Captain America (filme de 1944)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Captain America
Capitão América, o Vencedor[1] (BR)
Capitão América[2][3]
 (BRA)
Captain America (filme de 1944)
 Estados Unidos
1944 •  p&b •  15 capítulos / 243 [4] min 
Género aventura, super-herói
Direção Elmer Clifton
John English
Produção William J O'Sullivan
Roteiro História
Royal Cole
Harry Fraser
Joseph Poland
Ronald Davidson
Basil Dickey
Jesse Duffy
Grant Nelson
Baseado em Capitão América de Jack Kirby e Joe Simon
Elenco Dick Purcell
Lorna Gray
Lionel Atwill
Charles Trowbridge
Russell Hicks
George J. Lewis
John Davidson
Música Mort Glickman
Cinematografia John MacBurnie
Edição Wallace Grissell
Earl Turner
Distribuição Republic Pictures
Idioma inglês
Cronologia
The Masked Marvel (1943)
The Tiger Woman (1944)

Captain America é um seriado estadunidense de 1944, produzido pela Republic Pictures, baseado (vagamente) no personagem das histórias em quadrinhos americanas Capitão América da Timely Comics (atual Marvel Comics). Este foi o último seriado sobre super-heróis produzido pela Republic, e também foi um dos mais caros daquela Companhia Cinematográfica.

O seriado apresenta o Capitão América, na realidade o promotor público Grant Gardner, tentando frustrar os planos de Scarab (Escaravelho), curador do museu do Dr. Ciro Maldor - especialmente em relação às suas tentativas de adquirir o "Dynamic Vibrator" e o "Electronic Firebolt", dispositivos que poderiam ser utilizados como super-armas.

Em um raro elemento da trama da Republic, a identidade secreta do vilão é conhecida do público desde o início, mas não para os personagens da série. A abordagem usual do estúdio foi o uso de um vilão misterioso que só seria desmascarado como um dos outros personagens de apoio, no capítulo final.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma onda de suicídios suspeitos entre cientistas e empresários, todos encontrados segurando um pequeno escaravelho, chama a atenção do prefeito Randolph. Ele exige que o comissário de polícia e o promotor Dryden Grant Gardner resolvam o caso, enquanto espera que o Capitão América, um homem mascarado que ajudou a derrotar o crime no passado, ajuda a resolver o mistério.

Todos os suicidas eram membros de uma expedição a algumas ruínas da civilização maia. Um dos poucos sobreviventes, o professor Lyman, pede apoio ao Dr. Maldor, mas ele revela ser o homem responsável pelas mortes. Na verdade, ele quer vingança, pois planejou e organizou a expedição, mas todos alegaram a fama e a fortuna[1]. No entanto, Lyman desenvolveu o "Dynamic Vibrator" - um dispositivo destinado a operações de mineração, mas que pode ser ampliada e ser transformado em uma arma devastadora. Usando a sua "Purple Death", um produto químico hipnótico responsável pelos suicídios, o Dr. Maldor força Lyman a divulgar a localização de seus planos.

O Capitão América intervém nos planos de Escaravelho e tentar roubar seus planos e isso leva a uma seqüência de tentativas deste para adquirir uma versão de trabalho, bem como outros dispositivos, ao tentar eliminar o Capitão América e interferir antes que ele consiga descobrir a verdadeira identidade do Dr Maldor e derrotá-lo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Primeiro Capítulo do seriado Captain America

Produção[editar | editar código-fonte]

Após uma longa parceria entre William Witney & John English, em que co-dirigiram 17 seriados para a Republic, esse foi o segundo seriado da Republic que English dirigiu sem Witney (o primeiro foi Daredevils of the West, em 1943).

Captain America foi orçado em $182,623, apesar de ter alcançado um custo de $222,906. Foi, portanto, o mais caro seriado da Republic Pictures.[4]

Foi filmado entre 12 de outubro e 24 de novembro de 1943,[4] e recebeu a numeração 1297.[4]

O roteiro de Captain America foi feito por sete dos maiores roteiristas de seriados, sendo inclusive o único trabalho de Harry Fraser para a Republic[7].

