Saltar para o conteúdo

Carlos Bleck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Bleck
Carlos Bleck
Dados pessoais
Nome de nascimento Carlos Eduardo Bleck
Nascimento 23 de maio de 1903
Dafundo, Oeiras
Morte 7 de dezembro de 1975 (72 anos)
Lisboa
Vida militar
País Portugal Portugal
Força Força Aérea Portuguesa
Honrarias Torre e Espada
Ordem de Cristo
Império Colonial

Carlos Eduardo Bleck O TECom CCom I (Dafundo, 23 de Maio de 1903Lisboa, 7 de dezembro de 1975[1]) foi um piloto de avião e o primeiro aviador civil português.

Voou pela primeira vez aos dezanove anos de idade, no Grupo de Esquadrilhas de Aviação da República, com a duração de 15 minutos. A 21 de Novembro de 1922 foi admitido na Escola Militar de Aviação com o intuito de obter o estatuto de aviador civil. Contudo, o desejo teve de ser adiado por razões de ordem particular relacionadas com o seu estado de saúde. Carlos Bleck foi forçado a abandonar o curso, poucos dias após ter sido admitido, mas regressou em 1925 para conseguir o primeiro diploma português de aviação civil, tirado numa escola militar.

Dois anos mais tarde fez a sua primeira viagem (Londres-Tancos-Lisboa) a pilotar um Moth/Cirrus de 90 cavalos. Em 1928 tentou voar até à Índia Portuguesa mas um problema no motor impediu-o de ir mais longe que o deserto da Arábia, a metade do percurso. Nesse mesmo ano tentou fazer a travessia do Atlântico Norte mas não obteve os apoios necessários. Fez nova tentativa em 1929 e voltou a não conseguir.

Os anos de 1930 e 1931 ficaram marcados como os anos em que Bleck fez a ligação aérea Lisboa-Angola-Lisboa, juntamente com o piloto Humberto da Cruz. Em 1930 fez parte da direcção do Aeroclube de Portugal que fundou a primeira escola de aviação civil portuguesa.

Sozinho fez o voo de Portugal a Goa, em 1934. Mais tarde tornou-se fundador da Companhia de Transportes Aéreos e integrou o Conselho Administrativo da TAP (Transportes Aéreos Portugueses).

Condecorações

[editar | editar código-fonte]

Referências