1]

A igreja actual foi construída em 1588, tendo uma construção neoclássica , com altar de talha dourada e pinturas evocativas à Virgem e a São Gabriel e composta por azulejos seiscentistas - os azulejos não são os originais, uma vez que esses foram destruídos durante as Invasões Francesas.[2] A planta é em cruz latina com nave abobadada e capela-mor terminada em cúpula. Na capela-mor existe um lanterim (fresta) que deixa entrar a luz. A igreja é rodeada por uma galilé de 12 arcos, e a entrada apresenta um frontal com uma escultura quinhentista de S. Gabriel. No tímpano da porta principal encontra-se uma escultura de faiança da padroeira.[3] Anexado ao santuário existe ainda uma sala onde estão guardados ex-votos e pinturas dedicadas à padroeira.[4]

A igreja é acessível de automóvel, mas podemos optar pela escadaria de arte barroca, construída no século XVIII a mando do bispo bispo D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa, com 162 degraus. No topo desta, num dos quais se encontra uma imagem quinhentista de São Miguel.

No alto do monte podemos ter uma vista panorâmica sobre a cidade e o castelo.

Foi classificada pelo IPPAR em 1982 como Imóvel de Interesse Público.

A Nossa Senhora da Encarnação é a padroeira da cidade, pelo que no dia 15 de Agosto são realizadas as festas em sua honra, nas quais se organiza um procissão da igreja de Santo Agostinho até à capela.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências