Carisma (cristianismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carismas cristãos)
 Nota: Para outros significados de Carisma, veja Carisma (desambiguação).

Carisma (grego antigo = dom cedido por bondade[1]) é um termo usado no cristianismo para indicar um dos diversos dons espirituais ou graças especiais concedidos pelo Espírito Santo, àqueles desejosos de servir a Deus.

Os carismas, também chamados Dons do Espírito Santo, segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (n. 160).

Os Carismas se enraízam dos 7 dons de santificação (Isaías 11.2): Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. No Novo Testamento, são enumerados 9 dons do Espírito Santo: palavra de Sabedoria, palavra de Conhecimento (ciência), , dom da Cura, Operações de Milagres, Profecia, Discernimento de espíritos, Variedade de Línguas e Interpretação de línguas.

Estes geram diversas formas de atuação como instrumentos do próprio Deus (Espírito Santo) na Igreja para seus fiéis e para o mundo. Como exemplos, têm-se a vida religiosa contemplativa, apostólica, missionária e a vocação Sacerdotal (pastoral).

Nas igrejas cristãs carismáticas e neopentecostais, dá-se ênfase à atuação específica de dons e revelações particulares dada à igreja ou a indivíduos mesmo por pessoas leigas. Crê-se no ministério e dons proféticos, dados por Deus com o propósito de entregar uma profecia, revelar algo sobre alguém, admoestar, edificar ou consolar um fiel ou toda uma igreja através de uma palavra de sabedoria ou de conhecimento.

No catolicismo, o termo é especialmente aplicado aos sacramentos e à Crisma.

Nas igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais, os dons carismáticos advêm do Batismo no Espírito Santo e foram primeiramente difundidos pelas igrejas pentecostais, em 1906 nos Estados Unidos na Rua Azuza e depois usados pelo movimento de Renovação Carismática Católica, sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Também existem Igrejas católicas não romanas que se assumem como carismáticas, caso da Igreja Católica Apostólica Carismática. Neste sentido, o carisma são os dons Efusos do Espírito Santo, recebidos através da confirmação do batismo e efusão do Espírito Santo.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]