Capela do Rio do Peixe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Capela do Rio do Peixe
—  Distrito do Brasil  —
Igreja de Sant'Ana
Igreja de Sant'Ana
Estado  Goiás
Município Pirenópolis
Criado em século XVIII
Igreja de Sant'Ana

A Capela do Rio do Peixe é um distrito do município brasileiro de Pirenópolis, no estado de Goiás. Fundada no século XVIII, pois ali foi encontrado ouro, fica a 37 km da sede de Pirenópolis, e sua população é de aproximadamente 300 pessoas. Sua principal atividade econômica é a agropecuária.

Novena na Igreja, em 25/07/2008

É neste povoado que ocorre a Festa da Capela, uma romaria bastante famosa na região, chegando a abrigar no mês de julho mais de cinco mil visitantes, para a festa em louvor a Sant'Ana, padroeira deste distrito. Como o distrito é pequeno, os romeiros ficam acampados em barracas durante aproximadamente 12 dias. Essa Romaria começa na noite do dia 17 de julho, em que uma procissão, sai de Pirenópolis, percorre o trajeto de 37 km, e chegando ao distrito na manhã do dia 18 de julho. Durante a festa ocorrem queima de fogos e fogueiras, procissões, alvoradas, leilões, novenas, e ranchão, boate a moda pirenopolina.

Cachoeira, Caxiri

Algumas das famílias mais tradicionais deste local são a família de Sebastião Diolina Pereira de Siqueira, família Camargo família Damaceno Rosa e a familia Santana. Neste local nasceu Zezé Di Camargo, famoso cantor de música sertaneja. As primeiras cenas do filme 2 Filhos de Francisco, filme brasileiro, dirigido por Breno Silveira, baseado na vida dos músicos Zezé Di Camargo & Luciano e visto por mais de 2 milhões de pessoas, foram gravadas neste local.

Caxiri

Ligações externas[editar | editar código-fonte]