Capina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Capina é um instrumento que serve para lavrar (arar) os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas. Expõe o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e apressar o degelo. Também enterra restos de culturas agrícolas anteriores ou ervas daninhas porventura existentes. Melhora ainda a infiltração de água no solo e a aeração, além de realizar a construção de curvas de níveis.

A capina é conhecida como o ato de capinar, os dicionários explicam como “Limpar o terreno do capim ou de qualquer erva daninha.” ou pela expressão carpir, que detona em sofrimento e lamuria. Esse sentindo dolorido vem do Latim CARPERE, que significa “colher” ou “arrancar”, usado como “arrancar fios de cabelo ou barba em sinal de dor”.

Capina Manual é a forma mais antiga de capinar, consiste em arrancar as plantas com as mãos ou com auxílio de enxada e outros instrumentos manuais.

Capina com arado é comum na agricultura, o arado é um instrumento que revolve a terra e com ela mato invasor. Pode ser feita com arado manual, com tração animal ou mecânica.

Capina mecânica (ou mecanizada) são técnicas de capina que usam equipamentos mecânicos, tratores e outras máquinas. Normalmente são equipamentos que reviram a terra por onde passam.

Capina química é a técnica que consiste em eliminar plantas invasoras por meio de agentes químicos, herbicidas são pulverizados sobre as plantas indesejadas. É a técnica que gera mais debates, já que o uso de algumas substancias pode ser prejudicial à saúde e ao Meio Ambiente. A Anvisa já restringe essa técnica nos municípios brasileiros e muitos grupos discutem esse uso também na agricultura.

Capina Elétrica é uma alternativa que consiste em matar mato invasor por meio de descargas elétricas controladas aplicadas diretamente nas plantas indesejadas. É uma tecnologia brasileira que usa eletrônica de alta potência para controle de mato, as descargas elétricas atingem as folhas e percorrem a planta até suas raízes, assim as eliminando por completo. Elimina plantas resistentes aos herbicidas, como a buva.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.