Capela de Nossa Senhora da Graça (Póvoa de Cós)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Póvoa
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Capela de Nossa Senhora da Graça, também referida como Igreja de Póvoa e Igreja da Senhora da Graça, é um templo localizado no centro da Póvoa de Cós, na atual freguesia de Cós, Alpedriz e Montes, em Portugal.[1][2]

A sua fundação acontece entre 1601 e 1637, após um legado de Pêro Neto, natural dessa localidade que, quando exercia funções de Estado em Ormus, na Índia, fez testamento em 24 de Dezembro de 1601 da sua fortuna à referida capela. Neste testamento as monjas de Cós também eram contempladas.

No seu interior, no piso do altar, podemos encontrar três sepulturas:

Posicionando-nos de frente para o Altar, do lado esquerdo, encontra-se a sepultura de Bento Moreira Monteiro, beneficiado que foi na Sé do Porto. Este senhor era 3º sobrinho de Pêro Neto, instituidor desta capela, e faleceu a 3 de Abril de 1733.

Ao meio encontra-se a sepultura do Padre Pêro Neto, sobrinho do instituidor da capela, que faleceu a 29 de Novembro de 1673.

Do lado direito encontra-se a sepultura da irmã de Pêro Neto, Leonor Pires. Não se conseguiu saber a data da morte desta senhora, devido ao desgaste do epitáfio respetivo.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.