Capitão Martim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capitão Martim
Deputado Estadual do Rio Grande do Sul
Período 1.º de fevereiro de 2023
até a atualidade
Legislatura 56ª legislatura (2023 — 2027)
Dados pessoais
Nome completo Martim Todesco Adreani
Nascimento 1 de janeiro de 1987 (37 anos)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Nacionalidade brasileiro
Partido Republicanos
Profissão militar e político
Serviço militar
Lealdade Brasil Brasil
Serviço/ramo Marinha do Brasil
Graduação Capitão-Tenente
Unidade GRUMEC

Martim Todesco Adreani conhecido também como Capitão Martim (Porto Alegre, 1 de janeiro de 1987) é um político brasileiro filiado ao Republicanos.[1]

Eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul nas eleições de 2022, é formado em Direito e Administração, com pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública.

Adreani nasceu em Porto Alegre e desde jovem se dedicou aos esportes náuticos e equestres. Participou do movimento escoteiro, onde aprendeu sobre o respeito à natureza e o amor à pátria. Em 2005, iniciou sua carreira nas Forças Armadas, integrando a Força de Operações Especiais como Mergulhador de Combate e atuando como Instrutor da Escola de Operações Especiais da Marinha do Brasil. Participou de intercâmbios internacionais com Navy Seal, Green Beret e Marsoc, dentre outros.

Martim Adreani também foi subcomandante de Equipe de Contraterrorismo durante grandes eventos, comandante de Equipe Integrada de Sniper nos Jogos Olímpicos de 2016 e subcomandante de Equipe de Operações Especiais durante a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Deputado Estadual[editar | editar código-fonte]

Nas eleições estaduais de 2022 foi eleito deputado estadual pelo Republicanos a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para a 56ª legislatura (2023 — 2027) com 29.040 votos.[2]

Com domicílio eleitoral em Viamão, em 2020, Adreani disputou a prefeitura do município pelo PRTB. Na Assembleia, atua na defesa dos valores cristãos, do tradicionalismo, da educação e qualificação, e do armamentismo. Ele pretende dar continuidade ao projeto de implantação das escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul, iniciado na 55ª Legislatura pelo deputado Tenente-coronel Zucco.

Carreira Militar[editar | editar código-fonte]

Capitão Martim possui uma carreira militar de destaque, tendo ingressado no Colégio Naval em 2005, aos 18 anos. Em 2011, foi graduado como Oficial da Marinha do Brasil.

Ao longo de sua trajetória militar, Martim desempenhou funções estratégicas de liderança e ganhou experiência em diferentes áreas, incluindo:

  • Comandante da Equipe Alfa de Operações Especiais do Grupamento de Mergulhadores de Combate: Como líder dessa equipe, Foi responsável por coordenar e conduzir operações especiais envolvendo mergulhadores de combate, força de elite da Marinha.
  • Paraquedista/Salto Livre: Também atuou como paraquedista, uma habilidade que exige treinamento específico e que é essencial para diversas missões militares.
  • Snipper: Outra área de especialização de Martim foi como atirador de elite (sniper), onde demonstrou habilidade e precisão em situações de alto risco e exigência tática.
  • Mergulhador de Combate (Forças Especiais): Sua participação nas forças especiais da Marinha do Brasil o levou a desenvolver habilidades em áreas como infiltração, reconhecimento, resgate e outras atividades relacionadas à segurança nacional e ações táticas em diferentes cenários.

Em 2022, Capitão Martim encerrou sua carreira militar para ingressar na política, sendo eleito deputado estadual em seu primeiro mandato.

1º Seminário sobre Doutrinação Ideológica no Ensino[editar | editar código-fonte]

O evento, realizado no dia 24 de junho, reuniu diversos representantes do campo político, educacional e social. Ao lado do deputado Capitão Martim, estiveram o deputado federal Gustavo Gayer, o escritor Mateus Colombo, a psicanalista Vanessa Brandão, o advogado Rinaldo Penteado, a instrutora de tênis Cíntia Mariana, a militar da reserva Juliana Dummel, o escritor Percival Puggina e o deputado federal Tenente Coronel Zucco. Cada um desses participantes trouxe uma perspectiva valiosa para a discussão, fortalecendo o diálogo sobre o papel da doutrinação ideológica no ensino brasileiro.

No 1º Seminário sobre Doutrinação Ideológica no Ensino, o deputado Capitão Martim (Republicanos) desempenhou papel fundamental. Proponente do evento e presidente da Frente Parlamentar Contra a Doutrinação no Ensino, Martim destacou a necessidade de debater a influência ideológica no ambiente educacional. O deputado enfatizou a importância de uma educação que promova a liberdade de pensamento, senso crítico e uma base sólida de conhecimento.

Frentes Parlamentares[editar | editar código-fonte]

O deputado Capitão Martim preside as seguintes Frentes Parlamentares:

1.     Frente Parlamentar de Apoio aos Veteranos Militares no Estado do Rio Grande do Sul

2.     Frente Parlamentar pelo Movimento Escoteiro

3.     Frente Parlamentar em Apoio ao Tiro Desportivo

4.     Frente Parlamentar em Apoio à Adesão e Manutenção de Escolas Cívico-Militares no Estado do Rio Grande do Sul

5.     Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Atividades Náuticas, Portuárias e Hidroviárias no Estado

6.     Frente Parlamentar em Apoio à Defesa Civil

7.     Frente Parlamentar da Juventude

8.     Frente Parlamentar contra a Doutrinação Ideológica no Ensino

9.     Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da ERS-118

10. Frente Parlamentar pela Segurança Rural


Confira os projetos protocolados


Referências

  1. «Candidatura de Capitão Martim no Divulgacand 2022». Consultado em 5 de outubro de 2022 
  2. «Resultado eleições de 2022». Consultado em 5 de outubro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.