Carlos Conceição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carlos Conceição (5 de Agosto de 1979, Angola) é um realizador português, licenciado em cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (2006) e em Inglês, com especialização em literatura do Romantismo (2002). É autor de uma monografia sobre J. G. Ballard e outra sobre J. M. Coetzee.

Inicia carreira em 2005 com videoclipes musicais, videoarte e instalações, ao mesmo tempo que trabalha com realizadores veteranos entre os quais João Canijo, João Pedro Rodrigues e José Fonseca e Costa. Os seus filmes Boa Noite Cinderela e Coelho Mau tiveram estreia na Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2014 e 2017 respectivamente, enquanto Versailles competiu em Locarno, Vila do Conde e Mar Del Plata em 2013. Foi protagonista de retrospectivas na Cinemateca Francesa, no Festival de Curtas de Vila do Conde e no SiciliaQueer em Palermo. Em 2015 o seu trabalho em curta-metragem teve edição DVD em França e em 2023 nos Estados Unidos.

Serpentário estreou no Festival de Berlin enquanto Nação Valente teve estreia na competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Locarno.

Filmografia como realizador[editar | editar código-fonte]

Longas-metragens[editar | editar código-fonte]

Curtas-metragens[editar | editar código-fonte]

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.