Carlo Barberini (1562–1630)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o irmão do Papa Urbano VIII. Para o cardeal, veja Carlo Barberini.
Carlo Barberini
Estátua de Carlo Barberini nos Museus Capitolinos, em Roma
Nascimento 28 de maio de 1562
Florença
Morte 26 de fevereiro de 1630 (67 anos)
Bolonha
Filho(s) Francesco Barberini, Taddeo Barberini, Antonio Barberini
Irmão(s) Papa Urbano VIII, Antonio Marcello Barberini
Ocupação militar
Título duque

Carlo Barberini (28 de maio de 1562 - 26 de fevereiro de 1630) foi um nobre italiano da família Barberini, duque de Monterotondo e irmão de Maffeo Barberini, que foi eleito para o trono papal como Papa Urbano VIII.[1]

Carlo Barberini era filho de Antonio Barberini e Camilla Barbadori. Como o seu filho mais velho, se tornou patriarca da família Barberini.

Em 1594, casou-se com Costanza Magalotti (1575-1644), filha de Vincenzo Magalotti e Clarice Capponi; e irmã de Lorenzo Magalotti.

Tiveram seis filhos, incluindo Taddeo Barberini, Francesco Barberini e Antonio Barberini (Antonio, o Jovem).[1] Quando o irmão de Barberini foi eleito para o trono papal como Papa Urbano VIII, Francesco e Antonio foram elevados a cardeal e a Taddeo foi dado o título de Príncipe de Palestrina, que depois passou para os sucessivos patriarcas Barberini.

Barberini não fugiu do célebre nepotismo de seu irmão, ele foi nomeado Gonfaloneiro da Igreja e Duque de Monterotondo, uma comuna italiana mais tarde comprada pelos Barberini.[1]

Referências

  1. a b c «Barberini, Carlo». Dizionario Biografico degli Italiani (em italiano)