Carl von Ossietzky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carl von Ossietzky Medalha Nobel
Nascimento 3 de outubro de 1889
Hamburgo
Morte 4 de maio de 1938 (48 anos)
Berlim
Nacionalidade Alemanha Alemão
Prêmios Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1935)

Carl von Ossietzky (Hamburgo, 3 de outubro de 1889Berlim, 4 de maio de 1938) foi um jornalista, escritor e pacifista alemão. Foi agraciado com o Nobel da Paz de 1935.

Em 1912, Ossietzky juntou-se a sociedade alemã de paz, mas foi conscrito no exército e serviu durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1920 tornou-se secretário da sociedade, em Berlim. Ossietzky ajudou a fundar a organização Nie Wieder Krieg (chega de guerra), em 1922 e tornou-se editor do Weltbühne, um semanário político liberal, em 1927, onde uma série de artigos dele desmascarou preparativos secretos dos líderes do Reichswehr (exército alemão) para o rearmamento. Acusado de traição, Ossietzky foi condenado em novembro de 1931 a prisão por 18 meses , mas foi concedida anistia a ele em dezembro de 1932.

Ossietzky era contra o militarismo alemão e o extremismo político de esquerda ou de direita. Quando Adolf Hitler se tornou Chanceler da Alemanha em janeiro de 1933, Ossietzky tinha retomado sua editoria, em que ele atacou intransigentemente os nazistas. Firmemente, recusando-se a fugir da Alemanha, ele foi preso em 28 de fevereiro de 1933 e enviado para um campo de concentração em Esterwegen-Papenburg. Depois de três anos de prisão e tortura, Ossietzky foi transferido em maio de 1936 para um hospital da prisão em Berlim pelo governo alemão.

Em 24 de novembro de 1936, Ossietzky recebeu o prémio Nobel da Paz de 1935, enquanto estava detido. O prêmio foi interpretado como uma expressão de censura ao nazismo em todo o mundo. Hitler considerou a atribuição do prêmio a Ossietzky como um ato ofensivo e sua resposta foi um decreto proibindo os alemães a aceitar qualquer prêmio Nobel. Morreu de tuberculose em 4 de Maio de 1938, sem ter recebido o valor do prêmio, que desapareceu nas mãos de um advogado de Berlim.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Arthur Henderson
Nobel da Paz
1935
Sucedido por
Carlos Saavedra Lamas


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Carl von Ossietzky
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Carl von Ossietzky
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Carl von Ossietzky
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.