Carga-fantasma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma carga-fantasma é um dispositivo para simular uma carga elétrica, geralmente para fins de testes ou medidas.

Rádio[editar | editar código-fonte]

Nos transmissores, uma carga-fantasma (dummy antenna) é um dispositivo usado para substituir as antenas, durante testes e ajustes, para evitar emissões indesejáveis de radiação eletromagnética, bem como se evitar danos ao equipamento transmissor.[1]

Durante testes e ajustes, quando a carga fantasma é conectada no lugar da antena durante as transmissões, evita-se que o transmissor cause interferência eletromagnética com outros rádios transmissores ou receptores.

Se um transmissor é testado sem nenhum tipo de carga conectada, tal como uma antena ou carga-fantasma, o transmissor poder ficar danificado. Também, se um transmissor é ajustado sem nenhuma carga, ele terá um comportamento diferente quando conectado a uma carga, e assim os ajustes realizados estarão incorretos.

Uma carga-fantasma deverá ser uma resistência pura, ou seja, sem características indutivas ou capacitivas. O valor da resistência deverá ser o mesmo da impedância da antena e da linha de transmissão (geralmente, cabo coaxial), que normalmente possuem valores de 50 Ω (mais utilizado) ou 75 Ω.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Kleinschmidt, Kirk, ed. (1990). ARRL Handbook for the Radio Amateur (em inglês). Newington, Connecticut: American Radio Relay League. pp. 25–21