Carcóvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Cracóvia.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Catedral de São Demétrio em Carcóvia

Carcóvia ou Kharkiv (em ucraniano Ха́рків, Kharkiv e em russo Ха́рьков, Kharkov) é a uma das maiores cidades da Ucrânia localizada na região homônima. Localiza-se no leste do país. Tem cerca de 1 461 000 habitantes (2006). Foi fundada pelos russos em 1656, sendo a capital da Ucrânia até 1934. [1]

Economia[editar | editar código-fonte]

Durante a época da URSS, a cidade era a mais industrializada da Ucrânia, e a terceira em toda a União Soviética. Após o colapso da URSS em 1991, a cidade teve uma queda econômica, devido as muitas indústrias bélicas e automobilísticas fecharem.

Nos anos 2000, houve uma retomada nas atividades industriais, com chegada e expansão de indústrias de tecnológica eletrônica e maquinaria pesada. Muitas empresas estatais estão situadas na cidade como as Industrias Malyshev.

Conterrâneos ilustres[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Máximo, João Carlos (2013) "Para Sempre Carcóvia", Chiado Editora. ISBN 978-989-51-0676-9.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carcóvia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Ucrânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.