Captura de Monterey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a Captura de Monterey na Califórnia. Para a batalha no México, veja Batalha de Monterrei. Para a Batalha na Califórnia, veja Batalha de Monterey.
Captura de Monterey
USSUnitedStates1797.jpg
Navio almirante USS United States.
Data 19 - 20 de outubro de 1842
Local Monterey, Califórnia
Desfecho Estados Unidos capturam Monterey
Beligerantes
 Estados Unidos  México
Comandantes
Estados Unidos Thomas ap Catesby Jones Desconhecido
Forças
Terra:
50 Marines
100 Marinheiros
Mar:
1 Fragata
2 Sloop-of-war
58 Infantaria
1 Forte

A Captura de Monterey por forças da Marinha dos Estados Unidos que ocorreu em 1842. Depois de ouvir a notícia falsa de que a guerra eclodiu entre os Estados Unidos e México, o comandante da Esquadra do Pacífico Thomas ap Catesby Jones partiu de Lima, Peru, com três navios de guerra para Monterey, Califórnia. O objetivo do americano era tomar o controle da capital antes de uma suspeita de cessão britânica poderia ser alcançada.

Captura[editar | editar código-fonte]

As forças americanas incluíram a fragata USS United States e as duas Sloop-of-war USS Dale e USS Cyane. A esquadra chegou na Baía de Monterey em 19 de outubro e ancorou. Comodoro Jones enviou o seu segundo no comando o capitão James Armstrong em terra para exigir a rendição mexicana às 09h00 da manhã seguinte. A guarnição mexicana consistia em apenas cinquenta e oito homens sem pacientes em um antigo forte que optaram por não resistir a isso quando às 09:00 veio, cinquenta marines americanos e 100 marinheiros desembarcaram e tomaram a cidade sem incidentes. Não era até o dia seguinte que o comodoro Jones viu que a guerra não tinha começado entre os Estados Unidos e México e que os britânicos não estavam se preparando para assumir o controle da Califórnia. As tropas mexicanas foram libertadas e, em seguida, embarcou um grupo de desembarque dos seus navios e navegação, e saudaram a bandeira mexicana como eles saíram do porto. Jones dirigiu-se para o Havaí, que estava tomado pelos britânicos, e ajudou a restaurar o Reino do Havaí. O incidente provou ser impopular no México e na guarnição de resposta Monterey foi de construir artilharia de costa e outras defesas para proteger a sua cidade de um futuro ataque que veio em 1846 durante a Guerra Mexicano-Americana. Thomas ap Catesby Jones foi aposentado do dever mas ele, eventualmente, serviu na guerra com o México.

Referências

  • Smith, Gene A., Thomas ap Catesby Jones, Commodore of Manifest Destiny, Annapolis Maryland: Naval Institute Press (2000) ISBN 1-55750-848-8 retrieved 8/27/10