Carlos Augusto de Holsácia-Gottorp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Augusto de Holsácia-Gottorp
Duque de Holsácia-Gottorp
Príncipe-bispo de Lübeck
Carlos Augusto de Holsácia-Gottorp
Príncipe-bispo de Lübeck
Reinado 24 de abril de 1726
a 31 de maio de 1727
Antecessor(a) Cristiano Augusto
Sucessor(a) Adolfo Frederico
 
Nascimento 26 de novembro de 1706
  Castelo de Gottorf, Eslésvico, Ducado de Eslésvico
Morte 31 de maio de 1727 (20 anos)
  São Petersburgo, Império Russo
Sepultado em 17 de dezembro de 1737, Catedral de Lübeck, Lübeck, Alemanha
Casa Holsácia-Gottorp
Pai Cristiano Augusto de Holsácia-
Gottorp, Príncipe de Eutin
Mãe Albertina Frederica de Baden-Durlach
Brasão

Carlos Augusto de Holsácia-Gottorp (em alemão: Karl August von Schleswig-Holstein-Gottorf; Eslésvico, 26 de novembro de 1706São Petersburgo, 31 de maio de 1727) foi um príncipe alemão da Casa de Holsácia-Gottorp, noivo da grã-duquesa Isabel Petrovna da Rússia (filha do czar Pedro, o Grande), que morreu às vésperas da cerimônia de casamento.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era o filho mais velho de Cristiano Augusto de Holsácia-Gottorp e Albertina Frederica de Baden-Durlach.

Depois que os dinamarqueses tomaram o castelo da família em Gottorp, seu pai garantiu sua eleição como bispo de Lübeck e se mudou com sua família para o Castelo Eitinsky, no território do bispado.

Após a morte de seu pai, em abril de 1726, o príncipe de dezenove anos tomou seu lugar como príncipe-bispo de Lübeck, mas morreu antes de ser consagrado.[1]

No início do ano de 1727, um retrato da grã-duquesa Isabel Petrovna da Rússia foi enviado de São Petersburgo de à Lübeck. Carlos Augusto já conhecia a irmã mais velha da grã-duquesa, Ana Petrovna, que se casou com seu primo, o duque de Holsácia. Ele expressou sua vontade de se casar com ela e partiu para São Petersburgo para conhecer a futura noiva. O governo russo partiu do fato de que, apesar da insignificância das propriedades do príncipe, ele tinha boas chances de herdar o trono sueco, que poderia ficar vago a qualquer momento, e deu-lhe consentimento para o casamento.[2] Os noivos aparentemente gostaram um do outro, mas no meio dos preparativos para o casamento, o príncipe Carlos Augusto ficou gravemente doente de varíola e morreu. Seu corpo foi transportado por via marítima para a Catedral de Lübeck, onde foi enterrado na capela episcopal (ao lado de seu pai).

Sua noiva posteriormente se tornou a imperatriz Isabel da Rússia. Ela casou seu sobrinho Carlos Pedro Ulrico (futuro Pedro III da Rússia) com a sobrinha de seu falecido noivo, a princesa Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg (futura Catarina II da Rússia).

Referências

  1. Ernst-Günther Prühs. Geschichte der Stadt Eutin. - Eutin: Struve's Verlag, 1994. ISBN 3-923457-23-5.
  2. Anisimov EV, N. Eidelman I. Na luta pelo poder: páginas da história política da Rússia do século XVIII. - Pensamento, 1988 - S. 38.