O escudo do Capitão América nos quadrinhos

O traje do Capitão América era, na verdade, cinza, azul escuro e branco, fotografado em preto e branco. O traje perdeu, também, as asas; as botas de pirata foram substituídas por sapatos altos, assim como a cota de malha se tornou pano normal. Bandeiras em miniatura foram adicionadas às luvas e o cinto se tornou um pequeno escudo[5].

A Republic era conhecida por fazer mudanças arbitrárias em suas adaptações. Isso ocorreu com o Capitão América mais do que com a maioria. A Timely Comics, proprietária do Capitão América, estava descontente com a omissão de Steve Rogers, a falta de uma definição do exército e o uso de uma arma. A Republic respondeu por escrito que as páginas fornecidas pela Timely não indicavam que o Capitão América era um soldado chamado Steve Rogers, nem que ele não carregava um revólver. Eles também observaram que a série foi muito bem em produção neste ponto e não podiam regressar ao conceito original, sem que isso se tornasse dispendioso. Finalmente, salientaram que a Republic não tinha obrigação contratual de fazer qualquer uma dessas modificações[5].

Mr. Scarlet, arte de C. C. Beck.

As diferenças entre as versões em quadrinhos e filmes do personagem-título desta série são mais extremas do que em outras adaptações de quadrinhos pela Republic, tais como Adventures of Captain Marvel e Spy Smasher. Por exemplo:

  • A identidade secreta do Capitão América é um Promotor de Justiça, Grant Gardner, ao invés do soldado das Forças Armadas Americanas, Steve Rogers[1].
  • O soro original do "supersoldado" não é usado.
  • Seu famoso escudo não aparece, substituído por uma arma padrão.
  • Apesar do fato de esta série ter sido feita em 1944, o Capitão América lutou com os nazistas regularmente nas histórias em quadrinhos, mas o nazismo não faz parte da história de nenhuma maneira.
  • Seu sócio Bucky não aparece.

A razão para as diferenças parece não ser tão arbitrária, pois a Republic "mudou" o personagem, mas sendo que o roteiro da série foi originalmente preparado para uma personagem com característica totalmente diferente, foi decidido não haver uma mudança posterior.

Os historiadores de cinema Jim Harmon e Donald F. Glut especularam se o roteiro foi originalmente escrito como uma sequência para o filme de 1940, Mysterious Doctor Satan, que caracterizou o herói mascarado The Copperhead[carece de fontes?]. Este personagem era uma substituição do Superman da DC Comics, após o lance da Republic para os direitos do personagem perder para a Paramount Pictures, que tinha a série de curtas animados do Superman, feita pelo Fleischer Studios. Esta ideia, entretanto, é altamente questionável, considerando que a Republic era proprietária do personagem Copperhead e poderia ter feito o que quisesse com ele sem problemas de licenciamento.

Com base no fato de que a Republic havia adaptado outros personagens da Fawcett Comics, (Capitão Marvel e Spy Smasher), em que o líder é um promotor de combate ao crime, auxiliado por sua secretária, que sabe sua identidade, e que o número de série inclui um capítulo intitulado The Scarlet Shroud, em que nada parece escarlate, o diretor e restaurador Eric Stedman afirmou que o mais provável é que o roteiro foi desenvolvido originalmente para um herói da Fawcett, Mr. Scarlet, cuja identidade secreta é Brian Butler; o herói não foi muito popular e desapareceu das histórias em quadrinhos, sendo relegado a um recurso de backup entre o momento em que a série foi planejada e o último filme da série.

O escritor Raymond William Stedman acredita que as diferenças entre as histórias em quadrinhos e a versão do seriado do Capitão América mudaram "para melhor", como, por exemplo, o herói não tinha que fugir de uma base militar a cada vez que ele precisava mudar de identidade.[6]

Dublês[editar | editar código-fonte]

Dale Van dublava Dick Purcell como o Capitão América; Ken Terrell dublava George J. Lewis e Fred Graham dublava Lionel Atwill. As acrobacias adicionais foram realizadas por Duke Verde e Yrigoyen Joe. Tom Steele só apareceu em um capítulo, pois estava ocupado em The Masked Marvel.[5]

Efeitos especiais[editar | editar código-fonte]

Todos os efeitos especiais de Captain America foram criados pela equipe da Republic, os Lydecker brothers.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Cinemas[editar | editar código-fonte]

O lançamento oficial do Captain America foi em 5 de fevereiro de 1944, apesar de atualmente essa ser considerada a data do sétimo capítulo[4].

