San Giuda Taddeo delle Suore Carmelitane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cappella di San Giuda Taddeo)
 Nota: San Giuda Taddeo redireciona para cá. Não confundir com a igreja de San Giuda Taddeo ai Cessati Spiriti, no quartiere Appio-Latino de Roma.
San Giuda Taddeo delle Suore Carmelitane
San Giuda Taddeo delle Suore Carmelitane
Tipo igreja
Inauguração 1931 (93 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 41° 55' 15.24" N 12° 30' 46.987" E
Mapa
Localização Roma - Itália

San Giuda Taddeo delle Suore Carmelitane, conhecida erroneamente como Cappella di San Giuda Taddeo, é uma igreja conventual localizada na Via Rovereto, no quartiere Trieste de Roma, a oeste da esquina entre a Via Nomentana com a Viale 21 Aprile[1]. É dedicada a São Judas Tadeu.

História[editar | editar código-fonte]

Esta igreja serve ao convento das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença (em italiano: Suore carmelitane di Santa Teresa), uma congregação carmelita ativa que se dedica a ajudar crianças e adolescentes de baixa renda e também mães solteiras. Ela foi fundada pela beata Teresa Manetti em 1872. O complexo é conhecido como Piccola Casa di San Giuda foi fundado como uma instituição de caridade privada em 1907 por uma senhora do Tirol chamada Carolina Tozzi. As irmãs assumiram a administração em 1922 e reconstruíram o complexo em 1930, consagrando a igreja no ano seguinte.

Canonicamente, a igreja é uma subsidiária da paróquia de Sant'Agnese fuori le Mura e não uma capela.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Vista do interior.

Exterior[editar | editar código-fonte]

Completada em 1931, esta pequena igreja branca de nave única tem um estilo neobarroco, com uma pequena nave ligada, na extremidade do altar-mor, ao edifício do convento, que circunda completamente a abside. A parede da direita se abre em quatro janelas de topo arqueado, cujas molduras continuam lateralmente formando uma cornija. A parede da esquerda tem o mesmo estilo, mas com apenas três janelas por causa do campanário, encostado na estrutura justamente onde a quarta janela ficaria.

Este campanário apresenta alguns detalhes pouco usuais. As aberturas arqueadas para os sinos são cercadas por balaustradas com pilastras e o topo piramidal tem uma pequena persiana em cada face com seu próprio frontão triangular.

A fachada é dominada por um arco semicircular que envolve o portal e cujo interior é recuado; o topo deste arco chega até a arquitrave do entablamento. Este arco é flanqueado por dois pares de pilastras coríntias, com o par mais externo formando os cantos da fachada. Elas suportam um entablamento com uma cornija e um frontão triangular, ambos com dentículos.

Nos cantos da fachada está um par de estátuas, provavelmente os santos carmelitas Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz.

Interior[editar | editar código-fonte]

A nave tem quatro baias e a decoração é simples. Sobre a entrada está uma imagem da fundadora. Sob as duas janelas do fundo estão altares dedicados a Nossa Senhora, abrigando um ícone de Ettore Ballerini, e ao Sagrado Coração. Abaixo das duas mais próximas estão um crucifixo e um retrato de Santo Antônio de Pádua.

O presbitério é uma abside com um arco triunfal e uma concha. Ela é mais estreita que a nave e revestida parcialmente em mármore cor-de-rosa. Ela se abre em duas pequenas janelas retangulares inseridas logo abaixo da cornija, de frente para o convento. A peça de altar é uma pintura de Ettore Ballerini (1940) representando um evento lendário na vida do santo padroeiro da igreja, a cura milagrosa de Abagar, rei de Edessa, utilizando a famosa "Imagem de Edessa" (Mandylion).

Referências

  1. «Cappella di San Giuda Taddeo» (em italiano). InfoRoma 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]