Carabidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCarabidae
Carabus auratus

Carabus auratus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Superordem: Endopterygota
Ordem: Coleoptera
Subordem: Adephaga
Família: Carabidae
Latreille, 1802
Subfamílias
Ver texto

Carabidae (carabídeos) é uma família de coleópteros,[1] na sua maioria predadores.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apesar de suas formas do corpo e coloração variar um pouco, a maioria são preto brilhante ou metálico e têm os élitros sulcados. Os élitros estão fundidos em algumas espécies, particularmente a subfamília Carabinae, tornando os incapazes de voar. O gênero Mormolyce é conhecido como besouros violinos, devido à forma peculiar dos élitros. Todos os carabídeos exceto os mais primitivos (Paussinae) têm uma ranhura nas tíbias das patas dianteira que carrega um tipo de "pente de cabelos" usados para a limpeza de suas antenas.[2]

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Comuns em habitats com sob a casca das árvores, ou entre pedras ou areia na beira de lagos e rios. A maioria das espécies são carnívoras, se alimentando de outros insetos, e até mesmo de outros invertebrados maiores. Alguns são extremamentes ligeiros na captura de suas presas, como por exemplo os besouros tigres (Cicindelinae), que pode chegar à uma velocidade de 9 km/h - em relação ao comprimento do corpo, eles estão entre os animais terrestres mais rápidos da Terra.[3] Ao contrário da maioria dos carabídeos, que são noturnos, os besouros tigres são caçadores diurnos.

Subfamílias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bouchard, Patrice et al. (2011). "Family-group names in Coleoptera (Insecta)" (em inglês). Zookeys 88: pp. 20, 102. Visitado em 17 de dezembro de 2015.
  2. John L. Capinera. Encyclopedia of Entomology. p. 1746.
  3. Friedlander, Blaine (16 de janeiro de 1998). «When tiger beetles chase prey at high speeds they go blind temporarily, Cornell entomologists learn». Cornell Chronicle. Consultado em 18 de dezembro de 2015. 


Ícone de esboço Este artigo sobre Carabidae é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.