O seriado foi relançado em 30 de setembro de 1953, sob o título Return of Captain America, entre a Canadian Mounties vs. Atomic Invaders e Trader Tom of the China Seas[4].

Crítica[editar | editar código-fonte]

Captain America é considerado como o ápice “da luta tradicional no filme de ação ...” [no] parecer de muitos entusiastas de cliffhangers.[5]

Stedman escreveu que esse era um seriado "muito melhor do que qualquer Batman ou The Masked Marvel".[6]

Dr Maldor é, na opinião de Cline, o melhor papel de Lionel Atwill em seriados.[8]

Referências ao seriado[editar | editar código-fonte]

Em Captain America volume 1 #219, é revelado que o seriado também existe dentro da continuidade da Marvel. Nesta versão, o Capitão América, em segredo, toma o lugar do dublê, que foi baleado durante a produção devido o aderecista ser o espião nazista Lyle Decker. Como no seriado da vida real, o escudo do Capitão é substituído por uma arma normal, sua identidade é modificada, e seu companheiro Bucky está ausente.

Em 2007, após a Guerra Civil da Marvel Comics, o Capitão América (Steve Rogers) foi morto. O canal CNN produziu um especial sobre sua morte, apresentando o seriado com Grant Gardner como Capitão América enquanto que matéria falava sobre a morte de Steve Rogers. Na edição 27 de Captain America, o poster do seriado é visto em The Captain America Museum.

A ex-namorada de Steve Rogers no Universo Ultimate se chama Gail Richards, secretária de Grant Gardner.

O filme Captain America: The First Avenger de 2011, apresenta o personagem-título estrelando um seriado no início de sua carreira.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

  1. The Purple Death (25min 40s)
  2. Mechanical Executioner (15min 38s)
  3. The Scarlet Shroud (15min 33s)
  4. Preview of Murder (15min 33s)
  5. Blade of Wrath (15min 33s)
  6. Vault of Vengeance (15min 33s)
  7. Wholesale Destruction (15min 34s)
  8. Cremation in the Clouds (15min 33s)
  9. Triple Tragedy (15min 33s)
  10. The Avenging Corpse (15min 33s)
  11. The Dead Man Returns (15min 33s)
  12. Horror on the Highway (15min 34s)
  13. Skyscraper Plunge (15min 33s)
  14. The Scarab Strikes (15min 32s)
  15. The Toll of Doom (15min 33s)

Fonte:[4][9]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Mattos, A. C. Gomes de (1984). «Os Grandes Seriados do Cinema 4: Os Heróis Fantasiados». Rio de Janeiro: EBAL. Cinemin (9): 44-45 
  2. «Capitão América». Brasil: CinePlayers. Consultado em 15 de novembro de 2018 
  3. «Capitão América». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 15 de novembro de 2018 
  4. a b c d e f g h i Mathis, Jack. Valley of the Cliffhangers Supplement. [S.l.]: Jack Mathis Advertising. pp. 3, 10, 74–75. ISBN 0-9632878-1-8 
  5. a b c d e Harmon, Jim; Donald F. Glut. «10. The Long-Underwear Boys "You've Met Me, Now Meet My Fist!"». The Great Movie Serials: Their Sound and Fury. [S.l.]: Routledge. pp. 255, 258–259, 263. ISBN 9780713000979 
  6. a b c Stedman, Raymond William. «5. Shazam and Good-by». Serials: Suspense and Drama By Installment. [S.l.]: University of Oklahoma Press. p. 131. ISBN 9780806109275 
  7. Cline, William C. «4. The Plotters of Peril (The Writers)». In the Nick of Time. [S.l.]: McFarland & Company, Inc. p. 61. ISBN 078640471X 
  8. Cline, William C. «7. Masters of Menace (The Villains)». In the Nick of Time. [S.l.]: McFarland & Company, Inc. p. 113. ISBN 078640471X 
  9. Cline, William C. «Filmography». In the Nick of Time. [S.l.]: McFarland & Company, Inc. p. 237. ISBN 078640471X