Carlos III de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carlos, o Simples)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlos III
Representação do séc. XIV da prisão de Carlos
Rei da Frância Ocidental
Reinado 28 de janeiro de 893
a 30 de junho de 922
Antecessor(a) Odão
Sucessor(a) Roberto I
 
Esposas Frederuna
Edgiva de Wessex
Descendência Ermentrude
Frederuna
Adelaide
Rotrude
Hildegarda
Luís IV de França
Gisela
Casa Carolíngia
Nascimento 17 de setembro de 879
Morte 7 de outubro de 929 (50 anos)
Péronne, França
Pai Luís II de França
Mãe Adelaide de Paris

Carlos III (17 de setembro de 8797 de outubro de 929), chamado de Carlos, o Simples, foi o Rei da Frância Ocidental de 893 até sua deposição em 922. Era filho do rei Luís II e de Adelaide de Paris.

Carlos foi o terceiro filho de Luís, nascendo depois da morte do pai. Ele impedido de ascender ao trono quando seu meio-irmão Carlomano II morreu em 884, e depois novamente após a deposição de seu primo Carlos, o Gordo em 888. Os nobres franceses escolheram Odão de Paris como novo rei, porém Carlos acabou coroado rei em 893 por uma facção contrária a Odão. Entretanto, ele só conseguiu tornar-se efetivamente rei após a morte de Odão cinco anos depois.

Um grupo de vikings liderados por Rollo invadiu a França em 911, conseguindo várias vitórias. Carlos acabou negociando a paz, cedendo aos invasores todas as terras entre o mar e o rio Epte, além da Bretanha. No mesmo ano Luís IV da Germânia morreu e seus nobres declararam Carlos como o novo rei.

A partir de 918 o rei passou a favorecer cada vez mais um pequeno nobre chamado Hagano, fazendo com que a aristocracia francesa se revoltasse em 920 e novamente em 922. Eles coroaram Roberto, irmão de Odão, como novo rei e Carlos foi obrigado a fugir para a Germânia. No ano seguinte ele voltou com um exército, porém foi derrotado, mesmo tendo conseguido matar Roberto em batalha, e mantido prisioneiro em Péronne até sua morte.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos III de França


Precedido por
Odão
Rei da França
898922
Sucedido por
Roberto I
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.