Capitão Marvel Jr.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Capitão Marvel Jr)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Capitão Marvel Jr.
CaptMarvelJr10.jpg
Outro(s) nome(s) Frederick Christopher "Freddy" Freeman
Afiliações Família Marvel
Novos Titãs
Renegados
Justiça Jovem
Criado por Ed Herron
Mac Raboy
Primeira aparição Whiz Comics #25 (December 1941)
Editora(s) Fawcett Comics
DC Comics
Codinomes conhecidos CM3, Shazam, Shazam Jr., Capitão Shazam Jr.

Shazam Jr., conhecido como Capitão Marvel Júnior até 2011, é um herói fictício da DC Comics, e originalmente propriedade da Fawcett Comics. Ele é conhecido por ser uma versão mirim do Capitão Marvel.


Histórico[editar | editar código-fonte]

Freddy Freeman acompanhava seu avô em uma trivial pescaria quando ambos foram atacados pelo temível Capitão Nazista, durante uma batalha entre Capitão Marvel e Mary Marvel. O avô de Freddy foi morto e Freddy atingido por uma rajada do Capitão Nazi. Billy e Mary Batson solicitaram ao Mago Shazam que restaurasse a saúde de Freddy. O mago disse que seu poder não poderia fazer nada. Os irmãos Marvel entenderam: Cabia a eles ajudar Freddy. Então os irmãos doaram uma porção do poder de Shazam para Freddy, permitindo que o mesmo, ao pronunciar “Capitão Marvel”, transformar-se em Capitão Marvel Júnior.

Capitão Marvel Júnior continuou agindo em Fawcett City junto aos outros Marvels. Embora usasse o codinome de Capitão Marvel Júnior, Freddy adotou o apelido de CM3.


Na série de 1970, foi definido que o Kid Eternidade era irmão do Capitão. O personagem, inominado até então, recebeu o nome de Christofer "Kit" Freeman. Essa fase é pré-Crise Nas Infinitas Terras. Não se sabe se a versão atual do Kid Eternidade ainda tem esses laços familiares, embora ainda se chame Kit Freeman. Vale lembrar que o Kid Eternidade foi colocado na Terra S mas pertencia a outra editora (Quality Comics), não à da Família Marvel (Fawcet Comics).


Freddy ajudou os Titãs a libertarem Supergirl e Limite da organização sinistra conhecida como “A Veia”, determinada a eliminar qualquer rastro alienígena na Terra. Após este evento, Loren Júpiter decidiu desfazer o time, mas Argenta decidiu reunir o grupo mais uma vez. Uma série de heróis pretendia se juntar ao grupo. CM3 estava entre eles. “A Veia” aproveitou a oportunidade e decidiu atacar a equipe. Os Titãs ficaram impressionados com o heroísmo de Freddy e o aceitaram como membro. Freddy, neste período, se interessou por Argenta. Embora tenham saído juntos uma só vez, o encontro foi um desastre. Em seguida, o grupo se desfez oficialmente.


Freddy ajudou os Titãs em outras circunstâncias, como quando enfrentaram o Império Technis e contra Dr. Luz, recentemente. Após o confronto com o Império Technis, Matt Logan, primo de Garfield Logan, idealizou um grupo de Titãs na Costa Oeste dos E.U.A. Sob a relutante aceitação de Gar em participar dos então Titãs L.A., alguns heróis se juntaram ao grupo, composto por: Mutano, Labareda, Arauto, Abelha, Capitão Marvel Jr. Terra, Hero Cruz e Bushido. Mas o grupo nem chegou a existir realmente. CM3 continuou ajudando os Marvels em Fawcett City, mas ajudava os Titãs quando solicitado. Recentemente, CM3 se juntou aos Renegados. Após os eventos de “Crise Infinita”, Freddy juntou-se novamente aos Titãs, mas sua permanência no grupo foi curta.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Ao pronunciar “Shazam.”, Freddy se transforma em CMJ(Capitão Marvel Jr). Ele possui uma porção do poder de Shazam: a sabedoria de Salomão; a força de Hércules; a coragem de Aquiles; o poder de Zeus; a resistência de Atlas e a velocidade de Mercúrio. Quando Billy e Mary não estão usando seus poderes, Freddy detém todo o poder de Shazam.

Elvis Presley[editar | editar código-fonte]

O cantor Elvis Presley era um grande fã do Capitão Marvel Jr., seu corte de cabelo era inspirado no herói, bem como algumas de suas roupas.[1]

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Revista Bravo

Em abril de 1950, a revista belga Bravo publicou sua própria versão do Capitão Marvel Jr., desenhada por Albert Uderzo, mais tarde conhecido como o artista de Asterix. Nesta versão Freddy Freeman, embora aleijado, tenta salvar a vida do doutor Satano que construiu uma máquina projetada para ajudá-lo a dominar o mundo, mas tem causado uma série de explosões em seu laboratório. A máquina dá os superpoderes e as roupas azuis do Capitão Marvel, tanto para Freddy e Satano e tornam-se inimigos jurados.[2]

Kingdom Come

Uma versão adulta do Capitão Marvel Jr. aparece como um personagem de fundo na minissérie Kingdom Come por Mark Waid e Alex Ross. Neste futuro alternativo, Junior agora atende pelo nome de Rei Marvel, e se assemelha a Elvis Presley. Mary Marvel, agora é chamada de Lady Marvel, é sua esposa, e os dois têm um filho superpoderoso chamado Whiz, em homenagem a revista Whiz Comic.

"Titans Tomorrow"


Neste futuro, o adulto Freddy Freeman tomou o manto Capitão Marvel e é membro do Titãs da Costa Leste. Está implícita que ele competiu com o Superman (Conner Kent) pelo amor de Cassandra Sandsmark (a nova Mulher Maravilha).


Referências

  1. Nano Souza (10 de maio de 2013). «Afinal, quem é o Capitão Marvel?». HQManiacs 
  2. Bravo