Capela de Nossa Senhora do Desterro (Arada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capela de Nossa Senhora do Desterro, Arada.

A Capela de Nossa Senhora do Desterro localiza-se em Pedreira, na povoação e freguesia de Arada, concelho de Ovar, distrito de Aveiro, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

O templo remonta a 1663 conforme inscrição no seu frontispício. Foi reconstruído no século XX. A torre sineira data de 1906.

O nome de "desterro" pode estar ligado, segundo trabalho do padre Manuel Cunha, ou ao local onde a imagem apareceu, que seria completamente despovoado, ou ao desterro "a que, naquela altura, muitas pessoas estavam sujeitas, quer por motivos económicos, quer por motivos judiciais".

Destaca-se pela celebração das festas em honra da Senhora do Desterro, tradicionalmente no primeiro domingo após a Páscoa.

A lenda de Nossa Senhora do Desterro[editar | editar código-fonte]

Reza a lenda local que, certo dia, uma imagem de Nossa Senhora apareceu em cima de um rochedo onde atualmente se encontra a capela. Essa aparição repetiu-se tantas vezes, que os habitantes decidiram venerar a imagem na Igreja Paroquial. Entretanto, no dia seguinte ao da instalação da imagem naquele templo, a imagem voltava a aparecer no primitivo local.

Diante dessa insistência, os habitantes concluíram que era vontade da Senhora ser ali venerada. Tentaram então erguer o templo com pedra extraída da pedreira, mas não houve maneira de vencer a dureza do material. Então, por milagre, a pedra apareceu toda partida, permitindo assim a construção de uma pequena ermida.

Características[editar | editar código-fonte]

Internamente apresenta nave de planta longitudinal, capela-mor, sacristia e anexos.

Destacam-se três imagens da Senhora do Desterro: uma grande, que sai na Procissão, outra, em madeira, que é dada a beijar por alturas da festa, e outra em madeira, num nicho. Nesta Capela estão ainda as imagens da Senhora da Conceição, da Senhora de Fátima, de São Brás, da Sagrada Família, entre outras.

No exterior destacam-se diversos paineis de azulejos.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.